Jump to content

Recommended Posts

Oii, boa tarde!
Dica de caloura vale? 😅

Comecei uns meses depois de você, sou da turma 38 e estou no módulo 4. Vou deixar aqui o que eu elenco como prioridade.

Estou tentando organizar meus estudos dentro da rotina, justamente para não ter longas pausas e ir criando mais familiaridade, onde alguns conteúdos são bem novos para mim. Tem sido bem importante fusar nas plataformas, sites indicados e dar uma olhadinha nas possibilidades de investimento, ir fazendo comparativos... No seu tempo, considerando que não adianta se cobrar tanto, o importante é o quanto consegue absorver do conteúdo, não a velocidade.

Decidi que vou focar em me sentir segura no que estou aprendendo, e por isso vou revisando o curso de forma mais consistente, usando o que já sei para dar passos mais firmes, tentando aportar nas boas oportunidade que me são conhecidas.  E aos poucos me sentir mais confiante para fazer meus investimentos mais arriscados e de forma mais consciente.

Também tenho me esforçado para trabalhar minha ansiedade. Da um receio de perder oportunidades no mercado né? Mas eu tenho mais receio de perder dinheiro investindo em coisa besta kkkkkkk Respeite seu processo e simbora.

Abraços! 🐟

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

1 hour ago, Wagner Pereira Fortunato disse:

Fala povo Bonito, boa tarde! Estou super atrasado nas aulas, sou da turma 35 e agora que estou terminando o modulo 6. tive alguns problemas durante o curso e acabei enrolando em dar seguimento, outro ponto que fiquei travado no modulo 4, tive que ver umas duas vezes as aulas (de longe o modulo mais canseira kkk)...Porém nesse ultimo mês estou conseguindo  focar legal no curso, mas to sentindo que estou super atrasado e isso esta me gerando uma certa ansiedade em relação de está perdendo boas oportunidades na RV e RF estou com um certo dinheiro parado em tesouro selic e alguns cdbs, ainda não organizei minha ferramenta de orçamento domestico (faço isso atraves de outro app) e nem o diagrama do cerrado. Agora estou pensando em rever todo o curso novamente, de forma mais consistente sem longas pausas de uma aula pra outra, pois sinto que deixei muita coisa sem absorver legal, gostaria de alguma dica dos veteramos de guerra pra da uma acalmada nessa ansiedade e não sair fazendo merda sem ter o devido conhecimento.

Boa tarde, @Wagner Pereira Fortunato !

Reforçando aqui nossos amigos.

Tira essa ideia da cabeça de estar atrasado que isso não existe. Todo mundo tem seu ritmo, sua curva de aprendizado, uns levam mais tempo, outros menos e isso é perfeitamente natural. O que você deve focar mesmo é em aprender e absorver o conteúdo assim como dito pela nossa amiga @Laiany Maiara Quirino De Paula: qualidade e não velocidade.

Aprenda o conteúdo no seu tempo, sinta-se confortável e seguro com o que aprende para tomar decisões corretas e racionais.

E também como dito pelo @William Redig replicando as palavras do Raul. Pressa pra quê? É perfeitamente natural esse tipo de pensamento de tempo perdido, de ter começado antes, etc, etc. Mas uma coisa que sempre esquecemos é que não faz sentido algum pensar que deveríamos ter começado antes. Primeiro que hoje é fácil falar isso com a cabeça que temos. Mas se não tínhamos a mesma mentalidade antes, como fazer essa comparação e essa cobrança? É a mesma coisa que comparar maça com banana. Segundo que essa cobrança e pensamento só tende a estagnar a gente. Olhe no máximo para isso como um aprendizado e uma fase que aconteceu de acordo com as condições e forma de pensar que você tinha antes. E toque o agora já que você está com um mar aí de possibilidade e resolveu fazer uma mudança. O agora está acontecendo. Faça valer.

E falando sobre os estudos em si, nada mais comum do dar aquela empacada no módulo 4. Fazer todas as aulas 2, 3, 4 vezes é normal. O módulo é denso, tem muito conteúdo, muito detalhe. Mas não é impossível não.

Use e abuse da comunidade para estudar que tem muita gente boa e solícita para ajudar!

Segue firme aí, amigo!

