Jump to content
  • 0

Prazo mínimo recomendado para CDBs

Matheus Neves Carvalho

Pergunta

Tardê!

Pessoal, encontrei alguns CDBs indexados ao IPCA+9% do Banco Master hoje pela manhã. Alguns deles com prazos até 2027(menos que 720 dias) e apenas um outro com prazo até 2028.

Devo priorizar os títulos que ultrapassam os 720 dias para ter a menor redução possível na alíquota do IR?

• Brabo 2
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 minute ago, Matheus Neves Carvalho disse:

Tardê!

Pessoal, encontrei alguns CDBs indexados ao IPCA+9% do Banco Master hoje pela manhã. Alguns deles com prazos até 2027(menos que 720 dias) e apenas um outro com prazo até 2028.

Devo priorizar os títulos que ultrapassam os 720 dias para ter a menor redução possível na alíquota do IR?

Boa tarde, @Matheus Neves Carvalho !

Não tem muita regra ao certo. Vai depender do seu apetite ao risco e uma avaliação de risco X retorno.

Por exemplo: se um CDB está pagando IPCA+9% para 2 anos e um outro CDB paga a mesma coisa para 3 anos, na minha opinião vale mais a pena o mais curto. A diferença no prêmio oferecido nessas condições por levar o título por 1 ano a mais, não em parece vantajoso. Além disso, acima dos 720 dias a alíquota do IR já estará no menor patamar assim como o título de 3 anos. Fiz uma breve análise na calculadora de renda fixa do investidor sardinha:

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

Espero que ajude a refletir!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 09/01/2025 at 13:42, Matheus Neves Carvalho disse:

Alguns deles com prazos até 2027(menos que 720 dias)

Qualquer título que vá até 2027 oferecido hoje (dia 10/01/2025) passa dos 720 dias para redução de alíquota.

On 09/01/2025 at 13:42, Matheus Neves Carvalho disse:

Sempre tem que considerar muitas variáveis:

- Se precisar do dinheiro antes dos 2 anos, vale a pena considerar as LCI e LCA, que são isentas de IR. Teria que fazer as contas para ver se qual seria mais vantajoso.

- Se não precisar do dinheiro antes dos 2 anos:

--> Análise de risco: o valor investido estará coberto pelo FGC? Então não faria tanta diferença o risco de 2 ou 3 anos de investimento em um mesmo título. Agora se o valor passar do limite do FGC, aí a análise de risco teria que ser mais criteriosa. Inclusive tem um vídeo, não me lembro se live ou vídeo do canal  sobre o Banco Master.

--> Marcação a mercado. Os títulos mais longos tem mais tempo até seu pagamento para poder ter variação de preço e permitir a marcação a mercado. Porém em CDB não dá para fazer isso porque normalmente não há liquidez, quem recompra é a própria corretora e eles metem a mão. Se quiser fazer marcação a mercado, títulos do Tesouro Direto são mehores para isso.

--> 2 ou 3 anos? O título está pagando IPCA + X%, você acha que é um bom retorno para seu dinheiro? Problema é que só no futuro saberemos se a decisão de agora foi acertada ou não.
Considerando que você pegue o título de 2 anos. Vai que daqui a 2 anos, as taxas oferecidas sejam só de IPCA + X/2%. Você pode ficar arrependido de não ter pego para 3 anos. Agora, caso você pegue o de 3 anos, e daqui a 2 anos as taxas sejam 1.5 X% + IPCA, você também ficará arrependido de estar com o dinheiro preso por mais 1 anos.  

--> A taxa está boa, excelente ou normal? Não sei se há um histórico para rentabilidade de CDB, se houver, gostaria de saber também. Porém há o histórico para rentabilidade do Tesouro Direto, creio que seja um bom local para se analisar as taxas ao longo da história sabendo que as taxas do Tesouro são quase sempre um pouco menores que os dos CDB's. Por lá, temos uma ideia do quanto varia a rentabiliade dos CDB's e podemos tirar uma conclusão sobre o momento atual.

No final, a resposta para sua pergunta vai ser sempre: depende.. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 09/01/2025 at 18:42, Matheus Neves Carvalho disse:

Tardê!

Fala xará!

Tirando a situação que o amigo Eddy já explicou (títulos com mesma rentabilidade e prazos diferentes), eu pessoalmente penso da seguinte maneira:

- Investimentos de curtíssimo prazo (até um ano): LCIs/LCAs

- Investimentos de curto prazo (1-3 anos): prefixados

- Investimentos de médio prazo (4-6 anos): IPCA+

Por que faço isso?

- Curtíssimo prazo, para poder ter rendimento sobre valores que posso precisar e têm prazo certo.

- Curto prazo x médio prazo: no primeiro caso, dá pra ter uma certa ideia a respeito da inflação (por exemplo, por meio dos relatórios Focus do BC, ou outras análises que tentam "prever" a inflação). Mas quanto mais distante de hoje, mais difícil é fazer esta previsão. Por isso que quanto maior o prazo, eu prefiro IPCA+, porque assim (na pior das hipóteses) me protejo da inflação.

Claro, isso levando-se em consideração o contrafluxo, que sempre vem em primeiro lugar como critério para análise de renda fixa, é claro.

Lembrando que não estou fazendo nenhuma recomendação, mas só compartilhando experiências.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...