Jump to content
  • 0

A saga da comparação de empresas de um mesmo setor

Heloisa Walczuk Sureck

Pergunta

Oi gente, voltei a estudar investimentos depois de meses, retornando do ponto que eu havia parado que era a comparação de ações, e depois de muito ver sobre o setor de saúde cheguei nas mais próximas de investir mas ainda estou em um impasse, entre: HYPE3, PNVL3, RADL3, BLAU3, FLRY3, ODPV3, considerei todas essas boas opções, ficando entre principalmente a RADL3 e a BLAU3. Gostaria da opinião de vocês se deixei passar alguma empresa desse setor com potencial, e dessas opções quais vocês acham a melhor do setor.

Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
5 minutes ago, Heloisa Walczuk Sureck disse:

Oi gente, voltei a estudar investimentos depois de meses, retornando do ponto que eu havia parado que era a comparação de ações, e depois de muito ver sobre o setor de saúde cheguei nas mais próximas de investir mas ainda estou em um impasse, entre: HYPE3, PNVL3, RADL3, BLAU3, FLRY3, ODPV3, considerei todas essas boas opções, ficando entre principalmente a RADL3 e a BLAU3. Gostaria da opinião de vocês se deixei passar alguma empresa desse setor com potencial, e dessas opções quais vocês acham a melhor do setor.

@Heloisa Walczuk Sureck conta um pouco mais da análise que fez em cada empresa. Que pontos positivos e negativos fez você considerar estas empresas como sendo boas opções.

Link para compartilhar

• 0
24 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Heloisa Walczuk Sureck conta um pouco mais da análise que fez em cada empresa. Que pontos positivos e negativos fez você considerar estas empresas como sendo boas opções.

Oi então, parti de encontrar um setor bom, que nem as aulas instruem, eu listei as ações desse setor vi os níveis de mercado e tag along porque para mim é eliminatório e já descartei as que nn tinham pelo menos 80% de tag, tentei seguir a análise do auvp analítica para reduzir as opções ao máximo então vi lucro e divida líquida por EBTIDA quem passou disso foi esse pequeno grupo acima salvo em dívida líquida que considerei até 3 para a análise. Nenhuma das empresas acima que eu tenha achado se envolveu em escândalos de corrupção e eu ainda não parei para analisar como essas empresas se portam em frente ao investidor em um momento de crise. Dei uma olhada no Roe das empresas também, não me apaguei muito ao P/L pq meu objetivo agora estava sendo achar a melhor empresa do setor.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
41 minutes ago, Heloisa Walczuk Sureck disse:

Oi, Heloisa! Que bom que você voltou aos estudos e já tá analisando um setor perene quanto o de saúde. O mercado de saúde no Brasil tem ótimas oportunidades, mas é sempre importante alinhar os fundamentos das empresas com o seu objetivo de investimento (crescimento, dividendos, segurança etc.). Das empresas que você mencionou vou dar alguns pitacos rs:

RADL3 (Raia Drogasil): é uma das maiores redes de farmácias do Brasil, com forte presença nacional e boa gestão. É uma empresa mais consolidada, voltada para crescimento constante. Se você busca estabilidade e uma posição de longo prazo, pode ser uma escolha.

BLAU3 (Blau Farmacêutica): voltada para a produção de medicamentos de alta complexidade, tem mostrado crescimento interessante e aposta na inovação. É mais voltada para investidores que buscam crescimento acelerado, mas com maior volatilidade.

HYPE3 (Hypera Pharma): bem diversificada, com um portfólio forte em medicamentos de marca e genéricos. Boa opção pra quem quer uma empresa sólida e focada em resultados consistentes.

PNVL3 (Panvel): é uma rede de farmácias regional, forte no Sul, com foco em inovação e fidelização do cliente. Pode ser interessante se você acredita no potencial de expansão geográfica.

FLRY3 (Fleury): focada em diagnósticos e exames, é bem consolidada e tem uma clientela fiel. Boa opção pra quem procura empresas mais defensivas no setor. Eu, por exemplo, tenho ela como representante do setor de saúde na minha carteira.

ODPV3 (Odontoprev): apesar de ser mais ligada ao segmento odontológico, é líder no Brasil e pode ser uma escolha interessante também.

O que considerar na escolha final: seu perfil e estratégia de investimento, preferir empresas consolidadas (como RADL3 e FLRY3) ou está disposta a assumir mais riscos por crescimento (como BLAU3)?

Valuation atual: dê uma olhada nos múltiplos como P/L, P/VP e EV/EBITDA pra ver qual está mais atrativa no momento.

