Jump to content

Oque vocês acham que pode acontecer !

Recommended Posts

Será que essa nova medida do governo, de taxar as pessoas que movimentam mais de 5 mil reais em suas contas, não pode ser muito pior do que imaginamos? Vamos supor que, daqui a um ou dois meses, as pessoas comecem a perceber o quanto terão que pagar em impostos e passem a sacar o dinheiro, voltando a utilizar moeda física para evitar essa taxação. Isso poderia levar os bancos a uma crise, porque, como sabemos, os bancos não possuem o valor total depositado pelos clientes disponível em caixa. Uma das poucas coisas que poderiam quebrar os bancos, ou talvez a única, seria se todos resolvessem sacar o próprio dinheiro ao mesmo tempo, agravando ainda mais a crise que o país já enfrenta.

• Brabo 4
Link para compartilhar

3 horas atrás, João Bartolomei disse:

Será que essa nova medida do governo, de taxar as pessoas que movimentam mais de 5 mil reais em suas contas, não pode ser muito pior do que imaginamos? Vamos supor que, daqui a um ou dois meses, as pessoas comecem a perceber o quanto terão que pagar em impostos e passem a sacar o dinheiro, voltando a utilizar moeda física para evitar essa taxação. Isso poderia levar os bancos a uma crise, porque, como sabemos, os bancos não possuem o valor total depositado pelos clientes disponível em caixa. Uma das poucas coisas que poderiam quebrar os bancos, ou talvez a única, seria se todos resolvessem sacar o próprio dinheiro ao mesmo tempo, agravando ainda mais a crise que o país já enfrenta.

Acho um cenário difícil de acontecer, e o governo não vai ser louco de ir atrás de todo mundo tbm, ele vai ferrar com a galera aos poucos pra evitar esse tipo de situação.

• Brabo 2
Link para compartilhar

Calma, não é como se as pessoas fossem sacar todo seu dinheiro dos bancos. Esse sim, seria um cenário catastrófico para as instituições bancárias.
Caso essa medida do pix se concetrize e o cidadão médio volte a negociar em dinheiro físico, só seria sacado o necessário para utilização no dia-a-dia. Imagine como se você não tivesse sem parar no carro e tivesse que pagar o pedágio para ir ao trabalho todo dia. Seria algo similar.

• Brabo 3
Link para compartilhar

16 horas atrás, Bruno Caffarate Zuanazzi disse:

Calma, não tem nenhuma taxa definida ainda. 
Eventual taxa, terá que passar pelo Congresso Nacional.

Por hora, é apenas uma comunicação dos bancos à RFB

O governo não é burro, no primeiro momento não vão criar uma Taxa sobre o PIX, apesar que alguns bancos já estão tarifando a operação. 

O que a receita está fazendo e o governo tbm tem interesse é de combater a sonegação, então é muito mais inteligente pro governo só cobrar aquilo que ele tá cobrando do que criar um novo imposto e ter um desgaste com a população, já que até aqui todo mês praticamente tentaram ou criaram um novo imposto ou subiu as alíquotas dos que já existem.

Fato é, eles vão fiscalizar com mais afinco, quem tá errado busca se organizar melhor, como contador eu venho alertando meus clientes quanto a sonegação e a utilização do pix para receber no CPF, como nunca deu nada a galera vai lerdando, hora que o fumo vir vai ser sofrido!

Hoje em dia a receita ela não age tanto de forma ostensiva, ela trabalha mais na parte de auto regularização do contribuinte, primeiro ela passa um medo desse no contribuinte dando a oportunidade pra ele se auto regularizar, dessa forma ela acaba arrecadando mais e gasta menos recursos para aumentar a arrecadação e está funcionando!

• Brabo 1
Link para compartilhar

19 horas atrás, João Bartolomei disse:

Vai acontecer quase nada, quando tem uma decisão que o povo não gosta o governo costuma abafar e jogar pro próximo ano.

