Jump to content
  • 1

FII - Perguntas no diagrama do Cerrado

Habib Georges Jarrouge Neto

Pergunta

Turma, resolvi mexer nas perguntas do meu diagrama do cerrado pros FII... mas não estou confiante que está bom. Sinceramente os FII é onde acho mais dificuldade em montar em função dessa loucura toda que anda ocorrendo, muita variação, P/VP que nunca são reajustados pra refletir um valor patrimonial real. Enfim, o que vocês acham das perguntas e quais perguntas ou criterios sugerem?

• Distribui dividendos a mais de 4 anos consistentemente?
  • Tem mais que 5 ativos? (Funcional pra FII DE TIJOLOS, mas como posso encontrar um diversificação segura pra FII de papel?)
  • O Yield está dentro ou acima da média para fundos imobiliários do mesmo tipo? 
  • Fundo de Tijolo?
  • P/VP Abaixo de 1?
  • Liquidez Diária acima de 10M?
  • VP Acima de 1Bi
  • Brabo 2
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

fii de papel os ativos sao os papeis

entao vc tem q avaliar alguns pontos

quantidade de papeis, se tem inadimplencia em alguns, quem sao os emissores, se as dividas geralmente sao indexadas a cdi ou ipca etc

exemplo: https://fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/exibirDocumento?id=811468&cvm=true

da uma olhada na pagina 11 em diante

fii de papel sao mais chatos de avaliar

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Habib Georges Jarrouge Neto disse:

Turma, resolvi mexer nas perguntas do meu diagrama do cerrado pros FII... mas não estou confiante que está bom. Sinceramente os FII é onde acho mais dificuldade em montar em função dessa loucura toda que anda ocorrendo, muita variação, P/VP que nunca são reajustados pra refletir um valor patrimonial real. Enfim, o que vocês acham das perguntas e quais perguntas ou criterios sugerem?

• Distribui dividendos a mais de 4 anos consistentemente?
  • Tem mais que 5 ativos? (Funcional pra FII DE TIJOLOS, mas como posso encontrar um diversificação segura pra FII de papel?)
  • O Yield está dentro ou acima da média para fundos imobiliários do mesmo tipo? 
  • Fundo de Tijolo?
  • P/VP Abaixo de 1?
  • Liquidez Diária acima de 10M?
  • VP Acima de 1Bi

Boa tarde, @Habib Georges Jarrouge Neto !

FIIs de papel nada mais são do que renda fixa como mencionado pelo amigo @Sergio Tanaka.

Uma alternativa para dar nota aos mesmos é seguindo uma linha semelhante a que você está fazendo, que seria criar perguntas duplas. Por exemplo: Tem mais que 5 ativos? / Segue o contrafluxo? 

Veja que a primeira pergunta seria respondida para um FII de tijolo e a segunda um FII de papel.

A outra forma de fazer a avaliação é semelhante ao que fazemos na renda fixa mesmo. Avaliamos o emissor (aqui poderemos avaliar no fundo de papel tanto o gestor do fundo como os emissores dos CRIs), a diversificação do portfólio do FII e outros pontos que julgar interessante e pertinentes ao FII como já considerou aí em ter um valor determinado de liquidez mínima, VP, DY, P/VP (acima de 1 para FII de papel não compensa), etc.

Após isso, você elenca a nota marcando perguntas como sim ignorando o que está escrito nelas, a fins de chegar a uma nota desejada.

Espero que ajude!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Para os FII de tijolo eu inclui (ou já estava lá já não me lembro pois mexi muito nas perguntas) os seguintes pontos (veja se acha interessante):

50% dos contratos com vencimento > 36 meses?

Baixa vacância (<20% para logístico e 10% para  os outros)

Patrimônio crescente nos últimos 5 anos

Dividendos crescentes ao longo dos anos (corrige a inflação)?

Não é dependente de um único inquilino ou imóvel.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...