Jump to content
  • 0

Desanimei da vida

Convidado Anônimo

Pergunta

Tudo correndo bem, realizei sonhos esse ano, salario estava bom, até que

Perdi o emprego por não votar no candidato do dono da empresa

Mas tudo bem, não me estressei, trabalhei mais uns dias para outro rapaz e sinceramente, perdi a vontade de tudo, desde novembro venho só empurrando a vida com a barriga, não terminei nem o curso da AUVP, estou no fim do módulo 6.

20 anos, moro com a mãe ainda, desde que perdi meu pai em novemnro de 2018 (6 anos) venho ganhando uma pensão de 4.500 reais (diminuiu ao longo dos anos e agora está em 3.500), mais um seguro de vida o qual acredito ser 100 mil reais, ela mentiu sobre ele, pois as últimas vezes que pedi sobre ela sempre foi inconsistente, tenho certeza que foi mais. Ah, vale lembrar que meus pais eram separados a vários anos já, e após a morte outra coisa que fodia meu psicológico era minha mãe se chamando de viúva o tempo todo e se fazendo de vítima, até hoje se faz de vítima. 

Tínhamos outras rendas de fora, minha mãe parou de trabalhar 2 anos após o falecimento dele e nunca mais voltou, enquanto eu?

Para ela estudar ciências da computação (tinha 1° emprego pagando 2.000R$ e bolsa, devido um programa de uma faculdade que eu me dei bem) era simples, computador não dá futuro!

Mercado financeiro ao qual gostei muito e sinceramente foi o lugar que eu mais consegui aprender, sério, sobre o financeiro é inacreditável a forma que aprendo fácil, aí sim, isso sim é que não dá futuro, aonde já se viu né?

E quando chegava em casa sem fazer hora extra, era briga, sempre briga, "parar de trabalhar as 18 pra vir jogar joguinho no computador"

Então após 6 anos nesse lixo eu simplesmente desisti, ela passou todo esse tempo em casa vendo novela e eu trabalhando sem pedir um real a ela sempre tendo a mesma coisa em mente, já que eu pedia com certa frequência que ela guardasse dinheiro, achei que ela guardava, e sinceramente 

Não sei aonde ela enfiou essa grana.

Então passei os últimos 2 meses de vida só indo, sinceramente, sem trabalhar, sem guardar dinheiro, vivendo com o que eu já tinha guardado, passo alguns meses assim já que gasto pouco e me viro com alimentação, já que mesmo morando com ela não é garantido almoço e janta...

Mais que um desafo é pedir o que vocês fariam, tou pensando em forçar ela me pagar a pensão até novembro, que acaba, ou ir atrás e passar toda pensão pra mim logo, pra pelo menos eu ter aproveitado o mínimo que o meu pai deixou pra mim, já que nas últimas palavras dele ele me falou que com a pensão e o seguro de vida eu poderia ser consciente e viver bem com aquele "começo"

Não sei, se em uma dessas duas atitudes vou morar a 1 hora de onde estou agora e cursar Ciências da Computação, ou simplesmente sair daqui e sei lá que rumo tomar

Estou completamente desanimado, não sei o que fazer, viver sobre julgamento, mas principalmente o sentimento de não ter 1 real guardado de um dinheiro MEU que poderia ter me aposentado (claro.que não iria aposentar, mas poderia) me mata, esse sentimento me faz me odiar e me sentir incapaz e incompetente, já que aceitei isso.

Texto completamente desorganizado, desculpem, agradeço se alguém ler e dar uma palavrinha, uma dica, ou talvez o que faria.

Link para compartilhar

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
20 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Mas tudo bem, não me estressei, trabalhei mais uns dias para outro rapaz e sinceramente, perdi a vontade de tudo, desde novembro venho só empurrando a vida com a barriga, não terminei nem o curso da AUVP, estou no fim do módulo 6.

