Jump to content
  • 0

COPOM e taxa SELIC com efeito chicote?

Conrado Game Saldeira

Pergunta

Bom dia galera, 

Não sei se estou viajando demais, mas vamos lá. Não bem uma pergunta, mais uma reflexão com vocês.

Já ouvi por algumas vezes que as mudanças na SELIC influenciam a economia e inflação de uma forma defasada, com delay. Nessa perspectiva dizem que demora pelo menos alguns meses ou até ano, para aquela nova taxa de juros surtir efeitos reais na inflação por exemplo. Se isso for verdade, me parece que as decisões do COPOM (olhando pelas noticias e canais de finanças) são baseadas no momento atual e estariam produzindo um efeito chicote, onde o resultado final das mudanças podem se acumular e extrapolar a intenção original.

Para exemplificar mais claro, hj temos SELIC 11,25% que vem aumentando nas últimas 2 reuinões. E o IPCA também aumentando. Ouvi interpretações do tipo: COPOM vai continuar aumentando SELIC pois mesmo com as últimas altas de SELIC o IPCA continua subindo (claro que tem a questão dos gastos governo que estão altos demais). Oras, se tiver delay realmente, dois meses de SELIC alta pode ser muito pouco para realmente frear a economia, talvez aumentando a SELIC novamente em período tão curto vá acumular esse efeito e lá na frente pode derrubar muito forte o IPCA e crescimento do país.

Assim, me parece que ficam olhando como está e não como vai estar no futuro com os feitos gerados hj. Parece que estão jogando flappy bird rsrs  aperta rápido para não deixar ele cair, mas daí sobe demais e tem q deixar ele cair, mas aí ele cai demais e tem que apertar rápido para subir, aí sobe demais e tem q deixar ele cair....e assim para sempre. Ainda se estivesse dando certo, mas já estouramos a meta de IPCA...

Obs: sei que o risco fiscal, gastos do governo tem influenciado.

• Brabo 4
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
2 horas atrás, Conrado Game Saldeira disse:

Bom dia galera, 

Não sei se estou viajando demais, mas vamos lá. Não bem uma pergunta, mais uma reflexão com vocês.

Já ouvi por algumas vezes que as mudanças na SELIC influenciam a economia e inflação de uma forma defasada, com delay. Nessa perspectiva dizem que demora pelo menos alguns meses ou até ano, para aquela nova taxa de juros surtir efeitos reais na inflação por exemplo. Se isso for verdade, me parece que as decisões do COPOM (olhando pelas noticias e canais de finanças) são baseadas no momento atual e estariam produzindo um efeito chicote, onde o resultado final das mudanças podem se acumular e extrapolar a intenção original.

Para exemplificar mais claro, hj temos SELIC 11,25% que vem aumentando nas últimas 2 reuinões. E o IPCA também aumentando. Ouvi interpretações do tipo: COPOM vai continuar aumentando SELIC pois mesmo com as últimas altas de SELIC o IPCA continua subindo (claro que tem a questão dos gastos governo que estão altos demais). Oras, se tiver delay realmente, dois meses de SELIC alta pode ser muito pouco para realmente frear a economia, talvez aumentando a SELIC novamente em período tão curto vá acumular esse efeito e lá na frente pode derrubar muito forte o IPCA e crescimento do país.

Assim, me parece que ficam olhando como está e não como vai estar no futuro com os feitos gerados hj. Parece que estão jogando flappy bird rsrs  aperta rápido para não deixar ele cair, mas daí sobe demais e tem q deixar ele cair, mas aí ele cai demais e tem que apertar rápido para subir, aí sobe demais e tem q deixar ele cair....e assim para sempre. Ainda se estivesse dando certo, mas já estouramos a meta de IPCA...

Boa tarde, @Conrado Game Saldeira !

De fato você tem uma boa lógica e uma linha de raciocínio construída mas tem uns detalhes que devem ser somados a este pensamento.

Entendo que o COPOM não toma as decisões baseadas somente no momento atual pois de fato seria resultado um efeito chicote pois leva-se um período para as novas taxas irem surtindo efeito. Inclusive essa é uma das razões pela qual se fazem as reuniões em períodos de certa forma mais curtos que são os 45 dias. Mas as decisões são tomadas também com expectativas futuras. Na minha visão é um jogo de uma mão lava a outra onde uma decisão hoje reverbera nas expectativas futuras ao mesmo passo que uma expectativa futura influencia na decisão de hoje.

Obviamente não são as decisões baseadas somente nas expectativas futuras. Acredito também que hajam decisões tomadas levando em conta o agora que as vezes não surtam o efeito desejado. Um exemplo um tanto grosseiro mas só para exemplificar mesmo. Vamos imaginar que última reunião onde a taxa subiu em 0,5% mas deveria ter subido 0,75%.

Espero que ajude a elucidar um pouco mais à discussão!

PS: a referencia de flappy bird foi sensacional  😂

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Conrado Game Saldeira disse:

Bom dia galera, 

Mandou bem na lógica!!!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Conrado Game Saldeira disse:

Assim, me parece que ficam olhando como está e não como vai estar no futuro com os feitos gerados hj

Conforme o Edison comentou, o COPOM leva em conta previsões para o futuro na hora de alterar a taxa de juros. No Relatório Focus do Banco Central do Brasil, você consegue ver as previsões do IPCA e da taxa Selic, que são atualizadas semanalmente. Isto mostra que existe uma preocupação do banco central em tomar medidas pensando no futuro.

Contudo ainda assim estas previsões não são tão exatas, afinal é impossível saber o que vai acontecer. Nesse sentido, concordo bastante com seu posicionamento: como tomamos decisões com base no agora, mas o efeito só vem depois, devemos observar um 'efeito chicote'.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...