Jump to content

Iniciando 2025 solteiro e precisando de planos novos

Recommended Posts

37 minutes ago, Bruno Caffarate Zuanazzi disse:

Buenas, eu e minha ex-namorada entramos em acordo esse final de ano. Ela entrou com o pé e eu com a bunda e agora devo iniciar 2025 com planos novos, em especial, financeiros.

Hoje tenho uma renda mensal aproximada de R$ 7 mil, mais distribuições de lucro trimestrais na empresa (ramo imobiliário). Tenho, entre investimentos diversos, quase R$ 75 mil em renda fixa (liquidez diária e liquidez dezembro/25)

Tenho a disposição aproximadamente mais R$ 20 mil a investir para iniciar 2025, que era o valor que eu tinha guardado para promover mudança e morar junto à ex. 

Adquiri o curso da AUVP em dezembro (turma 40) e ainda estou a iniciar o módulo 02. Pretendo finalizar os módulos nestas férias. 
Quais sugestões de planos de investimentos poderiam ser feitos? Devo aplicar algo agora ou aguardar e finalizar o curso antes, enquanto deixo este valor em uma conta remunerada diariamente (Mercado Pago 105% CDI diário)?

Boa noite, @Bruno Caffarate Zuanazzi !

O melhor investimento que você pode fazer neste caso é o tesouro Selic. Ele é seguro (o investimento mais seguro que temos disponível hoje), tem uma rentabilidade bacana, tem liquidez e praticamente não sofre da marcação a mercado. 

Eu acho melhor do que deixar no mercado pago que sequer é um banco em si. Prezo mais pela segurança.

Espero que ajude a pensar!

• Brabo 4
Link para compartilhar

Fala Brunão, tmb sou do mercado imobiliário (eng.calculista) e ano passado estava sendo remunerado igual a vc, um fixo mais um bônus trimestral por performance, dava uns 11,5K na média mensal, entrei na mesma turma que vc mas já invisto a 4 anos, recomendo por hora deixar seu dinheiro na renda fixa como o tesouro selic enquanto vc vai estudando as aulas da AUVP, talvez mais do que ninguém eu sei das oscilações que a nossa carreira oferece e por isso sugiro fortemente que vc controle bem seus gastos fixos para nunca passarem desse seus 7K, aproveite a época de vacas gordas para montar uma boa reserva de emergência e acredito que vc vai sentir mais facilidade de entender o investimento em Fundos Imobiliários lá no módulo 4.

Quanto a vida amorosa, acontece com todos bicho, tira esse trimestre pra se cuidar e no próximo bônus torra o limite que vc estipulou com prazeres pra jantar a 2 com a gata da vez sem olhar preço de nada.

• Brabo 3
Link para compartilhar

30 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Só uma dica , para não começar 2025 com surpresas, a depender do tempo que estava com sua ex (e imagino que bastante já que iam morar juntos ), deixe tudo Claro e se possível com contrato sobre está separação e sobre a parte financeira , pode ser que já já chegue um advogado te dar uma surpresa em 2025 e você descubra que metade deste montante não é só seu … 

De preferência com alguma mensagem dela confirmando que acabou e com a data, pq caso apareça alguma coisa nesse sentido, dessa data em diante, ela já não terá mais direito a nada.

• Brabo 3
Link para compartilhar

2 horas atrás, Bruno Caffarate Zuanazzi disse:

Buenas, eu e minha ex-namorada entramos em acordo esse final de ano. Ela entrou com o pé e eu com a bunda e agora devo iniciar 2025 com planos novos, em especial, financeiros.

Hoje tenho uma renda mensal aproximada de R$ 7 mil, mais distribuições de lucro trimestrais na empresa (ramo imobiliário). Tenho, entre investimentos diversos, quase R$ 75 mil em renda fixa (liquidez diária e liquidez dezembro/25)

Tenho a disposição aproximadamente mais R$ 20 mil a investir para iniciar 2025, que era o valor que eu tinha guardado para promover mudança e morar junto à ex. 

Adquiri o curso da AUVP em dezembro (turma 40) e ainda estou a iniciar o módulo 02. Pretendo finalizar os módulos nestas férias. 
Quais sugestões de planos de investimentos poderiam ser feitos? Devo aplicar algo agora ou aguardar e finalizar o curso antes, enquanto deixo este valor em uma conta remunerada diariamente (Mercado Pago 105% CDI diário)?

Bruno, em primeiro lugar, espero que você esteja bem. Terminar relacionamentos, mesmo os ruins, não é fácil. 

Todo mundo aqui já deu excelentes diretrizes para os investimentos - e até jurídicas, rs, não sei se você tinha alguma coisa junto com a ex, mas todo mundo tem razão quanto a deixar claras as datas etc. - só queria acrescentar uma coisinha: antes de administrar o dinheiro, se dê alguns dias de ressaca moral. Não entra em nenhum investimento por estar com raiva ou ressentido, aproveita agora antes de virar o ano - que seria bom esperar de qualquer forma, pra não dar problemas no IR - pra espairecer, falar mal dela pra terceiros (brinks, faz isso nao! kkkk), recuperar o coração um pouquinho. 