• Brabo 1
Link para compartilhar

"taxar as pessoas que movimentam mais de 5 mil reais em suas contas"

A medida não é essa. A medida é que as instituições financeiras devem comunicar quando houver movimentação total mensal de 5k. É algo que os bancões já fazem. E duvido que já não teria uma porrada de gente pra cair na malha fina só com o que movimentam nos bancos tradicionais. 

Na minha opinião, talvez aumente o número de declarações que cairão na malha fina, mas não vai ser um número tão absurdo. Vão tentar achar um equilíbrio, um número que traga mais arrecadação, mas que não seja suficiente para invocar a revolta da população. Ainda mais que ano que vem tem eleições.. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

A minha opinião é que a gente só vai sentir o tamanho desse BO daqui muito tempo. Em tese esse ano ninguém vai ter problema com isso, porque a declaração de IR de 2025 acontece só em 2026. 2026 é ano eleitoral, economicamente o governo já tem muitos questionamentos (Dolar alto, juros alto, inflação, grandes gastos de máquina publica e etc), se ele quiser pegar pra taxar já em 2026, ele vai quebrar muita gente, porque negócios informais ou mesmo formais de pequeno porte, não tem uma gestão financeira tão organizada ao ponto de conseguir declarar de forma clara o que foram os gastos que ele teve, ou seja, o governo taxaria o faturamento e não o lucro. Caso isso aconteça, muita gente, inclusive que vota no governo vai ficar grilada, e ele vai ficar mais impopular.
Ou seja, eu penso, que não vão fazer nada ano que vem, talvez uma malha fina seletiva com alguns tipos de profissionais, mas o grosso dessa situação vai acontecer ou em 2027 caso o governo atual seja reeleito, e aí munido da popularidade que um governo eleito tem no primeiro ano ele pode fazer isso pra aumentar a arrecadação. Ou, caso a oposição ganhe, talvez na segunda metade do governo possa acontecer isso, porque independente do governo, todo mundo gosta de arrecadar imposto porque não quer gastar menos.
São muitas possibilidades, se for levar a ferro e fogo essa medida política o governo vai quebrar todo mundo, ou seja muita gente vai deixar de faturar. E pra taxar alguém tem que ganhar dinheiro, então eu acho que essa medida não vai ser tão forte como a gente tá imaginando não, porque se não é um suicídio político.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

On 10/01/2025 at 14:45, João Bartolomei disse:

Segundo meu contador, essa lei de que os bancos devem mandar as movimentações do Pix acima de 5 mil reais no mês já está em vigor há anos, e também as bandeiras de cartões de crédito; só que agora englobaram as fintechs Mercado Pago, PagBank... e está saindo mais na mídia, só isso.

• Brabo 4
Link para compartilhar

On 10/01/2025 at 17:39, Marcelo Ferraz Dos Santos disse:

Calma, não é como se as pessoas fossem sacar todo seu dinheiro dos bancos. Esse sim, seria um cenário catastrófico para as instituições bancárias.
Caso essa medida do pix se concetrize e o cidadão médio volte a negociar em dinheiro físico, só seria sacado o necessário para utilização no dia-a-dia. Imagine como se você não tivesse sem parar no carro e tivesse que pagar o pedágio para ir ao trabalho todo dia. Seria algo similar.

Eu não tenho no meu carro, mas normalmente quando eu vou trabalhar eles me pagam o pedágio!

• Brabo 2
Link para compartilhar

Essa monitorização já acontece normalmente junto ao bacen. Toda movimentação é enviada. Os bancos tem que informar. Agora sobre o dinheiro físico. Pode num primeiro momento querer voltar. Vai fazer o DREX começar a funcionar mais rápido e com isso vão extinguir o dinheiro físico. Isso vai levar um tempo. E vai acontecer. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

On 10/01/2025 at 12:45, João Bartolomei disse:

Acredito que não. Isso é um belo tiro no pé do próprio governo, mostrando sua incapacidade de gerir seus gastos e, por hora, aumentar ainda mais os gastos. Isso só evidencia o quanto é leviano. O governo, que afirma beneficiar os pobres, na prática faz o contrário, pois quem tem dinheiro, produz renda, declara, e aqueles que possuem muito dinheiro, mas muito mesmo, têm diversas maneiras de “sonegar” legalmente, já que os próprios mecanismos foram criados pelos interessados.

