Jump to content
  • 2

Faço emprestimos para pessoas fisicas (agiotagem)

Convidado Anônimo

Pergunta

Olá galera, queria tirar uma duvida aqui com vocês.
tenho um negocio beeeem informal, e gostaria de uma ajuda. rs

Tenho, aproximadamente, 30 anos e tenho um bom emprego, sou Funcionário público e tudo mais. 

Minha renda comprovada é de 6k, porem eu ganho, aproximadamente 26k só de juros.

ah, vale ressaltar que a maioria das pessoas que pegam comigo sao clientes a anos, grande parte sao pessoas amigas e as que nao são, sao indicaçoes desses amigos.

enfim, faço isso a uns dez anos, nao corro atras de calote, deixo pra la porque pra mim nao compensa, pq o lucro acaba cobrindo esses furos. o que acontece e que a pessoa que da o calote eu nao ajudo mais.

enfim, ( desabafei) XD

Meu medo é que como agora vao ter essas fiscalizações no pix e no cartao de credito, nao sei o que fazer, pq esses 26k eu, simplesmente, nao declaro e nem tinha pretenção, mas agora com essa coisa toda estou com medo...

aah, e se caso eu quiser declarar? o que posso fazer?

Link para compartilhar

• Respostas 69
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Convidado Anônimo disse:

Pois é, de onde eu vim passamos por esse problema, minha mãe pedia hidrometro e a concepcionária de agua nunca colocou.

Hoje moro na capital, num bairro de classe media alta, e continuo voltando a minha cidade pra manter esse acesso das pessoas a mim, e no dia-a-dia vamos vendo quem é quem...

Normalmente quem quer dar um calote sempre deixa isso explicito de alguma forma, e minha proteção hoje são meus proprios clientes, eles mesmos fazem essa "triagem" por mim. 

Cara, a ultima vez que entrei num forum desses foi quando eu era adolescente e jogava gunbound e grand chase kkkk

que nostalgico!

eu já participei de vários fóruns no passado por causa dos meus hobbies (fotografia, relógios e modelismo) e era bem bacana porque a comunicação é mais clara e é possível criar amizades, diferente dos grupos de whatsapp cheio de memes, emoticos, muita treta e pouco conteúdo...

E parabéns pela sua trajetória. Já trabalhei em muitos lugares onde as pessoas não tinham acesso a comprovante de residência e sei como é difícil sair destes locais.

Editado por Marco Antonio Yamamoto
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Charles Chiyuan Conte Tsang disse:

É o famoso agiota que não mata, só bate? Um anjo na terra, kkk. Zoeiras a parte, usura é proibida. E pra funcionário público pode dar um B.O. gigante.

A menos que tu seja um banco ou o governo, aí tá liberado.

Bem lembrado, o governo detem o monopólio da violência... 

Link para compartilhar

• 0

Rapaz, q bom saber q não estou sozinho nessa rs.. Queria eu essa clientela sua rsrs.

Eu tenho uns 2 ou 3 amigos que praticamente todo mês me pedem dinheiro emprestado.

Hoje mesmo emprestei 2k p pegar 2600 dia 25/02. No ano passado já fazia isso e sempre foi uma média de 1 ou 2k no mês mas não tive problemas com declaração de IR.

Vamos esperar esse ano p ver..

• HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

• 0
6 minutes ago, Lucas Cruz Wottrich disse:

Galerinha, o problema é emprestar ou cobrar o juros? To confuso kkkk

Empresto dinheiro para minha mãe e ela me devolve depois (insiste em me pagar na verdade kk), mas não cobro nada de juros (seria maldade cobrar da mãe kkkk 😅)

bom, vc pode aproveitar esta dúvida e falar para ela que não pode mais emprestar porque descobriu na Internet que isto é uma atividade ilegal... e com o novo monitoramento do PIX ficou ainda mais arriscado

😂

• Aí cê deu aula... 1
  • Sad 1
Link para compartilhar

• 0
5 minutes ago, Marco Antonio Yamamoto disse:

bom, vc pode aproveitar esta dúvida e falar para ela que não pode mais emprestar porque descobriu na Internet que isto é uma atividade ilegal... e com o novo monitoramento do PIX ficou ainda mais arriscado

😂

Ai ferrou né amigo kk não tem como deixar de emprestar dinheiro pra mãe quando ela precisa

• HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

• 0
18 minutes ago, Lucas Cruz Wottrich disse:

Galerinha, o problema é emprestar ou cobrar o juros? To confuso kkkk

Empresto dinheiro para minha mãe e ela me devolve depois (insiste em me pagar na verdade kk), mas não cobro nada de juros (seria maldade cobrar da mãe kkkk 😅)

Se você empresta dinheiro sem cobrar juros, tá tranquilo. Isso rola direto entre parentes e amigos (não os meus que não empresto hahahaha), e a Receita não implica, desde que você declare no IR, tanto você quanto ela. Você declara em "Dívidas e Ônus Reais" o valor emprestado. Ela declara como dívida. Agora, se você cobrar juros, mesmo que seja da sua mãe kkk, a Receita começa a olhar mais de perto, porque isso vira uma atividade com renda. Você teria que declarar os juros recebidos como Rendimentos Tributáveis no IR, dependendo do juros forem absurdos, podem configurar usura (agiotagem), o que é ilegal.

E cobrar juros da mãe é vacilo, né? po kkkkkkkkkkkkk

• HAHAHAHA 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...