Jump to content
  • 0

Dúvida sobre o FGC

Rafael Deitos Salfer

Pergunta

Gostaria de saber se eu entendi como funciona o FGC, tenho medo de estar com algum conceito errado.

O meu limite total é de 1 milhão, entretanto, o máximo que posso ter em uma única instituição é 250 mil. Correto?

Exemplo: Se eu possuir exatamente 1 milhão investido em CDB's, em 10 instituições (100.000 cada), todo o valor investido está coberto pelo FGC, correto? 

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
4 horas atrás, Rafael Deitos Salfer disse:

Gostaria de saber se eu entendi como funciona o FGC, tenho medo de estar com algum conceito errado.

O meu limite total é de 1 milhão, entretanto, o máximo que posso ter em uma única instituição é 250 mil. Correto?

Exemplo: Se eu possuir exatamente 1 milhão investido em CDB's, em 10 instituições (100.000 cada), todo o valor investido está coberto pelo FGC, correto? 

Olá Rafael,

Ao meu ver, o seu entendimento está correto. Vou reforçar e detalhar com base no seu exemplo para deixar ainda mais claro:

• O limite global de cobertura é de R$ 1 milhão por CPF (ou CNPJ) em um período de 4 anos.
  • O limite por instituição ou conglomerado financeiro é de R$ 250 mil.

No seu exemplo, você tem R$ 1 milhão distribuído em CDBs de 10 instituições financeiras diferentes, com R$ 100 mil em cada uma. Nesse caso, todo o valor está coberto pelo FGC, pois:

• Nenhuma aplicação individual ultrapassa o limite de R$ 250 mil por instituição.
  • O valor total investido, R$ 1 milhão, não excede o limite global de cobertura.

Se alguma das instituições falir, o FGC garantirá a devolução do valor investido (até os limites mencionados) no prazo estabelecido, sem que você tenha prejuízo.

Agora, atenção ao cenário de alerta: se, por exemplo, você tivesse R$ 300 mil investidos em uma única instituição, apenas R$ 250 mil estariam cobertos pelo FGC. Os R$ 50 mil excedentes não seriam garantidos e estariam sujeitos ao risco de crédito da instituição.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 1
10 horas atrás, Rafael Deitos Salfer disse:

o máximo que posso ter em uma única instituição é 250 mil.

Lembrando que é por instituição emissora do título e não corretora. Se você comprar títulos do banco MASTER pela BTG, Banco do Brasil, XYZ Corretora, o que conta é ser do MASTER. Então teria q somar todos deles para conferir o limite.

Outro ponto importante, é que esse limite de 250k é já contando os rendimentos do título. Então tem que fazer as contas considerando a rentabilidade contratada. Não é investido 250k, a cobertura é de 250k. Percebe a diferença?

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...