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

1 hour ago, Wagner Pereira Fortunato disse:

Fala povo Bonito, boa tarde! Estou super atrasado nas aulas, sou da turma 35 e agora que estou terminando o modulo 6. tive alguns problemas durante o curso e acabei enrolando em dar seguimento, outro ponto que fiquei travado no modulo 4, tive que ver umas duas vezes as aulas (de longe o modulo mais canseira kkk)...Porém nesse ultimo mês estou conseguindo  focar legal no curso, mas to sentindo que estou super atrasado e isso esta me gerando uma certa ansiedade em relação de está perdendo boas oportunidades na RV e RF estou com um certo dinheiro parado em tesouro selic e alguns cdbs, ainda não organizei minha ferramenta de orçamento domestico (faço isso atraves de outro app) e nem o diagrama do cerrado. Agora estou pensando em rever todo o curso novamente, de forma mais consistente sem longas pausas de uma aula pra outra, pois sinto que deixei muita coisa sem absorver legal, gostaria de alguma dica dos veteramos de guerra pra da uma acalmada nessa ansiedade e não sair fazendo merda sem ter o devido conhecimento.

Também estou atrasada, ainda estou no da renda variável! 

• Brabo 2
Link para compartilhar

1 hora atrás, Wagner Pereira Fortunato disse:

Wagner, relaxe, você não tá sozinho nessa. Acho que muitos (ou seria todo mundo?) que faz o AUVP passa por uma fase de ansiedade, especialmente com tanto conteúdo e o mercado no sentimento de FOMO pra "não perder tempo". Primeiro, respira fundo: o mercado vai continuar lá, cheio de oportunidades (sempre tem boas oportunidades rs), e a pior coisa que você pode fazer é tomar decisão no impulso.

Sobre estar "atrasado": esquece isso de calendário. Cada um tem seu ritmo, e o importante é aprender de verdade. O módulo 4 é realmente pesadinho (quem nunca travou nele? kkk), mas é uma base importante, então se precisar rever, faz isso com calma. Agora que você tá focando de novo, tenta avançar sem a pressão de revisar tudo de uma vez. Vai ajustando enquanto aprende e aplica.

Sobre o dinheiro parado: Tesouro Selic e CDBs não são erros, tá? Pelo contrário, são ótimos pra estacionar a grana enquanto você aprende e se organiza. Não precisa correr pra RV sem ter uma estratégia sólida. Primeiro, se dedica a organizar sua ferramenta de orçamento e o Diagrama do Cerrado. Essas duas coisas vão te dar clareza pra seguir com segurança.

Minha dica como "veterana": prioriza absorver o conteúdo no seu tempo e vai aplicando o que já faz sentido pra você - pode ser aos poucos, pode começar com RF (o que acho melhor, na minha opinião). E lembra: no mercado financeiro, a paciência costuma ser mais lucrativa que a pressa. Segue firme, que você já tá no caminho certo! 

• Brabo 3
Link para compartilhar

42 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Pressa pra quê? É perfeitamente natural esse tipo de pensamento de tempo perdido, de ter começado antes, etc, etc. Mas uma coisa que sempre esquecemos é que não faz sentido algum pensar que deveríamos ter começado antes. Primeiro que hoje é fácil falar isso com a cabeça que temos. Mas se não tínhamos a mesma mentalidade antes, como fazer essa comparação e essa cobrança? É a mesma coisa que comparar maça com banana. Segundo que essa cobrança e pensamento só tende a estagnar a gente. Olhe no máximo para isso como um aprendizado e uma fase que aconteceu de acordo com as condições e forma de pensar que você tinha antes. E toque o agora já que você está com um mar aí de possibilidade e resolveu fazer uma mudança. O agora está acontecendo. Faça valer.

Atrasado estou eu, que comeci a investir somente depois que completei 61 anos de idade.  Hoje, depois de 4 anos, já sei o que fazer, quando fazer e como fazer.  Estou tendo que compensar o tempo perdido com mais aportes e não tenho mais muito tempo a meu favor.  Mesmo assim não tenho pressa.

Mais ainda, sobre pressa e tranquilidade, somente há cerca de um ano é que aprendi a não ficar olhando o valor da minha carteira várias vezes ao dia e nem ficar obcecado pelo preços do ativos estarem subindo ou descendo.  Olho apenas no dia anterior e no próprio dia de fazer novos aportes, quando o método burro e diagrama do cerrado me dizem onde devo fazer novos aportes.

• Brabo 1
Link para compartilhar

5 horas atrás, Wagner Pereira Fortunato disse:

primeiro passo já foi dado, reconhecer que esta procrastinando, agora tomar vergonha na cara e estudar

segundo passo, nao voltar ao primeiro

atrasado estava antes de entrar na auvp, agora ta na frente de muita gente

• Brabo 1
Link para compartilhar

Muito bom pessoal, agradeço a todos pelas dicas, realmente e besteira da nossa mente esses tipos de pensamentos, eu no geral nunca fui uma pessoa imediatista com nada, mas nesse ponto tava indo pra esse caminho sem sentindo, mas li o que cada um escreveu e isso ajudou bastante. Vou concluir o curso, ontem já conseguir finalizar o modulo que estava, e pretendo rever todas as aulas novamente sem pressa porem com constância. Gratidão a todas! Bora pra cima

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...