Jump to content
  • 0

Notas do diagrama do cerrado

João Victor Cunha

Pergunta

Olá, pessoal! Concluí meu curso há cerca de 3 meses e desde então venho estudando para montar minha carteira de investimentos. Ainda encontro dificuldades em avaliar certas perguntes do diagrama mais subjetivas, como:

"A empresa tem boas relações com seus executivos?"

Essas questões acabam sendo mais complicadas de responder, mas acredito que com o tempo isso vai ficando mais claro.

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre minha carteira. As notas atribuídas fazem sentido? Existe alguma ação com risco elevado que pontuei muito alto, ou alguma correlação que deixei passar?

Estou dividido em:

25% Ações internacionais
25% Ações nacionais
15% FIIs
0% REITs
5% Crypto
30% Renda Fixa

---
Em renda fixa estou com as notas:

CDB AGIBANK 13% a.a - Nota: 8
Tesouro SELIC 2029 - Nota: 10
Tesouro IPCA+ - Nota: 10

Em Crypto, as notas são:

Bitcoin - Nota: 10
Ethereum: Nota: 5
Solana - Nota: 1

(Aqui eu não sei se fiz errado, mas pelo que entendi a ideia é comparar o ativo dentro da sua classe, por isso bitcoin com nota 10)

Em Ações internacionais, foquei nos ETFs

QQQ - Nota: 6
IVV - Nota: 8
VT - Nota: 10

Em Ações nacionais:

BBAS3 - Nota: 8
PNVL3 - Nota: 8
CPFE3 - Nota: 4
EIGIE3 - Nota: 10
BBSE3 - Nota: 6
SAPR3 (Aprendi hoje que devo trocar por SAPR4) - Nota 6

Em FIIs:

HGRU11 - Nota 5
XPML11 - Nota 5
MALL11 - Nota 3
BTLG11 - Nota 5

• Brabo 2
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa tarde, @João Victor Cunha !

De maneira geral, me parece bem coerente o que você montou. Claro que talvez fique meio siubjetiva minha opinião por não saber as perguntas que colocou e o que você optou como caráter de medição de risco  😅

Mas me aparenta estar no caminho.

Só confirmando, quantas perguntas seu diagrama tem hoje?

Os percentuais de sua carteira me parecem bem OK também.

E uns breves adendos abaixo:

1 hora atrás, João Victor Cunha disse:

(Aqui eu não sei se fiz errado, mas pelo que entendi a ideia é comparar o ativo dentro da sua classe, por isso bitcoin com nota 10)

Aqui sobre criptos, você pensou correto. Neste caso, BTC sempre receberá maiores aportes pois ele é tido como o mais seguro dentre os outros ativos mas sempre será respeitado o limite máximo de 5% que definiu para esta categoria em sua carteira.

1 hora atrás, João Victor Cunha disse:

Se você já iniciou os aportes em SAPR3, na minha opinião não faz muito sentido migrar para SAPR4 seja com venda, seja congelando uma e iniciando outra. Não seria melhor manter em vista que é o mesmo ativo e economizar uma linha na declaração de IR com dois ativos "iguais" ou evitar a fadiga de informar venda e afins?  😅

Espero que ajude!

Link para compartilhar

• 0

Só confirmando, quantas perguntas seu diagrama tem hoje?

20 perguntas para ações:

1. ROE/ROIC - ROE ou ROIC historicamente maior que 5%? (Caso a empresa esteja endividada, analisar ROIC).

2. CAGR - A empresa tem crescimento de receitas ou lucros superior a 5% nos últimos 5 anos?

3. Dividendos - A empresa possui um histórico consistente de pagamento de dividendos?

4. Tecnologia e Pesquisa - Investe amplamente em pesquisa e inovação? (Setores obsoletos devem ser marcados como "NÃO").

5. Tempo de Mercado - A empresa tem mais de 30 anos de mercado (considerando a fundação)?

6. Vantagens Competitivas - É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Considerar apenas a primeira colocada).

7. Perenidade do Setor - O setor em que a empresa atua existe há mais de 100 anos?

8. Tamanho da Empresa - A empresa é uma blue chip (valor de mercado superior a 50 bilhões)?

9. Governança Corporativa - A empresa possui uma boa gestão? (Histórico de corrupção resulta em "NÃO").

10. Independência - A empresa é livre de controle estatal ou concentração em cliente único?

11. Endividamento Relativo - Dívida Líquida/EBITDA menor que 2 nos últimos 5 anos?

12. Relações Internas - A empresa mantém boas relações com seus executivos?

13. Estratégia Empresarial - Possui uma estratégia clara de curto ou longo prazo em relação a lucros e resultados?

14. Setor Resiliente - O setor da empresa é considerado resiliente/perene?

15. Dívida Líquida/Lucro Líquido - A dívida líquida é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses?

16. P/VP - O preço sobre valor patrimonial (P/VP) da empresa está abaixo de 5?

17. P/L - O preço sobre lucro (P/L) está abaixo de 30?

18. EV/EBITDA - O EV/EBITDA da empresa é o menor entre seus concorrentes?

19. Margem Líquida - A margem líquida é a maior em comparação com as concorrentes?

20. Qualidade do Serviço - A empresa tem nota superior a 8 no Reclame Aqui?

---

11 Perguntas pra imobiliário

Localização Os imóveis desse Fundo Imobiliário estão localizados em regiões nobres?

Propriedades  As propriedades são novas e não consomem manutenção excessiva?  

