Jump to content
  • 0

Tesouro Direto

Felipe Henrique Emerich

Pergunta

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Os R$1mil são a determinação do tesouro direto como escolha para o valor final dos titulos emitidos por eles.

Se pegarmos um exemplo de agora, prefixado 2031 a 13,92%a.a. para jan/31 por R$457,27: se vc fizer a conta dos 457,27 * 1,1392 ^ 6 (o valor dos juros de 13,92% elevados a 6 anos de prazo aproximados) vai chegar no valor de R$999,47 de valor final. Se fizer a conta certinha em meses chega nos R$1mil.

Editado por Gustavo Bervian Brand
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
20 horas atrás, Felipe Henrique Emerich disse:

Boa tarde! Não ficou muito claro para mim o pq o valor do título sempre tem que fechar em R$1000.

Alguém consegue me dar uma força?

Bom dia, @Felipe Henrique Emerich !

Apenas complementando nossos amigos.

Até mesmo para efeitos de marcação a mercado, os títulos terem um valor final de vencimento ajuda na previsibilidade e também garantia de pagar ao investidor as taxas acordadas na compra do título. Mas porque R$1.000 ? É um valor "redondo" para facilitar tais cálculos e previsibilidade que o tesouro definiu.

Mas aqui também vem um adendo de que apenas o tesouro prefixado vai valer exatamente R$1.000 no vencimento nominalmente falando. Tesouro IPCA+ vai valer 1000 corrigidos pela inflação. Ou seja, nominalmente no vencimento o valor é muito superior a R$1.000. Tanto que podemos observar que na compra o valor já é superior aos 1000.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...