Ricardo Fernandes Postado 4 horas atrás Author Compartilhar Postado 4 horas atrás (edited) nn, eu nao realizo prejuizo, quando recuperar (se recuperar) eu vendo Editado 4 horas atrás por Ricardo Fernandes Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ademilton Carvalho Postado 3 horas atrás Compartilhar Postado 3 horas atrás On 17/01/2025 at 04:36, Matheus Passos Silva disse: Oi Ademilton, Agora entendi rsrsrs. Então, é possível sim. Imagina que ele tem 30 ações de 5 setores diferentes, ou seja, seis ações por setor. Não vejo aqui como estando diversificado. Porque por mais que ele tenha 5 setores diferentes, se um deles for mal, aquela parte da carteira vai mal. Imagine que são 6 empresas do setor de energia. Se houver uma crise hidrelétrica como ocorreu no período do FHC, todas elas poderão ter problemas. E aí 20% da carteira dele fica comprometida. Isso sem falar que se faltar energia, provavelmente outras partes da carteira também serão prejudicadas hehehe. Por isso que nem sempre a quantidade de ações leva à diversificação. Tudo vai depender do que ele tem na carteira. Espero ter ajudado! Você é um sujeito muito sensato, Matheus, receio ter que discordar de você. Seis ações por Setor!!? Você realmente acredita que isso é possível? Eu ainda disse talvez fosse possível... mas não nessa medida. Acho possível ele ter até 8 em empresas do mesmo setor e que esse setor seja o varejo, porem dificilmente vejo as outras 22 empresas estando em menos de 6 setores. Posso tá errado. Deve ter um louco aí fora, mas aqui na AUVP... Improvável. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ademilton Carvalho Postado 2 horas atrás Compartilhar Postado 2 horas atrás On 20/01/2025 at 14:59, Ricardo Fernandes disse: eu tenho bbas, BMG, pine, petrobras, brava energia, auren, cemig, vale, cmin, gerdau, jalles, raizen, cozan, goau, marcopolo, itausa, vamos, magalu, CVC, azev3, agro, cxse, ifcm, jhsf, positivo, qualicorp e irani ja vendi shulz, b3sa3 e melk De acordo com ChatGPT: (Eu não dei doublecheck, qualquer correção, me avisem) Quote Setor Bancário e Financeiro: BBAS (Banco do Brasil) BMG (Banco BMG) Pine (Banco Pine) CXSE (Caixa Seguridade) IFCM (Investimentos financeiros) Itaúsa Energia e Petróleo: Petrobras Brava Energia Auren Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) Mineração e Siderurgia: Vale CMIN (CSN Mineração) Gerdau Goau (Metalúrgica Gerdau) Agroindústria: Agro (Brasil Agro) Raízen Cozan Jalles Consumo e Varejo: Magalu (Magazine Luiza) CVC (Turismo e viagens) Marcopolo (Transportes e ônibus) Vamos (Locação de veículos e máquinas pesadas) Tecnologia e Educação: Positivo (Tecnologia e eletrônicos) Saúde e Seguros: Qualicorp (Planos de saúde) Papel e Celulose: Irani Imóveis e Construção: JHSF (Empreendimentos imobiliários e shoppings) Indústria Diversificada: AZEV3 (Azevedo e Travassos – Construção e infraestrutura) Amigo, você vai ter um trabalho separando o joio do trigo nesse seu portfólio. E qual o sentido de ter GGBR e GOAU na carteira? É o mesmo que ter Itau e itausa. Muita exposição desnecessária, ao meu ver. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ademilton Carvalho Postado 2 horas atrás Compartilhar Postado 2 horas atrás 15 horas atrás, Eddy Paulini disse: Bom dia, @Ademilton Carvalho ! Apenas complementando nosso amigo @Matheus Passos Silva quanto a sua dúvida. Outro detalhe que podemos nos deparar neste caso que citou além da possibilidade de não existir a diversificação, é a exposição maior aos setores o que pode gerar desequilíbrio. Quanto mais empresas temos em um mesmo setor, maiores as chances de termos mais dinheiro do que deveria naquele setor. Além disso, é um aumento de exposição ao risco não sistemático. Imagine que em 30 ações da carteira, 20 sejam bancos e 10 sejam do setor de energia. Em um cenário onde possivelmente afete os bancos como, por exemplo, altos índices de inadimplência, o aumento do PDD aumenta e isso prejudica os bancos. E no nosso exemplo de carteira, mais de 50% da mesa vai