Nelson Dal Santo Neto Postado 6 horas atrás Compartilhar Postado 6 horas atrás Estou com uma duvida, estou para fazer alguns aportes no setor bancario no brasil, porém me surgiu a duvida, é errado investir em dois ou mais bancos no brasil? No caso banco brasil e bradesco, 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Eddy Paulini Postado 6 horas atrás Compartilhar Postado 6 horas atrás 29 minutes ago, Nelson Dal Santo Neto disse: Estou com uma duvida, estou para fazer alguns aportes no setor bancario no brasil, porém me surgiu a duvida, é errado investir em dois ou mais bancos no brasil? No caso banco brasil e bradesco, Boa tarde, @Nelson Dal Santo Neto ! Errado em si não é. Mas acho importante você saber que investimentos em um mesmo setor (seja financeiro como neste seu caso, seja em elétricas, saneamento, indústria, celulose, etc) tem seus ônus e bônus. Quando nos expomos a mais de uma empresa em um mesmo setor estamos aumentando nosso risco não sistemática que é o risco que envolve uma empresa ou um setor. Mesmo que tenhamos neste seu caso que são dois bancos que possuem um foco diferente (BB mais no agro e Bradesco nos negócios e PF), ambos estão inseridos no mesmo setor e estão sujeitos a terem oscilações em eventos iguais mesmo que o ramo de clientes sejam diferentes. Por exemplo, altas taxas de juros afetam a captação de novos recursos para os bancos independente de quem sejam os clientes. Ao mesmo tempo que ainda neste exemplo, um determinado problema no agro como, por exemplo, variações de preços de commodities podem afetar muito mais o BB que o Bradesco. Percebe a ideia? Logo, concluímos que não tem certo ou errado em se ter essa exposição dupla. Mas é importante você ter ciência do que isso oferece lhe oferece. Espero que ajude! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Nelson Dal Santo Neto Postado 5 horas atrás Author Compartilhar Postado 5 horas atrás 2 minutes ago, Eddy Paulini disse: Boa tarde, @Nelson Dal Santo Neto ! Errado em si não é. Mas acho importante você saber que investimentos em um mesmo setor (seja financeiro como neste seu caso, seja em elétricas, saneamento, indústria, celulose, etc) tem seus ônus e bônus. Quando nos expomos a mais de uma empresa em um mesmo setor estamos aumentando nosso risco não sistemática que é o risco que envolve uma empresa ou um setor. Mesmo que tenhamos neste seu caso que são dois bancos que possuem um foco diferente (BB mais no agro e Bradesco nos negócios e PF), ambos estão inseridos no mesmo setor e estão sujeitos a terem oscilações em eventos iguais mesmo que o ramo de clientes sejam diferentes. Por exemplo, altas taxas de juros afetam a captação de novos recursos para os bancos independente de quem sejam os clientes. Ao mesmo tempo que ainda neste exemplo, um determinado problema no agro como, por exemplo, variações de preços de commodities podem afetar muito mais o BB que o Bradesco. Percebe a ideia? Logo, concluímos que não tem certo ou errado em se ter essa exposição dupla. Mas é importante você ter ciência do que isso oferece lhe oferece. Espero que ajude! o risco investindo em dois então seria maior que investir em só um no caso? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Everton De Souza Reis Postado 5 horas atrás Compartilhar Postado 5 horas atrás 33 minutes ago, Nelson Dal Santo Neto disse: Estou com uma duvida, estou para fazer alguns aportes no setor bancario no brasil, porém me surgiu a duvida, é errado investir em dois ou mais bancos no brasil? No caso banco brasil e bradesco, Olá Nelson, o ideal é você diversificar o máximo possível e SEMPRE investir em empresas com bons fundamentos. E também depende do tamanho da sua carteira. Se você tem 20 tipos de ações diferentes e no meio tem BB e Bradesco (2 bons bancos) não teria problema. Agora na mesma carteira de ações você ter 10 ações de bancos (ou seja 50% do total) seria uma exposição arriscada e desnecessária. E olha que tem muito banco ganhando dinheiro no Brasil 😂😂😂 A gente fica tentado a encher a carteira de ações de bancos mesmo. Mas lembre-se, é importante investir com estratégia. E não com base nas emoções. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Eddy Paulini Postado 5 horas atrás Compartilhar Postado 5 horas atrás 4 minutes ago, Nelson Dal Santo Neto disse: o risco investindo em dois então seria maior que investir em só um no caso? Sim, ele acaba sendo maior em virtude que você teria uma parte maior da carteira exposta aos riscos não sistemáticos e gerando uma volatilização maior por conta disso. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Ricardo O Postado 5 horas atrás Compartilhar Postado 5 horas atrás 48 minutes ago, Nelson Dal Santo Neto disse: Estou com uma duvida, estou para fazer alguns aportes no setor bancario no brasil, porém me surgiu a duvida, é errado investir em dois ou mais bancos no brasil? No caso banco brasil e bradesco, se esta iniciando a carteira, melhor escolher o líder do setor existe uma correlação entre eles, se um cai o outro vai cair também, se um subir o outro vai subir, o líder teria um crescimento maior. qual seria o sentido de aportar no segundo melhor? mas apos ter uma carteira já equilibrada, pode ir adicionando ativos a medida que seu estudo for aprofundado, como o @Eddy Paulini mencionou, cada bano pode ter um setor de atuação diferente (o que não tira a correlação, mas justifica um aporte). 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Bruno Rangel Postado 1 hora atrás Compartilhar Postado 1 hora atrás (edited) Se vc escolhe se expor no setor financeiro 20% da sua Carteira. Vc tem 100K portanto é importante que 20K esteja alocado nesse tal Setor Exemplo divisao "Ingual" 10k BBAS3 10k BBDC Nao vejo supersposicao... Obvio que setor financeiro é Relativo, posso considerar B3, BBSeg, ITAUSA no mesmo setor e dividir os tal 20% Note que vc pode "TUDO" sabendo do Risco e ou estrategia Energia da na mesma... Posso escolher os SubSetores e colocar os pesos que acho relevantes no tal do Diagrama! Caramba, mesma logica para industria e FII ou Commodites? Editado 1 hora atrás por Bruno Rangel Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Nelson Dal Santo Neto
Estou com uma duvida, estou para fazer alguns aportes no setor bancario no brasil, porém me surgiu a duvida, é errado investir em dois ou mais bancos no brasil? No caso banco brasil e bradesco,
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
2
1
1
DIAS POPULARES
11/Dez
6
12/Dez
1
Top Posters For This Question
Eddy Paulini 2 posts
Nelson Dal Santo Neto 2 posts
Ricardo O 1 post
Everton De Souza Reis 1 post
DIAS POPULARES
11/Dez 2024
6 posts
12/Dez 2024
1 post
Os mais famosos desse tópico
Eddy Paulini
Boa tarde, @Nelson Dal Santo Neto ! Errado em si não é. Mas acho importante você saber que investimentos em um mesmo setor (seja financeiro como neste seu caso, seja em elétricas, saneamento, ind
Nelson Dal Santo Neto
Estou com uma duvida, estou para fazer alguns aportes no setor bancario no brasil, porém me surgiu a duvida, é errado investir em dois ou mais bancos no brasil? No caso banco brasil e bradesco,
Everton De Souza Reis
Olá Nelson, o ideal é você diversificar o máximo possível e SEMPRE investir em empresas com bons fundamentos. E também depende do tamanho da sua carteira. Se você tem 20 tipos de ações diferentes e no
6 respostas para essa pergunta
Recommended Posts