20 anos, moro com a mãe ainda, desde que perdi meu pai em novemnro de 2018 (6 anos) venho ganhando uma pensão de 4.500 reais (diminuiu ao longo dos anos e agora está em 3.500), mais um seguro de vida o qual acredito ser 100 mil reais, ela mentiu sobre ele, pois as últimas vezes que pedi sobre ela sempre foi inconsistente, tenho certeza que foi mais. Ah, vale lembrar que meus pais eram separados a vários anos já, e após a morte outra coisa que fodia meu psicológico era minha mãe se chamando de viúva o tempo todo e se fazendo de vítima, até hoje se faz de vítima. 

Tínhamos outras rendas de fora, minha mãe parou de trabalhar 2 anos após o falecimento dele e nunca mais voltou, enquanto eu?

Para ela estudar ciências da computação (tinha 1° emprego pagando 2.000R$ e bolsa, devido um programa de uma faculdade que eu me dei bem) era simples, computador não dá futuro!

Mercado financeiro ao qual gostei muito e sinceramente foi o lugar que eu mais consegui aprender, sério, sobre o financeiro é inacreditável a forma que aprendo fácil, aí sim, isso sim é que não dá futuro, aonde já se viu né?

E quando chegava em casa sem fazer hora extra, era briga, sempre briga, "parar de trabalhar as 18 pra vir jogar joguinho no computador"

Então após 6 anos nesse lixo eu simplesmente desisti, ela passou todo esse tempo em casa vendo novela e eu trabalhando sem pedir um real a ela sempre tendo a mesma coisa em mente, já que eu pedia com certa frequência que ela guardasse dinheiro, achei que ela guardava, e sinceramente 

Então passei os últimos 2 meses de vida só indo, sinceramente, sem trabalhar, sem guardar dinheiro, vivendo com o que eu já tinha guardado, passo alguns meses assim já que gasto pouco e me viro com alimentação, já que mesmo morando com ela não é garantido almoço e janta...

Mais que um desafo é pedir o que vocês fariam, tou pensando em forçar ela me pagar a pensão até novembro, que acaba, ou ir atrás e passar toda pensão pra mim logo, pra pelo menos eu ter aproveitado o mínimo que o meu pai deixou pra mim, já que nas últimas palavras dele ele me falou que com a pensão e o seguro de vida eu poderia ser consciente e viver bem com aquele "começo"

Não sei, se em uma dessas duas atitudes vou morar a 1 hora de onde estou agora e cursar Ciências da Computação, ou simplesmente sair daqui e sei lá que rumo tomar

Estou completamente desanimado, não sei o que fazer, viver sobre julgamento, mas principalmente o sentimento de não ter 1 real guardado de um dinheiro MEU que poderia ter me aposentado (claro.que não iria aposentar, mas poderia) me mata, esse sentimento me faz me odiar e me sentir incapaz e incompetente, já que aceitei isso.

Texto completamente desorganizado, desculpem, agradeço se alguém ler e dar uma palavrinha, uma dica, ou talvez o que faria.

Primeiro lugar, o fato de você escrever este relato nesta comunidade já é algo bom. Significa que está buscando orientação e quer resolver tua vida.

Segundo não duvida do poder do tempo como sendo o teu melhor ativo. Um jovem de 20 anos tem a vida pela frente como muitos já disseram aqui. Espero que encontres um bom profissional para te ajudar e a força para tomar as decisões que te façam melhorar.

Tenho um amigo que trabalha com jovens na tua faixa etária que estão passando por problemas similares na vida, qualquer coisa me manda uma mensagem pelo silveiradaniel@yahoo.com e te encaminho pra falar com ele.

Fique bem meu caro

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
On 03/01/2025 at 23:45, Convidado Anônimo disse:

Olá,  Anônimo!

Ao ler seu relato percebi que há uma explosão de sentimentos e acontecimentos que se conectam e desconectam... Que bom que você se expôs na comunidade para nos pedir ajuda. Eu não tinha a menor dúvida de  que nossos queridos sardinhas se disponibilizariam a ajudá-lo. Estou aqui para te dizer que também podes contar comigo também.  Não sou profissional da psicologia como nossa querida @Sheila Gonçalves Vasconcelos, mas  estarei a postos caso queira desabafar.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Li e reli cada uma das respostas, sinceramente fiquei emocionado, não é normal comigo, mas o sentimento de que alguém se preocupou e dedicou tempo para mim, sério, obrigado mesmo, tô parecendo um adolescente kkk mas os últimos meses não tem sido fáceis

Saibam que cada palavra de vocês me ajudou MUITO, segunda feira vou correr atrás, tenho um amigo que pode me ajudar com alguns detalhes e decidi ir para a faculdade, desde sempre fui apaixonado por tudo que envolve tecnologia

Chamarei a Sheila no whatsapp, e também o Daniel, acho que realmente está já hora de uma ajuda profissional, já que nunca tive nem um tipo de apoio assim

Mais uma vez, não encontro palavras para agradecer cada um de vocês, isso mostra o quão boa uma comunidade pode ser, com certeza uma das melhores ações que tomei na minha vida foi seguir o Raul e ter chegado nessa comunidade, canso de ver pessoas se ajudando aqui, todos em prol do mesmo objetivo, crescimento

Cada uma das respostas aqui foi sincera, MUITO útil e principalmente seria, mostra que quando nós buscamos se encaixar em boas comunidades (de modo geral) podemos evoluir

Costumo não ser bom com palavras, mas meu sentimento e minha energia por vocês é de gratidão

Meu sincero Obrigado ❤️

1 hour ago, Elisangela Xavier Almeida disse:

Olá,  Anônimo!

Ao ler seu relato percebi que há uma explosão de sentimentos e acontecimentos que se conectam e desconectam... Que bom que você se expôs na comunidade para nos pedir ajuda. Eu não tinha a menor dúvida de  que nossos queridos sardinhas se disponibilizariam a ajudá-lo. Estou aqui para te dizer que também podes contar comigo também.  Não sou profissional da psicologia como nossa querida @Sheila Gonçalves Vasconcelos, mas  estarei a postos caso queira desabafar.

4 horas atrás, Daniel Correa Silveira disse:

Primeiro lugar, o fato de você escrever este relato nesta comunidade já é algo bom. Significa que está buscando orientação e quer resolver tua vida.

Segundo não duvida do poder do tempo como sendo o teu melhor ativo. Um jovem de 20 anos tem a vida pela frente como muitos já disseram aqui. Espero que encontres um bom profissional para te ajudar e a força para tomar as decisões que te façam melhorar.

Tenho um amigo que trabalha com jovens na tua faixa etária que estão passando por problemas similares na vida, qualquer coisa me manda uma mensagem pelo silveiradaniel@yahoo.com e te encaminho pra falar com ele.

Fique bem meu caro

6 horas atrás, Bruno Caffarate Zuanazzi disse:

Primeiramente me solidarizo a sua dor. Também não estou passando por momentos bons (diferente dos teus), mas sempre depois da chuva vem o sol.

Acho que o importante é:

1 - não agir no impulso, no calor do momento para depois não se arrepender

2 - terapia é importante. Pode achar que não, mas abre lacunas na cabeça que ajudam a pensar melhor. Um auxilio de um profissional é sempre bem vindo.

3 - na área profissional, tem que focar no que realmente tu gosta de fazer. Ciência da computação a partir do momento que tu começa a ser bem remunerado, o futuro é imenso

4 - se for questionar a pensão com a sua mãe, faça com jeito ou mediante advogado, para que tu não saia prejudicado

No mais, não sei se tu acredita em algo divino ou não, mas nos momentos de dor e indecisão, se apegue a isso e respire fundo. A calma logo aparece

6 horas atrás, Daniele Vilela disse:

Anônimo, antes de qualquer coisa, quero dizer que ler teu relato foi intenso. Dá pra sentir o peso de tudo que você passou e tá passando. É muita coisa pra alguém tão jovem, e não tem nada de errado em se sentir perdido com tudo isso. Primeiro, respira, outra coisa, também me coloco à disposição para conversar se precisar (se se sentir confortável pode mandar DM). A vida não tá fácil, mas dá pra recomeçar, mesmo quando parece que tudo tá desmoronando, vivemos de ciclos e este vai finalizar para quem um melhor aconteça, tenha fé.