Além disso, acredito que a taxação só ocorra se suas receitas forem incompatíveis com seus gastos. Diferente do governo, que emite títulos do tesouro para pagar a dívida pública, se você ganha 5 mil e gasta 10 mil, os 5 mil precisam ser justificados. Na minha vida, isso não muda em nada, mas, para muitas pessoas, o PIX foi um grande facilitador, trazendo comodidade e facilidade. Primeiro, tudo fica mais simples, e depois vêm as cobranças, por assim dizer.

Agora, é aguardar o impacto disso. Quem tiver medo certamente passará a exigir pagamentos em dinheiro vivo. No Brasil, passamos a usar muito o PIX, débito e crédito, e a moeda de papel praticamente desapareceu.

Resta aguardar os próximos capítulos, mas descarto a possibilidade de uma quebradeira de bancos. Para um banco quebrar, seria necessário um efeito em larga escala; toda uma engrenagem precisa ruir antes para que o sistema bancário colapse.

Editado por Antonio De Matos Teixeira Neto
  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

On 10/01/2025 at 18:03, Gabriel De Castro disse:

cara assim, quem usou pix como se fosse dinheiro fisico é burro,
pq desde o começo a promessa era de q a RF ia saber de tudo, não faz nem sentido isso.

explica melhor isso aí..

você realmente acredita que a RF não vai saber o quanto você está movimentando só por que usou dinheiro físico?

a menos que a pessoa more no interior do interior onde ainda circula muito papel, tenha um emprego informal ou esteja fazendo algo ilícito tudo é eletrônico, registrado e eventualmente informado a RF.

e tem outra, como é que a pessoa vai investir e eventualmente acumular um patrimônio sem a RF saber?

é claro que eu preferiria que fosse menos imposto, mas prefiro manter as minhas obrigações em dia e ficar de cabeça tranquila do que virar um paranóico do dinheiro físico.

aqui é tudo no pix ou crédito.

dinheiro de papel só pra emergência e olhe lá.

• Brabo 4
Link para compartilhar

On 11/01/2025 at 12:56, Arthur Benaglia Da Costa disse:

A minha opinião é que a gente só vai sentir o tamanho desse BO daqui muito tempo. Em tese esse ano ninguém vai ter problema com isso, porque a declaração de IR de 2025 acontece só em 2026. 2026 é ano eleitoral, economicamente o governo já tem muitos questionamentos (Dolar alto, juros alto, inflação, grandes gastos de máquina publica e etc), se ele quiser pegar pra taxar já em 2026, ele vai quebrar muita gente, porque negócios informais ou mesmo formais de pequeno porte, não tem uma gestão financeira tão organizada ao ponto de conseguir declarar de forma clara o que foram os gastos que ele teve, ou seja, o governo taxaria o faturamento e não o lucro. Caso isso aconteça, muita gente, inclusive que vota no governo vai ficar grilada, e ele vai ficar mais impopular.
Ou seja, eu penso, que não vão fazer nada ano que vem, talvez uma malha fina seletiva com alguns tipos de profissionais, mas o grosso dessa situação vai acontecer ou em 2027 caso o governo atual seja reeleito, e aí munido da popularidade que um governo eleito tem no primeiro ano ele pode fazer isso pra aumentar a arrecadação. Ou, caso a oposição ganhe, talvez na segunda metade do governo possa acontecer isso, porque independente do governo, todo mundo gosta de arrecadar imposto porque não quer gastar menos.
São muitas possibilidades, se for levar a ferro e fogo essa medida política o governo vai quebrar todo mundo, ou seja muita gente vai deixar de faturar. E pra taxar alguém tem que ganhar dinheiro, então eu acho que essa medida não vai ser tão forte como a gente tá imaginando não, porque se não é um suicídio político.