Ano que vem, parafraseando minha musa Valeska, agora vc tá solteiro e ng vai te segurar :D.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

Com relação ao relacionamento, acho que o melhor após uma partida em que o time saiu derrotado, é colocar o time em campo o mais rápido possível, não necessariamente precisa ser em uma competição valendo, pode ser apenas alguns amistosos até mesmo com alguns "adversários diferentes", ganha uns dois jogos e o time volta a ficar confiante para disputar outros campeonatos...😅

• HAHAHAHA 3
Link para compartilhar

10 horas atrás, Jaimson Bispo disse:

De preferência com alguma mensagem dela confirmando que acabou e com a data, pq caso apareça alguma coisa nesse sentido, dessa data em diante, ela já não terá mais direito a nada.

acho que ele não precisa se preocupar, eles nem moravam juntos ainda

• Brabo 1
Link para compartilhar

Agradeço as mensagens de preocupação nesse cenário de "surpresas". Felizmente é algo que não preciso me preocupar. Tudo certo quanto a isso e dar tempo ao tempo ao restante mesmo.

Sobre as sugestões, acho que vou finalizar mesmo os módulos antes para entender um pouco mais. Comecei essa ideia de investir não tem 1 ano e meio e ainda estou no superficial de renda fixa (CDB com maior CDI possível e LCI/LCA...)

Como o ano de 2025 não é tanto promissor ao mercado imobiliário e talvez minha empresa familiar fature um pouco menos que últimos anos, melhor ir em opções seguras do que arriscar

Link para compartilhar

On 25/12/2024 at 18:09, Bruno Caffarate Zuanazzi disse:

Adquiri o cvrso da AUVP em dezembro (turma 40) e ainda estou a iniciar o módulo 02. Pretendo finalizar os módulos nestas férias. 
Quais sugestões de planos de investimentos poderiam ser feitos? Devo aplicar algo agora ou aguardar e finalizar o cvrso antes, enquanto deixo este valor em uma conta remunerada diariamente (Mercado Pago 105% CDI diário)?

NoMatheusxpmercadopago.jpg.34e64962e1e6aa25d6f3963bff36080c.jpg

• HAHAHAHA 3
Link para compartilhar

On 25/12/2024 at 18:09, Bruno Caffarate Zuanazzi disse:

Buenas, Bruno! Primeiramente, acho que começar o ano com novos planos financeiros é uma excelente ideia, e parece que você está no caminho certo. Sobre o término, sinto muito, pois terminar uma relação é sempre um processo de luto, então sinta o que precisar também neste momento. E aproveite para se concentrar nas suas coisas e se dar toda energia possível.

Sobre a grana que você tem disponível, se você já está fazendo o curso da AUVP, continue seus estudos, deixe a grana no Tesouro Selic, uma vez que ele te traga mais clareza sobre suas metas financeiras, aí sim você pode começar a planejar mais assertivamente. Se a ideia for começar 2025 com força, seria interessante dividir esse valor disponível em algumas opções. Aqui vão algumas ideias, mas lembre-se de ajustar de acordo com o que você aprender no curso:

- Reserva de Emergência: se você ainda não tem uma reserva de emergência robusta (algo em torno de 6 meses de despesas), vale a pena considerar aumentar essa reserva. Deixe uma parte em algo de fácil acesso (uma parte em Tesouro, outra parte em conta corrente de um bancão - pode deixar em aplicação de liquidez diária tb)

- Renda Fixa para 2025: para o restante, como você já tem uma grana em renda fixa, uma boa ideia seria diversificar um pouco mais. Com esses R$ 20 mil, você poderia aplicar uma parte em títulos do Tesouro IPCA+, ou quem sabe em bons CDBs de médio prazo (se forem de bancos menores e oferecerem rentabilidade mais alta - termine o módulo de renda fixa para saber fazer a avaliação dos bancos). Esses tipos de investimentos podem te ajudar a ter uma rentabilidade interessante, sem abrir mão da segurança.

- Futuro a Longo Prazo: se você tem o desejo de acumular mais patrimônio a longo prazo, pensar em ações ou fundos imobiliários pode ser uma boa também. Por ser um valor relativamente maior, você pode começar com uma parte menor nesse tipo de ativo, até se sentir mais confortável.

- Diversificação: depois de um determinado tamanho de patrimônio partiria para diversificação geográfica e cambial.

O mais importante é usar esse período para estudar bem os investimentos, entender seu perfil e o que mais combina com seus objetivos. Se você achar que os aprendizados do curso podem te ajudar a montar uma estratégia mais clara e segura, pode deixar esse dinheiro no Tesouro Selic por um tempo e investir de forma mais consciente depois. Depois, você pode dividir esse valor em investimentos mais rentáveis e com objetivos mais claros, seja para curto, médio ou longo prazo. Boa sorte aí na nova fase!

Link para compartilhar

• Criar novo...