Jump to content
  • 0

Minha carteira de renda variável

Sami Nehme Neto

Pergunta

Boa tarde pessoal, como vocês estão ? espero que bem,  gostaria da opinião/recomendação de vocês a referente a minha carteira de renda variável, essa carteira iniciou um pouco antes de eu aprender investir de verdade aqui na AUVP, estou tentando arrumar a casa,  comecei a investir a alguns anos , mas apenas em renda fixa, e a +- 1 ano e meio comecei a modificar meus investimentos , adicionando ações , FIIs, etf internacionais.

Alguns ativos desta carteira eu não aporto mais pelo aprendizado que tive no curso, e alguns são recomendações de assessor de "antigas igrejas" hehe

Metas:

Ações Internacionais 23%
Ações Nacionais 15%
FII 20%
REITS 2%
CRIPTO 10%
Renda Fixa 30%

Ações:

ALUP11 (não aporto mais)
B3SA3
BBAS3
CMIG4
CPLE6
ITUB4
PETR4
RADL3 (não aporto mais)
TIMS3 (não aporto mais)
VALE3
VIVT3
VULC3 (não aporto mais)
WEGE3
ITSA4
KLBN11
BBSE3
SAPR4
CXSE3
CSMG3
EGIE3  

FIIs

MXRF11
CPTS11 (não aporto mais)
VISC11
MANA11 (não aporto mais)
PVBI11
XPLG11
GARE11
XPML11
BTLG11
HGLG11
KNCA11

FII INFRA
JMBI11 (não aporto mais)

Etfs internacionais

IVV
QQQ
VT
VNQ
VNQI

Cripto

BTC
ETH
SOL

• Brabo 2
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
3 horas atrás, Sami Nehme Neto disse:

Boa tarde pessoal, como vocês estão ? espero que bem,  gostaria da opinião/recomendação de vocês a referente a minha carteira de renda variável, essa carteira iniciou um pouco antes de eu aprender investir de verdade aqui na AUVP, estou tentando arrumar a casa,  comecei a investir a alguns anos , mas apenas em renda fixa, e a +- 1 ano e meio comecei a modificar meus investimentos , adicionando ações , FIIs, etf internacionais.

Alguns ativos desta carteira eu não aporto mais pelo aprendizado que tive no curso, e alguns são recomendações de assessor de "antigas igrejas" hehe

Metas:

Ações Internacionais 23%
Ações Nacionais 15%
FII 20%
REITS 2%
CRIPTO 10%
Renda Fixa 30%

Ações:

ALUP11 (não aporto mais)
B3SA3
BBAS3
CMIG4
CPLE6
ITUB4
PETR4
RADL3 (não aporto mais)
TIMS3 (não aporto mais)
VALE3
VIVT3
VULC3 (não aporto mais)
WEGE3
ITSA4
KLBN11
BBSE3
SAPR4
CXSE3
CSMG3
EGIE3  

FIIs

MXRF11
CPTS11 (não aporto mais)
VISC11
MANA11 (não aporto mais)
PVBI11
XPLG11
GARE11
XPML11
BTLG11
HGLG11
KNCA11

FII INFRA
JMBI11 (não aporto mais)

Etfs internacionais

IVV
QQQ
VT
VNQ
VNQI

Cripto

BTC
ETH
SOL

Boa noite, @Sami Nehme Neto !

Os percentuais me parecem ok mesmo não sabendo de fato seus objetivos.

O que eu começaria deixando para pensar sobre a quantidade de ativos. Falando de ações e FIIs, são 25 ativos para acompanhar. A questão que fica é: você realmente conseguirá acompanhar essa quantidade de ativos? E lembrando que acompanhar não é ficar olhando cotação, mas sim ler relatórios, acompanhar resultados, ver se as empresas estão crescendo ou se mantendo, enfim. É um trabalhinho aí a ser feito.

Se for uma quantidade ok de ativos, beleza.

Ainda sobre a quantidade vamos ao segundo ponto que eu gostaria de deixar que é sobre as correlações. Quando temos muitos ativos tendemos a ter maiores exposições entre ativos de um mesmo setor onde isso gera alguns problemas. Apenas para detalhar um pouco mais alguns exemplos:

CXSE e BBSE: ambas pertencem ao mesmo setor o que gera uma competição pelo mesmo marketshare onde a tendência é que para uma crescer, ela vai tomar o espaço de crescimento da outra;

O mesmo é aplicado nos bancos, saneamento e elétricas. Mesmo que não haja competição por um marktshare (CSMG e SAPR, por exemplo) há o risco que chamamos de risco não sistemático que é o risco que envolve um setor como um todo ou uma empresa. Em uma crise hídrica nacional (cenário hipotético), as duas empresas de saneamento passariam por maus bocados o que aumenta o risco das mesmas. Como você tem duas empresas em um mesmo setor, a tendência é que você tenha mais valor aportado nessa área o que aumenta o percentual de patrimônio que vai ficar em alerta.