P/VP  O fundo imobiliário está negociado abaixo do P/VP 1? (Acima de 1,5, eu descarto o investimento em qualquer hipótese)  

Dividendos  Distribui dividendos a mais de 4 anos consistentemente?

Dependência Não é dependende de um único inquilino ou imóvel?

Setor O Yield está dentro ou acima da média para fundos imobiliários do mesmo tipo?

Taxas Está livre de taxas abusivas?

Tempo de IPO  IPO há mais de 5 anos com boa liquidez?

Vacância  Tem vacância física abaixo de 10%

Endividademento O Fundo está pouco alavancado/endividado  

Contratos A maioria dos contratos do fundo são atípicos

Se você já iniciou os aportes em SAPR3, na minha opinião não faz muito sentido migrar para SAPR4 seja com venda, seja congelando uma e iniciando outra

Entendi, Mesmo o DY sendo diferente entre as 2? Como estou na fase de acumulação de patrimônio acredito que não tenha diferença.

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, João Victor Cunha disse:

Olá, pessoal! Concluí meu curso há cerca de 3 meses e desde então venho estudando para montar minha carteira de investimentos. Ainda encontro dificuldades em avaliar certas perguntes do diagrama mais subjetivas, como:

"A empresa tem boas relações com seus executivos?"

Essas questões acabam sendo mais complicadas de responder, mas acredito que com o tempo isso vai ficando mais claro.

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre minha carteira. As notas atribuídas fazem sentido? Existe alguma ação com risco elevado que pontuei muito alto, ou alguma correlação que deixei passar?

Estou dividido em:

25% Ações internacionais
25% Ações nacionais
15% FIIs
0% REITs
5% Crypto
30% Renda Fixa

---
Em renda fixa estou com as notas:

CDB AGIBANK 13% a.a - Nota: 8
Tesouro SELIC 2029 - Nota: 10
Tesouro IPCA+ - Nota: 10

Em Crypto, as notas são:

Em Ações internacionais, foquei nos ETFs

QQQ - Nota: 6
IVV - Nota: 8
VT - Nota: 10

Em Ações nacionais:

BBAS3 - Nota: 8
PNVL3 - Nota: 8
CPFE3 - Nota: 4
EIGIE3 - Nota: 10
BBSE3 - Nota: 6

Em FIIs:

HGRU11 - Nota 5
XPML11 - Nota 5
MALL11 - Nota 3
BTLG11 - Nota 5

Complementando o Eddy vou dar minha contribuição =)

Renda Fixa: suas escolhas aqui são sólidas. O Tesouro SELIC e o Tesouro IPCA+ são de baixo risco e cumprem bem o papel de proteger o capital contra inflação ou volatilidade. O CDB AGIBANK com taxa de 13% a.a. parece atrativo, mas não esqueça de avaliar sempre o emissor (rating, solidez) antes de atribuir uma nota alta. Notas 10 para títulos públicos e 8 para o CDB fazem sentido pela segurança relativa.

Crypto:
A lógica de comparar dentro da mesma classe está correta. Bitcoin como "nota 10" reflete seu papel de ativo mais consolidado e seguro dentro de crypto. Ethereum com nota 5 pode parecer conservador, já que é amplamente usado e confiável, mas se reflete sua percepção pessoal de risco, está tudo bem. Já Solana com nota 1 parece alinhado à sua avaliação mais crítica, especialmente considerando sua maior volatilidade e desafios recentes.

Ações Internacionais (ETFs):
Sua alocação aqui foi diversificada, o que considero ótimo. O VT, como ETF global, faz sentido ter nota 10, já que é o mais abrangente e oferece exposição ampla ao mercado mundial, inclusive também tenho em carteira. IVV (S&P 500) e QQQ (tecnologia) têm notas bem ajustadas, considerando que o setor de tecnologia (QQQ) pode ser mais volátil, mas ainda promissor.

Ações Nacionais:
A seleção é bem interessante, BBAS3 e BBSE3 são sólidas, mas atreladas a bancos, o que exige atenção ao risco de concentração setorial. As notas 8 e 6 também me parecem adequadas. PNVL3 é uma empresa defensiva (varejo farmacêutico), e 8 reflete bem sua estabilidade. Eu apenas considero que CPFE3 com nota 4 parece baixa para uma empresa de energia elétrica, setor historicamente resiliente, mas pode ser resultado de sua percepção pessoal (e isso tudo bem). EIGIE3 (Engie) é um ativo forte no setor elétrico, justificando a nota 10.

Sobre SAPR3/SAPR4, concordo com o Eddy, se você já iniciou os aportes em SAPR3, não faz muito sentido migrar para SAPR4 mas SAPR4 tem mais liquidez e costuma ser preferida pelos investidores (então, não sei se foi esse ponto que você levou em consideração).

FIIs:
Os fundos escolhidos têm estratégias distintas, mas as notas indicam uma percepção mais conservadora: HGRU11 e BTLG11 são FIIs estáveis, e notas 5 refletem bem uma neutralidade no cenário atual. XPML11 e MALL11 têm exposição a shoppings, um setor ainda desafiado após a pandemia. A nota 3 para MALL11 pode ser justificada, mas XPML11 talvez mereça um pouco mais, dependendo de sua visão do setor, como eu disse acima, são notas de acordo com a percepção individual, então tudo bem.

No geral, sua carteira está bem planejada. Continue estudando e ajustando conforme seu perfil e objetivos evoluírem =)

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...