Jump to content
  • 0

Marcação a mercado


Wagner Fernandes Coura Junior

Pergunta

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Wagner Fernandes Coura Junior disse:

Boa tarde Pessoa!

Referente a marcação a mercado, o melhor tesouro para se fazer esta "operação" seria o pré fixado?

Boa noite, @Wagner Fernandes Coura Junior !

Tanto o tesouro IPCA+ como o prefixado sofrem da marcação e ambos podem oferecer janelas para marcação. Um dos principais pontos que irão abrir espaço para marcação é o tempo. Quanto maior o prazo de vencimento, tende-se a ter mais janelas para marcação.

 

Um adendo que é importante fazer sempre que falamos da marcação a mercado é que ela não é um objetivo que temos. Idealmente seguimos o contrafluxo o que nos leva a escolher um indexador (%CDI, prefixado ou IPCA). A marcação a mercado virá como um benefício eventual para adiantar uma rentabilidade. Veja que é uma linha tênue entre seguir o contrafluxo que é o ideal e objetivar a marcação que usamos como uma carta na manga.

 

Espero que agregue ao tema!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 minutes ago, Wagner Fernandes Coura Junior disse:

Vamos ver se entendi. Exemplo: Comprei um titulo IPCA +6,5 , a taxa Selic hj esta em 12,25%, ou seja compensaria vender "marcação a mercado", com Selic abaixo de 6,5%?

Bom dia, @Wagner Fernandes Coura Junior !

Não está totalmente correto a sua afirmação. Não é totalmente direto a relação dos números. A taxa Selic não precisa estar abaixo da taxa do título. Quando a taxa Selic baixa, sim existe uma tendência da taxa do título baixar mas não relacionando os mesmos número. 

Apenas ilustrando com números hipotéticos:

Título IPCA+ 6,5% e hoje a Selic em 12,25%. A Selic cai para 10% o que leva seu título para IPCA+ 5,5%. Estes 1% que caiu já poderia fazer sentido a uma marcação pois a taxa caiu e consequentemente aumenta o preço do seu título.

Mas veja que o principal a se entender é não existe uma relação direta entre os percentuais.

 

Espero que tenha ficado claro!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Wagner Fernandes Coura Junior disse:

Vamos ver se entendi. Exemplo: Comprei um titulo IPCA +6,5 , a taxa Selic hj esta em 12,25%, ou seja compensaria vender "marcação a mercado", com Selic abaixo de 6,5%?

tem que entrar na pagina do tesouro (na área logada) e olhar as curvas, do preço calculado e do preço atual.

tesourografico.png.13e36986bdaff92981605ea411888eae.pngtesourodados.png.01022dae474dcd2c0da82ee16f6bcca2.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Wagner Fernandes Coura Junior disse:

Boa tarde Pessoa!

Referente a marcação a mercado, o melhor tesouro para se fazer esta "operação" seria o pré fixado?

A marcação a mercado é sobre acompanhar o valor dos títulos, que varia conforme as taxas de juros. Se você quer aproveitar essas oscilações, o Tesouro Prefixado (LTN) e o Tesouro IPCA podem ser boas opções, dependendo do seu objetivo e do cenário econômico.

O Tesouro Prefixado é bem direto: quando os juros caem, o preço do título sobe, porque o rendimento fixo dele fica mais atrativo. Isso abre uma chance de lucrar vendendo antes do vencimento. Mas, se os juros subirem, o valor do título cai, e aí, caso você precise vender, pode ter prejuízo. É uma boa escolha pra quem quer surfar nas variações do mercado, mas exige atenção ao que o BC tá fazendo com os juros. Já o Tesouro IPCA+ tem uma dinâmica parecida, mas com um diferencial: ele paga uma parte fixa (prefixada) e uma parte que acompanha a inflação (IPCA) - ou seja, seria um "híbrido". Isso significa que ele também sente os efeitos da marcação a mercado – o preço sobe se os juros caírem e cai se os juros subirem. A vantagem aqui é que ele protege o poder de compra a longo prazo, já que sempre vai te pagar a inflação mais uma taxa fixa.

Se você quer apostar na marcação a mercado, o IPCA+ pode ser interessante, especialmente pra momentos de expectativa de queda nos juros e inflação controlada. Mas, assim como o Prefixado, ele é mais arriscado se você precisar resgatar antes do prazo. Agora, se você tá atrás de segurança e liquidez sem se preocupar tanto com essas oscilações, o Tesouro Selic é a escolha mais tranquila. Ele quase não sofre com a marcação a mercado e é mais indicado pra reserva de emergência ou quem quer realmente não sofrer com os altos e baixos rs.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...