E novamente isso é aplicável para outros setores que existe uma correlação.

CMIG4 eu deixo o adendo sobre o tag along. Ela não tem o que já é um critério eliminatório para nós investidores de longo prazo. Não vale o risco. Mesmo que seja migrado para as ações ON do ativo, não acho que faz muito sentido por conta do free float do ativo ser baixo o que impacta na liquidez e que por consequência gera muita oscilação dificultando a eventual entrada ou saída do ativo. 

A parte de FIIs me parece bem razoável. 

ETFs internacionais também salvo que, dando uma visão mais pessoal, acho que a correlação entre o QQQ e o IVV um pouco alta. Mas como disse, é uma visão mais pessoal e dentro da minha estratégia.

Espero que agregue um pouco aí nos estudos!

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Eddy Paulini disse:

Boa noite, @Sami Nehme Neto !

Os percentuais me parecem ok mesmo não sabendo de fato seus objetivos.

O que eu começaria deixando para pensar sobre a quantidade de ativos. Falando de ações e FIIs, são 25 ativos para acompanhar. A questão que fica é: você realmente conseguirá acompanhar essa quantidade de ativos? E lembrando que acompanhar não é ficar olhando cotação, mas sim ler relatórios, acompanhar resultados, ver se as empresas estão crescendo ou se mantendo, enfim. É um trabalhinho aí a ser feito.

Se for uma quantidade ok de ativos, beleza.

Ainda sobre a quantidade vamos ao segundo ponto que eu gostaria de deixar que é sobre as correlações. Quando temos muitos ativos tendemos a ter maiores exposições entre ativos de um mesmo setor onde isso gera alguns problemas. Apenas para detalhar um pouco mais alguns exemplos:

CXSE e BBSE: ambas pertencem ao mesmo setor o que gera uma competição pelo mesmo marketshare onde a tendência é que para uma crescer, ela vai tomar o espaço de crescimento da outra;

O mesmo é aplicado nos bancos, saneamento e elétricas. Mesmo que não haja competição por um marktshare (CSMG e SAPR, por exemplo) há o risco que chamamos de risco não sistemático que é o risco que envolve um setor como um todo ou uma empresa. Em uma crise hídrica nacional (cenário hipotético), as duas empresas de saneamento passariam por maus bocados o que aumenta o risco das mesmas. Como você tem duas empresas em um mesmo setor, a tendência é que você tenha mais valor aportado nessa área o que aumenta o percentual de patrimônio que vai ficar em alerta.

E novamente isso é aplicável para outros setores que existe uma correlação.

CMIG4 eu deixo o adendo sobre o tag along. Ela não tem o que já é um critério eliminatório para nós investidores de longo prazo. Não vale o risco. Mesmo que seja migrado para as ações ON do ativo, não acho que faz muito sentido por conta do free float do ativo ser baixo o que impacta na liquidez e que por consequência gera muita oscilação dificultando a eventual entrada ou saída do ativo. 

A parte de FIIs me parece bem razoável. 

ETFs internacionais também salvo que, dando uma visão mais pessoal, acho que a correlação entre o QQQ e o IVV um pouco alta. Mas como disse, é uma visão mais pessoal e dentro da minha estratégia.

Espero que agregue um pouco aí nos estudos!

Salve @Eddy Paulini agradeço pelas considerações, você agregou e muito , concordo 100% que a quantidade de ativos é alta, eu to nessa luta , tentando reparar os erros, na verdade so estou esperando a oportunidade para me livrar desse excesso desnecessário de ativos que me arrependi de investir , mas estou esperando a hora certa para não cometer o erro de vender na baixa , estou estudando para arrumar a casa 

O QQQ tem muitos ativos do IVV,  mas a correlação desses ativos apresenta uma diferença considerável no ETF QQQ, a estratégia nesse caso foi utilizar o QQQ para impulsionar um pouco a rentabilidade anual, mas entendo que aumenta o nivel de risco na carteira, por isso estou investindo bem menos nesse ETF comparado ao IVV ( posso estar falando besteira )  

Meu objetivo é a liberdade financeira mesmo, mas já fui conservador demais, to tentando mudar um pouco isso, pois no diagrama do cerrado , a renda fixa acaba ficando em 89% da carteira , pelos anos que investi somente nisso. 

Uma dúvida referente a correlação de ativos, no caso seguradora da caixa e do bb concorrem entre eles, mas se ter  BBSE e BBAS3 na carteira pode ser positivo ? já que se um atinge um resultado positivo agrega no outro? 

Obrigado pelas considerações e dicas! ajudou demais!

