Jump to content
  • 0

Análise do setor de celulose

Pergunta

pessoal, tenho acompanhado o setor e a recomendação constante aqui na AUVP

porém, quando faço uma avaliação fundamentalista entre os dois principais (KLABIN e SUZANO), o que vejo são empresas que estão "caras", com dúvidas. sei que o setor se beneficia com uma alta do Dólar.

mas, acho que ficarei de fora até segunda ordem. o que acham?

abs

image.png.3ef9ad49f569b65f8417bc3898e4859e.png

• Brabo 2
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

@Thomaz De Camargo Da Dalt vai depender muito da sua estratégia.

Se vc definiu que quer ter estas empresas em carteira, voce ao longos dos anos tera seu PM nelas, mas ha momentos melhores de entrar (porém quem diz que não podem subir mais do que agora?) vide a WEG (todos acham cara e ela cara sempre sobe mais)

Lembrando que neste caso o setor é de commodities, logo ha uma janela para entrar mais pesado ou nao . .  em todo caso acho que ir comprando aos poucos e fazer seu PM acaba exigindo menos esforço e artimanhas... e se for uma carteira pra longo prazo (20 a 30 anos) vc tera tempo de sobra

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
19 minutes ago, Thomaz De Camargo Da Dalt disse:

@Henrique Magalhães acho que é isto. mas, ainda me parece que tem outros setores que estão, neste momento, mais atrativos do que este setor.

Boa tarde!

Tbm não vi condições momentâneas de entrar nesse setor, a única que olhando para o preço tá com janela de entrada é a Irani, mas não foi a minha escolha, então é focar em outros setores que estão bem mais descontados.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Thomaz De Camargo Da Dalt disse:

pessoal, tenho acompanhado o setor e a recomendação constante aqui na AUVP

porém, quando faço uma avaliação fundamentalista entre os dois principais (KLABIN e SUZANO), o que vejo são empresas que estão "caras", com dúvidas. sei que o setor se beneficia com uma alta do Dólar.

mas, acho que ficarei de fora até segunda ordem. o que acham?

abs

image.png.3ef9ad49f569b65f8417bc3898e4859e.png

Boa tarde, @Thomaz De Camargo Da Dalt !

Empresas que se envolvem diretamente com commodities são muito cíclicas e deveras sensíveis. A questão do dólar pode ser tanto benéfica como maléfica. Vai depender sempre da estratégia da empresa com relação a este ponto.

Avaliar empresas assim na minha opinião é um pouco mais complexo pois é preciso um estudo um pouco mais longo. Entender como a empresa se portou ao longo dos anos pegando diversos ciclos de altas e baixas nas operações e as oscilações do dólar e da commodity em si é um ponto chave.

São do tipo de empresa que eu considero como meio de pirâmide justamente por conta dessa tendência de volatilidade. Mas são empresas que lidam com uma commodity da qual não conseguimos imaginar sem nos próximos anos além de que são empresas em pé a décadas que souberam lidar relativamente bem a diversos ciclos.

Como dito acima pelos amigos, pode se ter mais chances de se achar janelas de entrada. Mas isso dando uma opinião bem mais pessoal não faz muito sentido pois é pensar em um viés de preço. E preço é umas das últimas coisas que queremos ver quando falamos de nos tornar sócios de uma companhia. O principal objetivo é o lucro. E estamos falando aqui de empresas que se consolidam bem nessa parte. Tiveram sim alguns exercícios em prejuízo no quesito de lucros mesmo, mas com receitas crescentes e consistentes além de diversos investimentos que as mesmas fazem em si visando o futuro e mais geração de capital.

PS: não é recomendação de compra ou venda de ativos.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...