sofrer. Espero que agregue um pouco ao tema! Concordo totalmente, Eddy. Mais empresas de um setor podem e costumam gerar exposição perniciosa no setor investido. Mas, porém, contudo, no entanto, todavia... Mais empresas podem e costumam gerar diversificação! E, assim como eu achei irreal o exemplo do @Matheus Passos Silva, o seu exemplo está ainda mais idílico. Segue minha resposta para ele: 18 minutes ago, Ademilton Carvalho disse: Você é um sujeito muito sensato, Matheus, receio ter que discordar de você. Seis ações por Setor!!? Você realmente acredita que isso é possível? Eu ainda disse talvez fosse possível... mas não nessa medida. Acho possível ele ter até 8 em empresas do mesmo setor e que esse setor seja o varejo, porem dificilmente vejo as outras 22 empresas estando em menos de 6 setores. Posso tá errado. Deve ter um louco aí fora, mas aqui na AUVP... Improvável. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ademilton Carvalho Postado 2 horas atrás Compartilhar Postado 2 horas atrás 13 horas atrás, Cliscerio Cavalcante Uchoa disse: Eu discordo sobre mesmo setor não é diversificação. Tenho 3 de energia, de 2021 pra 2025 hove uma grande diferença de crescimento. Uma subiu 170% outra 80% outra 50%. Logico q em crise todas vão cair, mas caem em proporções diferentes. Logico não bemos qual vai ter o melhor resultado por isso a diversificação. Tenho 20 ações e tento sempre manter o equilibrio entre elas. Amigo, se você investe em empresas que brigam pelo mesmo market share isso não é diversificação. Se você investe empresas exposta aos mesmo risco, isso não é diversificação. Se você investe em empresas que atuam com o mesmo produto, isso não é diversificação. Ex.: Suas empresas do setor elétrico, elas podem não brigar ano a ano pelo market share, mas elas tem que ganhar um leilão de décadas em décadas para obter uma concessão de operação em determinada região, fato que é muitíssimo celebrado por elas. Sobre os risco: cito o risco fiscal. Do dia para noite pode ocorrer do governo tributar o setor e as empresas serão prejudicadas como um todo. Já o produto, eletricidade: tá certo que não tem como escolher a "marca" da eletricidade que vem para sua casa. Mas digamos que você tem uma distribuidora de energia que atua com placas solares e outra não, se o mercado de energia solar avança, a sua distribuidora vai sentir certo aperto. Tudo isso é exemplo, há exceções e muitos 'se's aí no meio, porém deu para pegar a ideia. Apostar em múltiplas empresas de um único setor não vai de acordo com a diversificação. Para mim, diversificar significa proteger e não criar oportunidade de lucro. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ademilton Carvalho Postado 2 horas atrás Compartilhar Postado 2 horas atrás 13 horas atrás, Eli Sousa disse: Opa... então bora lá ?! hehehehe Não vou entrar no tema amplo do tópico, gostaria de focar apenas nessa parte de ter algumas empresas do mesmo setor na carteira. Eu confesso que tenho dificuldades em aceitar essa parte em específico e vou descorrer sobre isso. Digamos que numa carteira de 12/15 papéis, o investidor tem 3 ou 4 ações de empresas do setor financeiro, por exemplo, e no total ela tem 4 ou 5 setores representados na sua carteira, se o investidor tiver cuidado para que a soma das ações do setor financeiro não ultrapasse o limite estratégico, digamos que o investidor estipule que o máximo de exposição ao setor é 25% da carteira e desses ele divide entre as empresas que escolheu, eu entendo que está havendo uma diversificação sim, ele tem vários setores na carteira. Penso que, no exemplo dado, se a carteira possuir apenas 1 empresa do setor financeiro, podemos ter a situação do setor estar bem, mas a empresa selecionada não, sendo que se houvesse +1 empresa do mesmo setor diluimos o risco das empresas (não do setor). Claro que ao diluir o risco dilui-se também a rentabilidade, mas me parece que essa é a ideia da diversificação. Muito bem apontado. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts