Jump to content
  • 0

Cálculo de Rentabilidade em Renda Fixa Isenta de IR


Daniel De Oliveira Alves

Pergunta

Na aula 15, o Raul fala sobre um investimento livre de IR que paga 7,07\% a.a., mas que seria equivalente a um CDB 8,32\% a.a.

Como chegar a esse cálculo?
No exemplo acima, como se fala de um investimento de mais de 2 anos, foi utilizado 15\% de IR no cálculo.
Rentabilidade dividido pela Diferença Recebida: 7,07 / 0,85 = 8,32

A primeira vez que deparei com esse cálculo, foi recentemente no Telegram do Investidor Sardinha onde tem aparecido CRIs e CRAs com ótima rentabilidade calculada dessa forma. Em um CRI de 18,62\% para 08/2023, o Flávio respondeu com uma previsão do CDI de 13,36\%+ 2\% (pré-fixada), e pelo período foi apurado 17,50\% de IR por estar entre 1 a 2 anos pela tabela regressiva. Seguindo a mesma lógica do exemplo acima, logo:
Previsão do CDI somado pela Taxa Pré-fixada e divida pela Diferença Recebida: (13,36+2)/0,825 = 18,62

Não sei se fui muito claro, pois não tenho prática com lecionar, mas meu propósito de abrir um tópico sobre isso é que pode até ter me passado desapercebido, mas não vi uma explicação clara disso nas aulas, o que poderia auxiliar outras pessoas que possam ter tido a mesma dúvida.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Daniel De Oliveira Alves complementando seu post, no caso que você menciona foi usada a alíquota de 15\% de IR por ser um prazo acima de 2 anos. Abaixo segue tabela com as alíquotas para os casos de prazos menores. Investimentos de até 180 dias = alíquota de 22,5\% De 181 a 360 dias = alíquota de 20\% De 361 a 720 dias = alíquota de 17,5\% Acima de 720 dias = alíquota de 15\%.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...