Jump to content

Pergunta

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
3 horas atrás, Vinicius Costa De Abreu disse:

Fala galera, duvida simples, agora que trocou de bcff pra bthf, eu devo gerar uma darf esse mes de dezembro ou janeiro do ano que vem, pq ele fez a troca agora em dezembro né? tinha prolongado o prazo pra informe de preço medio ate dia 05/12 se não me engano 

@Vinicius Costa De Abreu a Gestora será a responsável pelo recolhimento do IR com base no preço médio informado pelo investidor, então não precisa se preocupar com o DARF.

• Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
35 minutes ago, Vinicius Costa De Abreu disse:

Fala galera, duvida simples, agora que trocou de bcff pra bthf, eu devo gerar uma darf esse mes de dezembro ou janeiro do ano que vem, pq ele fez a troca agora em dezembro né? tinha prolongado o prazo pra informe de preço medio ate dia 05/12 se não me engano 

Ola Vinicius!

Porque voce "Deve/Precisa gerar DARF"?

Gostaria primeiramente entender de Onde tirou essa Informacao!

• 0
Postado (edited)
2 horas atrás, Bruno Rangel disse:

Ola Vinicius!

Porque voce "Deve/Precisa gerar DARF"?

Gostaria primeiramente entender de Onde tirou essa Informacao!

Bom, as frações de cotas de bcff11 que não foram transformadas em bthf11 foram restituídas nas nossas contas, isso não conta como realização e deve ser declarado?

Editado por Vinicius Costa De Abreu
  • Brabo 1
  • 0
Postado

Ahhh Otimo Mano!! Entendi!

Apenas para estarmos na mesma pagina e que o entendimento seja mutuo!

Consegue ir até o RI do BCFF11 e pegar o Fato Relevante de 16/12/2024 e coloque aqui para tentarmos interpretar Juntos (Topico I seção a).

PS: Ja deixa no jeito o Fato Relevante do dia 11/12/2024 que se completa com esse do dia 16

• 0
Postado

Olá @Flavio Prado, tudo bem?

Esse tema da troca do BCFF11 para o BTHF11 está me incomodando bastante e só não mandei ainda a minha declaração do imposto de renda por essa situação.

A declaração de bens e dos rendimentos é bastante tranquila, conforme os colegas @Rafael Antunes Teixeira Silva e @Jose Cleilton Benjamimcitaram em outro post.

Mas no meu caso, levei um baita prejuízo nessa operação, que demonstro na sequência:

Eu possuía 1736 cotas do BCFF11 ao preço médio de R$ 10,81, tudo comprovado com notas de negociação pela corretora. Isso equivale a R$ 18.766,16 investidos desde 2019 até 2022.

No processo da troca, recebi 1388 cotas do BTHF11 com "custo" médio de R$ 10,25, o que resulta em um montante de R$ 14.227,00. Como saldo da amortização, declarado no extrato da corretora, recebi em 19/12/24 o valor de R$ 973,62, que é basicamente a quantidade de cotas do BCFF11 multiplicado por R$ 0,561018396.

Se não estou cometendo nenhum erro grosseiro (e me perdoem se o fiz), fazendo a conta do que eu investi, menos o que recebi em cotas mais a amortização, estou com um prejuízo de R$ 3.565,54 nesta operação.

Não me parece nada justo eu arcar com essa situação sozinho, mas no que eu consegui pesquisar até agora, teve:

- uma recomendação para deixar quieto, pois se eu lançar o prejuízo no IRPF em dezembro corro o risco de cair na malha fina e na briga com a gestora eu sairia perdendo, mesmo tendo as notas de negociação das compras e os cálculos que apresentei, não teria os comprovantes de venda já que a operação foi realizada fora da bolsa.

- uma recomendação para declarar o prejuízo em dezembro e ver o que acontece, pois eu teria os documentos para comprovar que tive prejuízo. Essa é a opção que estou considerando.

- uma orientação para não declarar, mas que eu teria esse "saldo negativo" com a gestora para compensar em uma operação futura de fundos negociados por ela onde eu tivesse lucro. Essa me pareceu a mais estranha de todas.

Mandei um e-mail para o RI do BCFF11, mas não tive resposta até o momento.

Sem considerar a minha pergunta como uma consultoria/assessoria e tendo a clareza de que a decisão que tomarei será uma escolha unicamente pessoal, gostaria de saber a opinião de vocês sobre esse caso.

Como veem a questão?

Grato.

• 0
Postado

Olá pessoal.

Apesar de nenhum comentário, segue a informação final que eu consegui por e-mail com o pessoal do RI do BTG, que foram muito atenciosos.

Informacao_BTG_prejuizo.png.642da8aa11e80eef78b2a2ea38737995.png

Entendo que com esse documento, mais os fatos relevantes e mais as minhas notas de negociação, estou bem aparado para declarar o prejuízo informado pelo BTG no mês de dezembro na minha declaração.

Espero que possa ajudar caso alguém tenha passado pela mesma situação.

• Criar novo...