Perspectiva do setor: a RADL3 pode se beneficiar de uma maior presença física, enquanto BLAU3 está mais exposta à demanda por inovação e medicamentos especializados.

Precisa analisar or relatórios, projetos futuros e números atuais (além do histórico e momento de mercado). O importante é sempre analisar com calma e diversificar sua carteira, além de começar os aportes aos poucos com regularidade.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Uma coisa que me incomoda na RADL3 e PNVL3 é o fato de serem varejistas e possuírem uma margem líquida muito baixa. Quando pensei em procurar alguma empresa no setor de saúde estava procurando algo relacionado a Hospitais, exames, produção de medicamentos, equipamentos, próteses, etc..

Cheguei nessas que achei interessante: BLAU3, FLRY3, BALM3, RDOR3, ODPV3

Mas resolvi deixar o setor de lado por enquanto, prefiro focar os estudos na base da carteira primeiro, para só depois me aventurar por um setor que na minha opinião é MUITO complexo.

E adoraria saber a opinião de vocês quanto a RADL3 e PNVL3 (ou qualquer outra varejista do setor)

Link para compartilhar

• 0

Eu fui de Hype3. A empresa é detentora de marcas bem posicionadas no mercado de saúde e está investindo em tecnologias para o tratamento do câncer, o que vai gerar bons retornos no futuro.

Além disso, atualmente está bem descontada considerando o histórico e o P/VP. A única atenção é na Divida Liquida/EBITDA, que está acima dos pares.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 1
12 horas atrás, Vinicius Pilotti disse:

Uma coisa que me incomoda na RADL3 e PNVL3 é o fato de serem varejistas e possuírem uma margem líquida muito baixa. Quando pensei em procurar alguma empresa no setor de saúde estava procurando algo relacionado a Hospitais, exames, produção de medicamentos, equipamentos, próteses, etc..

Cheguei nessas que achei interessante: BLAU3, FLRY3, BALM3, RDOR3, ODPV3

Mas resolvi deixar o setor de lado por enquanto, prefiro focar os estudos na base da carteira primeiro, para só depois me aventurar por um setor que na minha opinião é MUITO complexo.

E adoraria saber a opinião de vocês quanto a RADL3 e PNVL3 (ou qualquer outra varejista do setor)

Concordo com você, entre ontem e hoje fui me aprofundando mais nas empresas mencionadas e a RADL3 e a PNVL3 foram em varejo, apresentando uma margem bem apertada, por estarem sendo um intermediário de um produto indispensável e estarem estáveis a anos não acho que sejam empresas ruins, se fosse comprar alguma compraria RADL3 por ser mais antiga e estabilizada, mas é um setor que não tem um foco em inovação ao algo que a coloque a frente dos concorrentes.

Para mim a BALM3 é uma aposta interessante com investimentos pesados em desenvolvimento e inovação, com uma ideia de internacionalização, um bom histórico e boa governança, iria com mais cautela por conta de ser uma empresa mais recente.

A FLRY3 é uma boa opção, com números interessantes, o que para mim é uma ressalva é que consultando o RI da empresa não pude identificar diferenciais e investimento em inovação.

A ODPV3 está com uma margem atrativa e em uma fase de expansão de negócios mas definitivamente ela ainda está longe de ser uma lider de mercado, o próprio RI da empresa mostra isso, é uma boa opção também.

Agora a RDOR3, eu não tinha considerado ela pois a média de divida líquida/ebitda estava acima de 3, mas parei para analisar mais a fundo e ela se recuperou bem, não teve prejuízos nos últimos 10 anos e ainda está em fase de expansão, o RI da empresa mostra também foco em desenvolvimento de pesquisa científica apesar do investimento em desenvolvimento e inovação ser baixo.

Estou especialmente entre a BALM3, FLRY3 e a ODPV3, vou coloca-las no diagrama do cerrado para visualizar com mais clareza. 

Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Franco Junqueira disse:

Eu fui de Hype3. A empresa é detentora de marcas bem posicionadas no mercado de saúde e está investindo em tecnologias para o tratamento do câncer, o que vai gerar bons retornos no futuro.

Além disso, atualmente está bem descontada considerando o histórico e o P/VP. A única atenção é na Divida Liquida/EBITDA, que está acima dos pares.

Oi Franco, pois então, pesquisando mais notei alguns escândalos envolvendo corrupção na empresa de uns anos para cá, pagamentos indevidos e afins, acabei eliminando ela automaticamente apesar dos números atrativos.

Link para compartilhar

• Criar novo...