Jump to content
  • 1

FII - Perguntas no diagrama do Cerrado

Pergunta

Turma, resolvi mexer nas perguntas do meu diagrama do cerrado pros FII... mas não estou confiante que está bom. Sinceramente os FII é onde acho mais dificuldade em montar em função dessa loucura toda que anda ocorrendo, muita variação, P/VP que nunca são reajustados pra refletir um valor patrimonial real. Enfim, o que vocês acham das perguntas e quais perguntas ou criterios sugerem?

• Distribui dividendos a mais de 4 anos consistentemente?
  • Tem mais que 5 ativos? (Funcional pra FII DE TIJOLOS, mas como posso encontrar um diversificação segura pra FII de papel?)
  • O Yield está dentro ou acima da média para fundos imobiliários do mesmo tipo? 
  • Fundo de Tijolo?
  • P/VP Abaixo de 1?
  • Liquidez Diária acima de 10M?
  • VP Acima de 1Bi
  • Brabo 2
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

fii de papel os ativos sao os papeis

entao vc tem q avaliar alguns pontos

quantidade de papeis, se tem inadimplencia em alguns, quem sao os emissores, se as dividas geralmente sao indexadas a cdi ou ipca etc

exemplo: https://fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/exibirDocumento?id=811468&cvm=true

da uma olhada na pagina 11 em diante

fii de papel sao mais chatos de avaliar

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Habib Georges Jarrouge Neto disse:

Turma, resolvi mexer nas perguntas do meu diagrama do cerrado pros FII... mas não estou confiante que está bom. Sinceramente os FII é onde acho mais dificuldade em montar em função dessa loucura toda que anda ocorrendo, muita variação, P/VP que nunca são reajustados pra refletir um valor patrimonial real. Enfim, o que vocês acham das perguntas e quais perguntas ou criterios sugerem?

• Distribui dividendos a mais de 4 anos consistentemente?
  • Tem mais que 5 ativos? (Funcional pra FII DE TIJOLOS, mas como posso encontrar um diversificação segura pra FII de papel?)
  • O Yield está dentro ou acima da média para fundos imobiliários do mesmo tipo? 
  • Fundo de Tijolo?
  • P/VP Abaixo de 1?
  • Liquidez Diária acima de 10M?
  • VP Acima de 1Bi

Boa tarde, @Habib Georges Jarrouge Neto !

FIIs de papel nada mais são do que renda fixa como mencionado pelo amigo @Sergio Tanaka.

Uma alternativa para dar nota aos mesmos é seguindo uma linha semelhante a que você está fazendo, que seria criar perguntas duplas. Por exemplo: Tem mais que 5 ativos? / Segue o contrafluxo? 

Veja que a primeira pergunta seria respondida para um FII de tijolo e a segunda um FII de papel.

A outra forma de fazer a avaliação é semelhante ao que fazemos na renda fixa mesmo. Avaliamos o emissor (aqui poderemos avaliar no fundo de papel tanto o gestor do fundo como os emissores dos CRIs), a diversificação do portfólio do FII e outros pontos que julgar interessante e pertinentes ao FII como já considerou aí em ter um valor determinado de liquidez mínima, VP, DY, P/VP (acima de 1 para FII de papel não compensa), etc.

Após isso, você elenca a nota marcando perguntas como sim ignorando o que está escrito nelas, a fins de chegar a uma nota desejada.

Espero que ajude!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Para os FII de tijolo eu inclui (ou já estava lá já não me lembro pois mexi muito nas perguntas) os seguintes pontos (veja se acha interessante):

50% dos contratos com vencimento > 36 meses?

Baixa vacância (<20% para logístico e 10% para  os outros)

Patrimônio crescente nos últimos 5 anos

Dividendos crescentes ao longo dos anos (corrige a inflação)?

Não é dependente de um único inquilino ou imóvel.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...