Editado por Sami Nehme Neto
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
6 horas atrás, Sami Nehme Neto disse:

Metas:

Ações Internacionais 23%
Ações Nacionais 15%
FII 20%
REITS 2%
CRIPTO 10%
Renda Fixa 30%

Ações:

ALUP11 (não aporto mais)
B3SA3
BBAS3
CMIG4
CPLE6
ITUB4
PETR4
RADL3 (não aporto mais)
TIMS3 (não aporto mais)
VALE3
VIVT3
VULC3 (não aporto mais)
WEGE3
ITSA4
KLBN11
BBSE3
SAPR4
CXSE3
CSMG3
EGIE3  

FIIs

MXRF11
CPTS11 (não aporto mais)
VISC11
MANA11 (não aporto mais)
PVBI11
XPLG11
GARE11
XPML11
BTLG11
HGLG11
KNCA11

FII INFRA
JMBI11 (não aporto mais)

Etfs internacionais

IVV
QQQ
VT
VNQ
VNQI

Cripto

BTC
ETH
SOL

Uma curiosidade, porque decidiu parar de aportar na RADL3?

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
18 minutes ago, Lucas Consoli Pereira disse:

Uma curiosidade, porque decidiu parar de aportar na RADL3?

Nesse caso estou arriscando mesmo, pois está entre as top 10 rede de farmácia mundial, e vem sempre expandindo, como trabalho nessa área, acredito que pode dar resultado a longo prazo, não é nenhuma recomendação, é um setor perene mas é uma aposta pessoal minha, no momento não estou aportando , só acompanhando, minha carteira de ações esta muito extensa, estou tentando concertar,  estou dando prioridade a outros tipos de ativos nesse momento de crise.

Editado por Sami Nehme Neto
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
38 minutes ago, Sami Nehme Neto disse:

Nesse caso estou arriscando mesmo, pois está entre as top 10 rede de farmácia mundial, e vem sempre expandindo, como trabalho nessa área, acredito que pode dar resultado a longo prazo, não é nenhuma recomendação, é um setor perene mas é uma aposta pessoal minha, no momento não estou aportando , só acompanhando, minha carteira de ações esta muito extensa, estou tentando concertar,  estou dando prioridade a outros tipos de ativos nesse momento de crise.

Legal, eu perguntei pois tambem tenho em carteira, e nao encontrei perda dos fundamentos, por isso fiquei curioso rsrs.

Foi mais uma questao de estrategia sua mesmo. Valeu pelo feedback!!!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Sami Nehme Neto disse:

Metas:

Ações Internacionais 23%
Ações Nacionais 15%
FII 20%
REITS 2%
CRIPTO 10%
Renda Fixa 30%

Ações:

ALUP11 (não aporto mais)
B3SA3
BBAS3
CMIG4
CPLE6
ITUB4
PETR4
RADL3 (não aporto mais)
TIMS3 (não aporto mais)
VALE3
VIVT3
VULC3 (não aporto mais)
WEGE3
ITSA4
KLBN11
BBSE3
SAPR4
CXSE3
CSMG3
EGIE3  

FIIs

MXRF11
CPTS11 (não aporto mais)
VISC11
MANA11 (não aporto mais)
PVBI11
XPLG11
GARE11
XPML11
BTLG11
HGLG11
KNCA11

FII INFRA
JMBI11 (não aporto mais)

Etfs internacionais

IVV
QQQ
VT
VNQ
VNQI

Cripto

BTC
ETH
SOL

Olá Sami,

O Eddy acabou já colocando os comentários principais nessa análise da sua carteira, então não vou ser repetitivo aqui.

Quero só chamar a atenção para dois pontos:

1. BBSE e BBAS3: duas empresas do mesmo "grupo" econômico, então ocorre correlação do mesmo jeito apesar de serem de setores diferentes. Entendo ser uma correlação menor justamente por serem de setores diferentes, mas se o banco der ruim, provavelmente a seguradora seguirá o mesmo rumo.
  2. Você falou que seu objetivo é "ajeitar sua carteira". Minha sugestão então seria ter apenas uma empresa de cada setor que você considerar relevante. Por exemplo, no setor de bancos, você tem pelo menos dois (BBAS3 e ITUB4), podendo ser considerados três (ITSA4); no setor de seguradoras você tem duas (BBSE3 e CXSE3); energia elétrica são três (CMIG4, CPLE6 e EGIE3); e no saneamento você tem duas (SAPR4 e  CSMG3). Talvez fosse interessante você escolher apenas uma por setor e focar nesta empresa, pois assim você já daria uma boa "limpada" ou "organizada" nos seus investimentos.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Sami Nehme Neto disse:

Uma dúvida referente a correlação de ativos, no caso seguradora da caixa e do bb concorrem entre eles, mas se ter  BBSE e BBAS3 na carteira pode ser positivo ? já que se um atinge um resultado positivo agrega no outro? 

@Sami Nehme Neto não vejo uma correlação direta mas na minha visão existe um risco. Ambos fazem parte de um mesmo grupo e entendo que os resultados e desempenho de gestão de uma empresa podem interferir tanto positiva como negativamente na outra. Não é uma relação direta, vejo mais como um risco deveras pequenos mas existente.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...