Sobre sua situação com sua mãe e a pensão, acho que você tem direito de questionar e buscar mais transparência sobre o dinheiro que é seu por direito. Se ela não tem guardado, talvez seja a hora de ter uma conversa direta, mas tenta fazer isso sem briga (sei que é difícil). O que você descreveu parece muito com uma relação que te prende e te desgasta. Priorizar sua independência emocional e financeira vai te ajudar a sair disso.

Agora, sobre o futuro, ciências da computação? O mercado de tecnologia é gigantesco, e com dedicação, você pode crescer rápido. Dá pra conciliar o curso com freelas ou trabalho remoto, que são comuns na área. Sobre mercado financeiro? Também um ótimo mercado. Se é algo que você curte e aprende com facilidade, tem muito potencial aí. Começa pequeno, estuda mais, e aplica o que aprender (mesmo que com pouco dinheiro no início). Essa área também tem oportunidades que podem mudar tua vida, você pode estudar para se certificar e buscar vagas na área.

Sobre suas finanças, pega o que ainda tem da pensão e seus recursos guardados e faz um plano. Calcula quanto tempo consegue viver com isso e prioriza investir em conhecimento ou formação que te abra portas. E principalmente, busque apoio. Se puder, procure um psicólogo ou alguém de confiança pra conversar sobre tudo isso (temos a @Sheila Gonçalves Vasconcelos que se disponibilizou aí em cima). Essa bagagem emocional que você carrega não é leve, e ajuda profissional pode fazer diferença pra clarear a mente e recomeçar.

Lembre-se: a grana é importante, mas seu valor vai além dela. O que importa agora é criar um caminho que te tire desse ciclo e te coloque no controle da sua vida. Passinho de cada vez, e vai dar certo. Se precisar, estamos por aqui pra trocar ideia.

E saiba que vai passar e você vai ficar bem.

15 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

A vida da sua mãe é dela, a sua você já está vendo que terá que fazer , tu é novo demais e tem muito tempo pra construir sua vida !

Spoiler da vida : não dependa dos outros para realizar seus sonhos !

Esquece isso, você está se apegando a algo que já deu errado , isso não vai salvar sua vida , quem vai se salvar é você é seu esforço , você tem todo tempo do mundo pra isso !

Você pode tentar a primeira opção , e ver se funciona pra você , não tenha medo de dar errado , tente , você tem tempo … faça valer a pena este tempo !

se der procure ajuda profissional , pode ser um quadro depressivo por uma série de fatores que te levam pra baixo , e com ajuda certa você sai dessa rapidinho … você é novo , tem energia de sobra pra sair dessa e ir pra um lugar melhor , mas depende de você , não se apoie nos outros , e nem coloque desculpas em coisas que deram errado … vai pra frente , la melhor do lugar que você está !

16 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Anônimo, sinto muito por essa situação toda.

Também perdi meu pai quando mais jovem e isso bagunçou muito minha cabeça. Demorei anos para resolver esse assunto comigo mesmo mas porque demorei para procurar ajuda.

Como dito pelos amigos, uma ajuda profissional de um psicólogo pode ajudar muito nessa hora. E veja que já temos pessoas se dispondo a tentar te ajudar.

O problema é difícil de ser resolvido? Talvez seja. Detesto ter que te falar isso,queria falar que era tranquilo para ficar tudo bem mas é uma situação que não envolve unicamente você. Então qualquer ajuda para colocar os pés no chão e ir trabalhando agora dar a volta por cima é bem vinda.

Aproveite boas oportunidades para desabafar pois tenho a impressão que tem muita coisa guardada aí dentro. Tirar um pouco desse peso conversando é bom. Mesmo que pouco, você foca mais leve e muda sua percepção e pode te ajudar a enxergar as coisas de outras formas, a ver caminhos que enquanto estamos nessa neblina, não enxergamos nada mesmo estando a um palmo do nariz.

Também acredito que você sendo jovem tem um mundo velho de possibilidades a frente. Perrengues a gente inevitavelmente vai passar. Mas não é o fim de nada.

Por mais que tenhamos influências externas, ouvir opiniões alheias que nós derrubam ou nos afetam de alguma forma, geralmente mais no negativo do que no positivo (experiência própria pois já passei muito por isso de me deixar levar por comentários alheias seja sobre o que fosse, sobre minhas escolhas, sobre julgarem sem me conhecer, etc), tem jeito de ajustarmos isso e olharmos mais para nós e seguir adiante. Um passinho de cada vez.

