Jump to content

O tal do Consórcio Veícular kkkkkk

Recommended Posts

Atualmente, tenho um Peugeot 307, ano 2009, que está gerando custos constantes e elevados com manutenção. O carro já possui 205 mil km rodados. No entanto, preciso de um carro para ir ao trabalho, moro no interior e trabalho em uma cidade a 25 km.

Recebi uma proposta de consórcio (Banco do Br) no valor de R$ 72 mil. O carro que pretendo adquirir custa em torno de R$ 70 mil. Vou dar lance de R$ 25 mil ( maior que o necessário ) para garantir a contemplação. O consórcio tem prazo de 48 meses, com uma taxa de AD 0,17% ao mês.

Já avaliei a opção de financiamento, mas a taxa de juros ficou acima de 4% ao mês. Minha intenção é quitar o consórcio em um ano, pois posso pagar mais que parcela para me livrar antes.

Nesse caso vale a pena ou estou delirando, gostaria da opinião dos senhores mais experientes. Já assisti a aulas de consórcios... E sei que em 99,99999...% não valem a pena kkkk

Editado por Maicon Charles Hep
Link para compartilhar

• Maicon Charles Hep mudou o título para O tal do Consórcio Veícular kkkkkk
  • 3 semanas depois...
  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

0,17% é o valor que cobra de administração, nao se esqueça que o valor é corrigido, ou seja, voce pode comecar pagando um veiculo do valor de 75k, mais no final o valor do bem estara proximo a 87k, considerando somente inflacao a 5% a.a, assim o valor da parcela chegaria facil 16% a maior do valor de hoje

Editado por Guilherme Giacomazzi
Link para compartilhar

On 06/01/2025 at 18:16, Maicon Charles Hep disse:

Atualmente, tenho um Peugeot 307, ano 2009, que está gerando custos constantes e elevados com manutenção. O carro já possui 205 mil km rodados. No entanto, preciso de um carro para ir ao trabalho, moro no interior e trabalho em uma cidade a 25 km.

Recebi uma proposta de consórcio (Banco do Br) no valor de R$ 72 mil. O carro que pretendo adquirir custa em torno de R$ 70 mil. Vou dar lance de R$ 25 mil ( maior que o necessário ) para garantir a contemplação. O consórcio tem prazo de 48 meses, com uma taxa de AD 0,17% ao mês.

Já avaliei a opção de financiamento, mas a taxa de juros ficou acima de 4% ao mês. Minha intenção é quitar o consórcio em um ano, pois posso pagar mais que parcela para me livrar antes.

Nesse caso vale a pena ou estou delirando, gostaria da opinião dos senhores mais experientes. Já assisti a aulas de consórcios... E sei que em 99,99999...% não valem a pena kkkk

Ajustes no Valor do Bem: Se houver valorização do bem durante o período do consórcio, você pode ser solicitado a pagar uma diferença para ajustar o crédito. Isso costuma ser informado ao longo do contrato e não ao final.

Entao se o carro que voce pegou, por 70k, subir para 80k as suas parcelas restantes serao reajustadas para pagar esse mesmo carro para quem foi contemplado no ultimo mês que você pagou.

• reajuste neste exemplo de 14%. 
  • se tivesse feito o financiamento de 70k, dando 25k de entrada, pagaria no final uns 90k
  • se não conseguir sair em um ano (de consorcio) e sair em 4 anos, 

isso tudo se for realmente contemplado e sair do consorcio em um ano, a diferença vai diminuir até o consorcio passar o valor do empréstimo (reajuste+seguro+taxa de adm+fundo reserva+multa por atraso), pois a valorização não tem limites nem parâmetros

problema do consorcio é o reajuste

o problema é se levar o consorcio ate o final, pois você vai pegar um carro 2025 e pagar um carro 2029 para o ultimo contemplado

no caso de imoveis, perde a valorizaçao do imovel, pois vc vai esta pagando por ela, ai o financiamento é melhor

Link para compartilhar

On 06/01/2025 at 18:16, Maicon Charles Hep disse:

Minha intenção é quitar o consórcio em um ano, pois posso pagar mais que parcela para me livrar antes.

@Maicon Charles Hep complementando os colegas, se você consegue quitar o consórcio em 1 ano, então me parece que o melhor é você focar em juntar o máximo possível este ano e ir colocando em títulos de renda fixa com vencimento para início de 2026, tentar gastar o mínimo possível com o Peugeot, e comprar o carro à vista ano que vem. Você estará ganhando com a rentabilidade os valores aportados que devem compensar em uma eventual alta de preço dos veículos. E olharia um carro com 1 ou 2 anos de uso. O carro zero perde de 10%-15% quando você sai com ele da concessionária.

Link para compartilhar

• Criar novo...