Penso da mesma forma, mas algumas faixas de faturamento eles devem fiscalizar, tipo quem tá ganhando o dobro disso, ou seja, galera mais de classe média. 

Ainda hoje no Brasil boa parte dos profissionais liberais atuam PF recebendo Pix a rodo e não recolhem o carnê leão, aqui na comunidade devem ter pessoas que faturam acima de 5mil tranquilamente por exemplo um fisioterapeuta, a partir de 1 de janeiro também passou a ser obrigado a emitir o recibo pelo sistema chamado Receita Saúde que é vinculado ao carnê leão, então assim a receita na minha opinião vai mirar nesse perfil de profissionais e também nos MEI que faturam acima do limite.

Ambos os casos que listei sãos os que mais vejo no meu escritório todos os dias de pessoas nessa situação. Já vi Mei faturando 500mil no ano e se ferrando por isso.

Aqui em Goiás a Sefaz por exemplo monitora as notas fiscais de entrada (compra) de quem é Mei, se o Mei compra 81mil reais de mercadoria a partir do segundo ano de funcionamento ele recebe um desenquadramento que pode se tornar retroativo. Nesses casos o delegado fiscal orienta a recolher uma percentagem x com base e as notas fiscais de compra, como é retroativo vc declara a DAS de forma retroativa e declara todos os impostos então as guias já saem com multa e juros de mora, além de outras multas que o empresário vai tomar.

Só uma observação no Brasil taxa se o faturamento. 

Editado por Jefferson Cunha
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

17 horas atrás, Mikhail Koslowski disse:

explica melhor isso aí..

você realmente acredita que a RF não vai saber o quanto você está movimentando só por que usou dinheiro físico?

o que eu to falando é, quando as coisas são em dinheiro fisico dá pra sonegar boa parte, como empresa.
e as pessoas tavam usando pix como se fosse dinheiro fisico (inclusive dando desconto, que só é dado pq o valor do desconto é menor q a economia de impostos na sonegação), mas contanto que as 2 partes usem dinheiro fisico, é bem por ai mesmo, 

> a menos que a pessoa more no interior do interior onde ainda circula muito papel, tenha um emprego informal ou esteja fazendo algo ilícito tudo é eletrônico, registrado e eventualmente informado a RF.

uma das coisas ilicitas é não emitir nota fiscal e uau 90% das pequenas empresas fazem isso pra vendas em dinheiro.

>e tem outra, como é que a pessoa vai investir e eventualmente acumular um patrimônio sem a RF saber?

tem muitas formas, geralmente envolvem não investindo no brasil só em outros lugares (e da pra transferir enormes quantias de dinheiro sem a RF saber, só tem que saber como).

>é claro que eu preferiria que fosse menos imposto, mas prefiro manter as minhas obrigações em dia e ficar de cabeça tranquila do que virar um paranóico do dinheiro físico.

eu não. kkkkkk

• Brabo 2
Link para compartilhar

Gostaria de aproveitar o tema e perguntar:

Eu tenho meu mei, mas tudo que recebo é em pessoa física, quer dizer que posso cair na malha fina? Não tenho conta PJ,devo abrir ?

• Brabo 2
Link para compartilhar

8 minutes ago, Priscila Andreia disse:

Gostaria de aproveitar o tema e perguntar:

Eu tenho meu mei, mas tudo que recebo é em pessoa física, quer dizer que posso cair na malha fina? Não tenho conta PJ,devo abrir ?

Eu recomendo vc fazer isso, passar o faturamento da sua empresa na conta PJ e observar o principio da entidade que nada mais e do que  Evitar de misturar a PF com a PJ e claro observar o limite de faturamento do MEI.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...