Jump to content
  • 0

Prefixado x IPCA+

Felipe Henrique Emerich

Pergunta

Estou vendo as aulas desses dois títulos. So para saber se estou fazendo a análise correta. Na data de hoje, tem PREFIXADO pagando 15,7% e IPCA+ 7%. Como saber qual é o melhor no nosso atual momento? Sabendo que ano vem tem chances da SELIC subir. 

Posso estar olhando por uma ótica errada, mas me parece que o título mais rentável é o Prefixado.

Desde já, agradeço! 

Editado por Felipe Henrique Emerich
  • Brabo 3
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Felipe Henrique Emerich disse:

Estou vendo as aulas desses dois títulos. So para saber se estou fazendo a análise correta. Na data de hoje, tem PREFIXADO pagando 15,7% e IPCA+ 7%. Como saber qual é o melhor no nosso atual momento? Sabendo que ano vem tem chances da SELIC subir. 

Posso estar olhando por uma ótica errada, mas me parece que o título mais rentável é o Prefixado.

Desde já, agradeço! 

Boa tarde, @Felipe Henrique Emerich !

Apenas complementando nossa amiga @Daniele Vilela.

Uma coisa sempre importante a se pensar quando vamos fazer um investimento na renda fixa é pensar que iremos levar o título até o vencimento. A partir daqui que fazemos uma análise de risco X retorno para ver o que melhor se enquadra na sua estratégia.

Digo isso pois uma coisa que é comum nestes questionamentos sobre qual investimento no tesouro é melhor é porque a pessoa está visando fazer uma marcação a mercado E aqui é onde mora um certo equívoco que é justamente o de fazer um investimento pensando na marcação. Idealmente devemos pensar que a marcação é um bônus que podemos ter e não necessariamente uma meta. Até porque uma marcação a mercado fará com que antecipemos uma rentabilidade. Em outras palavras é receber um determinado valor antes da hora por assim dizer ao invés de receber o montante final no vencimento que será maior que qualquer rentabilidade antecipada.

Visando uma marcação na minha opinião abre-se brechas para perder o que de melhor um investimento na renda fixa poderia nos trazer que é justamente travar taxas antecipadamente para se beneficiar em ciclos futuros de mercado.

Espero que agregue um pouco ao tema!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0

Muito boa a colocação dos colegas acima!
O que eu estou fazendo (não é recomendação rs) é diversificar entre os dois títulos para diminuir riscos de concentração da carteira, no pré-fixado 30% para aproveitar o ganho nominal (caso os juros se mantenham estáveis ou diminuam)  e 70% no IPCA 2045, como uma proteção contra inflação e incertezas no cenário macro, além de uma oportunidade ( e não meta para não se frustar caso o oposto ocorra)  de ganho na marcação a mercado.

Boas Compras

;)

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
19 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Idealmente devemos pensar que a marcação é um bônus que podemos ter e não necessariamente uma meta. Até porque uma marcação a mercado fará com que antecipemos uma rentabilidade. Em outras palavras é receber um determinado valor antes da hora por assim dizer ao invés de receber o montante final no vencimento que será maior que qualquer rentabilidade antecipada.

Uma pergunta um pouco diferente, mas relacionada ao tema

O Raul comenta sobre bater 80/90% de rentabilidade no Prefixado, ser um bom momento pra realizar o saque (a compra que você fez pela taxa atrativa e não pensando na marcação)

Em relação ao IPCA+, teria alguma indicativo de ser um bom momento para fazer o saque ? Não lembro de ter visto isso na aula. Além disso, não lembro de ser comentado sobre Duration também, pode me dar uma ideia de como isso impacta ?

@Daniele Vilela tb  

Editado por Joel Attilio Frcasso
erro na digitação
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
18 minutes ago, Joel Attilio Frcasso disse:

O Raul comenta sobre bater 80/90% de rentabilidade no Prefixado, ser um bom momento pra realizar o saque (a compra que você fez pela taxa atrativa e não pensando na marcação)

Em relação ao IPCA+, teria alguma indicativo de ser um bom momento para fazer o saque ? Não lembro de ter visto isso na aula. Além disso, não lembro de ser comentado sobre Duration também, pode me dar uma ideia de como isso impacta ?

@Daniele Vilela tb  

Amigo, no caso do IPCA+, o "bom momento" pra realizar o saque geralmente está ligado à marcação a mercado, assim como no prefixado - até levando em conta que o IPCA+ é um título híbrido (taxa pré + variação do IPCA). Mas a lógica muda um pouco porque o IPCA+ tem aquele componente de inflação embutido. Se as taxas de mercado caem (por exemplo, porque a SELIC começa a descer ou porque o mercado tá mais otimista), o preço do IPCA+ pode subir, e aí você realiza o lucro antes do vencimento. Então, o gatilho pra um bom momento de saque seria uma queda expressiva nas taxas que estão sendo oferecidas para títulos novos.

Sobre Duration, é um conceito que mede a sensibilidade do preço do título às variações na taxa de juros. Títulos com prazos mais longos (ou durations maiores) sofrem mais com mudanças nas taxas. No IPCA+, isso significa que, se os juros subirem, o preço do seu título vai cair mais se ele tiver um vencimento muito distante. Por outro lado, quando os juros caem, é justamente nesses títulos de prazo longo que você pode ter os maiores ganhos na marcação a mercado.

Resumindo:

No IPCA+, o bom momento de sacar tá relacionado a uma queda nas taxas de mercado. Sobre duration é importante porque quanto maior ela for, mais volátil o título vai ser. Então, se a ideia é evitar sustos, durations menores são mais "tranquilas". Se você tá confiante de que os juros vão cair, aí durations maiores podem ser uma oportunidade pra potencializar o lucro - depende do que você está disposto e da estratégia.

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
40 minutes ago, Joel Attilio Frcasso disse:

@Daniele Vilela tb  

@Joel Attilio Frcasso faço mais um breve complemento a nossa amiga Dani.

As taxas de mercado que ela se refere nos títulos IPCA+ é o percentual a frente do + do título. Basicamente é ele quem vai ditar o valor da variação da marcação.

Quanto maior o prazo de carregar o título, mais janelas para marcação se abre. 

E outro ponto também que pode ajudar na decisão é qual o benefício que você conseguirá com o saque. Idealmente falando se estamos antecipando a rentabilidade e vamos sacar o valor, como investidores de longo prazo vamos colocar o valor de volta em algum lugar para ele seguir trabalhando. Semelhante a uma lógica de reinvestir dividendos para os juros compostos seguirem seu trabalho.

No site do tesouro é possível verificar o quanto o título rendeu no momento que se pensa em fazer o saque. É uma ótima ferramenta para isso inclusive. Suponhamos que de maneira geral (e em valores hipotéticos) seu título tenha já pago 80% da rentabilidade o resulta em 8%a.a. Idealmente você efetivará essa antecipação se ao sacar o valor você consiga reaplicar o mesmo título a uma rentabilidade superior ao que você levasse seu título no vencimento. Seguindo o exemplo acima, vamos pensar que a rentabilidade total no final seria de 10%. Como já adiantou 8% antes da hora, nada melhor do que reaplicar este valor em outro investimento pagando minimamente mais que 10% (pode ser 11, 12, enfim, o que achar mais coerente).

Espero que ajude!

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...