Não sou terapeuta, mas se por ventura quiser conversar e desabafar um pouco, me coloco a disposição para trocar uma ideia. Uma boa conversa se te ajudar a acalmar um pouco, ficarei contente em poder ajudar de forma singela!

Novamente, um passinho de cada vez e paciência (sei que é um saco ouvir/ler isso,mas no fundo sabe que é preciso) que as coisas se alinham.

16 horas atrás, Eduardo Vieira disse:

Meu amigo… calma… mar calmo não faz bom marinheiro…

o ideal é colocar no papel, seus objetivos, e ter calma, e também colocar os problemas no papel, principalmente os que te atrapalham…

e pensar em uma forma deles ser resolvido…

você tem 20 anos, tem a vida toda pela frente… é apenas mais um degrau na vida…

Depois disso, siga uma carreira que você goste, mas não fique parado, melhor coisa, você pode começar aonde não gosta e ir migrando aos poucos…

Claro que um psicólogo consegue te ajudar nisso... é melhor investimento a ser feito...

Teve um video do Raul hoje que pode te ajudar tambem...

16 horas atrás, Sheila Gonçalves Vasconcelos disse:

Bom dia Anônimo!

Sinto muito por estar passando por tudo isso, sei que não é fácil.

Sou terapeuta comportamental e se me permitir, gostaria de te dar alguns conselhos mas ainda preciso entender algumas questões.

Se quiser me chamar no PV terei prazer em ajudar. (11) 96146-6632

On 03/01/2025 at 23:45, Convidado Anônimo disse:

Link para compartilhar

• 0

Coragem!! você já é vitorioso, só de se expor aqui já ajudou muita gente, você nem imagina o quanto, sei que não são dias bons, mas siga firme, seu pai, onde estiver, ficará feliz em ver sua superação, a vida muitas vezes nos coloca em situações para nos fortalecer e lá na frente entenderemos. Acabei de entrar na AUVP nossa, não imaginava que era tão positivo tudo isso. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Cheguei atrasado neste post, mas não posso deixar de expressar como estou feliz em ver que os amigos conseguiram estender a mão neste momento difícil e complicado…

e o mais importante é que você agarrou as mãos estendidas ! Muito sábio de sua parte !

Desejo tudo de bom a todos nós neste 2025 que vai ser incrível !

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
12 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Li e reli cada uma das respostas, sinceramente fiquei emocionado, não é normal comigo, mas o sentimento de que alguém se preocupou e dedicou tempo para mim, sério, obrigado mesmo, tô parecendo um adolescente kkk mas os últimos meses não tem sido fáceis

Saibam que cada palavra de vocês me ajudou MUITO, segunda feira vou correr atrás, tenho um amigo que pode me ajudar com alguns detalhes e decidi ir para a faculdade, desde sempre fui apaixonado por tudo que envolve tecnologia

Chamarei a Sheila no whatsapp, e também o Daniel, acho que realmente está já hora de uma ajuda profissional, já que nunca tive nem um tipo de apoio assim

Mais uma vez, não encontro palavras para agradecer cada um de vocês, isso mostra o quão boa uma comunidade pode ser, com certeza uma das melhores ações que tomei na minha vida foi seguir o Raul e ter chegado nessa comunidade, canso de ver pessoas se ajudando aqui, todos em prol do mesmo objetivo, crescimento

Cada uma das respostas aqui foi sincera, MUITO útil e principalmente seria, mostra que quando nós buscamos se encaixar em boas comunidades (de modo geral) podemos evoluir

Costumo não ser bom com palavras, mas meu sentimento e minha energia por vocês é de gratidão

Meu sincero Obrigado ❤️

Que bom ler isso, chega deu um calor bom no coração! Que você fique bem e saiba que pode contar conosco. Apesar de ser uma comunidade virtual, existem muitas pessoas reais aqui que estão unidas em busca de se ajudar e crescer junto.

Estou à disposição para o que precisar =)

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...