Jonas Pires Filho Postado Quarta-feira às 23:31 Compartilhar Postado Quarta-feira às 23:31 Boa noite. SEEE entendi bem, na fase de acúmulo e considerando que sejam feitas análises de liquidez, patrimônio, etc, não faz sentido comprar ETFs americanos quando há o correspondente irlandês. Pois imposto é menor. Correto? E na hora que fosse vender, o "problema" seria só a questão do horário, principalmente. É isso msm? Há mais algum detalhe importante pra ser considerado, além de taxa? 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Matheus Passos Silva Postado Quinta-feira às 13:06 Post popular Compartilhar Postado Quinta-feira às 13:06 13 horas atrás, Jonas Pires Filho disse: Boa noite. SEEE entendi bem, na fase de acúmulo e considerando que sejam feitas análises de liquidez, patrimônio, etc, não faz sentido comprar ETFs americanos quando há o correspondente irlandês. Pois imposto é menor. Correto? E na hora que fosse vender, o "problema" seria só a questão do horário, principalmente. É isso msm? Há mais algum detalhe importante pra ser considerado, além de taxa? Oi Jonas, Sua análise está correta e bem embasada. Vou detalhar alguns pontos relevantes para confirmar o raciocínio e acrescentar informações: Imposto sobre dividendos (taxa reduzida em ETFs irlandeses) ETFs americanos: Investidores estrangeiros estão sujeitos a uma taxa de 30% de imposto retido na fonte sobre dividendos. ETFs irlandeses: Não sofrem essa retenção de 30% sobre dividendos, pois há acordos fiscais entre a Irlanda e os EUA que permitem uma retenção de apenas 15% na origem. Isso faz com que o rendimento líquido seja maior para investidores internacionais. Momento da venda (horários e liquidez) Horários de negociação: ETFs irlandeses seguem o horário europeu. Já os ETFs americanos seguem o horário de Nova York. Liquidez: ETFs americanos tendem a ter maior liquidez que seus correspondentes irlandeses, mas a maioria dos ETFs irlandeses populares (como os que seguem índices como o S&P500) também possui boa liquidez. A liquidez deve ser analisada caso a caso. Taxas e custos Além do imposto sobre dividendos, é importante comparar a taxa de administração dos ETFs irlandeses com os americanos. ETFs americanos costumam ter taxas de administração mais baixas devido ao tamanho do mercado, mas isso nem sempre compensa o impacto fiscal. Outro detalhe é o spread bid/ask (diferença entre preço de compra e venda), que pode ser ligeiramente maior nos ETFs irlandeses devido ao menor volume negociado, mas deve ser aceitável para os ETFs mais líquidos. Diversificação cambial Moeda base: ETFs irlandeses costumam ser precificados em euros ou libras, enquanto os americanos são em dólares. Isso pode influenciar dependendo da moeda em que você quer manter seu patrimônio e das taxas de câmbio no momento da conversão. Em síntese, na fase de acúmulo, faz mais sentido priorizar ETFs irlandeses quando disponíveis e equivalentes, devido à tributação mais vantajosa, especialmente sobre dividendos. O "problema" na venda seria basicamente o horário de negociação e a menor liquidez em alguns casos, mas nada que inviabilize a estratégia. Além disso, fatores como taxa de administração, custos cambiais e imposto sobre herança também devem ser considerados para uma análise completa. Espero ter ajudado! 3 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Kenner Gonçalves Viana Postado Quinta-feira às 13:09 Compartilhar Postado Quinta-feira às 13:09 3 minutes ago, Matheus Passos Silva disse: Oi Jonas, Sua análise está correta e bem embasada. Vou detalhar alguns pontos relevantes para confirmar o raciocínio e acrescentar informações: Imposto sobre dividendos (taxa reduzida em ETFs irlandeses) ETFs americanos: Investidores estrangeiros estão sujeitos a uma taxa de 30% de imposto retido na fonte sobre dividendos. ETFs irlandeses: Não sofrem essa retenção de 30% sobre dividendos, pois há acordos fiscais entre a Irlanda e os EUA que permitem uma retenção de apenas 15% na origem. Isso faz com que o rendimento líquido seja maior para investidores internacionais. Momento da venda (horários e liquidez) Horários de negociação: ETFs irlandeses seguem o horário europeu. Já os ETFs americanos seguem o horário de Nova York. Liquidez: ETFs americanos tendem a ter maior liquidez que seus correspondentes irlandeses, mas a maioria dos ETFs irlandeses populares (como os que seguem índices como o S&P500) também possui boa liquidez. A liquidez deve ser analisada caso a caso. Taxas e custos Além do imposto sobre dividendos, é importante comparar a taxa de administração dos ETFs irlandeses com os americanos. ETFs americanos costumam ter taxas de administração mais baixas devido ao tamanho do mercado, mas isso nem sempre compensa o impacto fiscal. Outro detalhe é o spread bid/ask (diferença entre preço de compra e venda), que pode ser ligeiramente maior nos ETFs irlandeses devido ao menor volume negociado, mas deve ser aceitável para os ETFs mais líquidos. Diversificação cambial Moeda base: ETFs irlandeses costumam ser precificados em euros ou libras, enquanto os americanos são em dólares. Isso pode influenciar dependendo da moeda em que você quer manter seu patrimônio e das taxas de câmbio no momento da conversão. Em síntese, na fase de acúmulo, faz mais sentido priorizar ETFs irlandeses quando disponíveis e equivalentes, devido à tributação mais vantajosa, especialmente sobre dividendos. O "problema" na venda seria basicamente o horário de negociação e a menor liquidez em alguns casos, mas nada que inviabilize a estratégia. Além disso, fatores como taxa de administração, custos cambiais e imposto sobre herança também devem ser considerados para uma análise completa. Espero ter ajudado! Temos essa opção na conta internacional do B T G? 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eli Sousa Postado Quinta-feira às 13:15 Compartilhar Postado Quinta-feira às 13:15 3 minutes ago, Matheus Passos Silva disse: ETFs irlandeses: Não sofrem essa retenção de 30% sobre dividendos, pois há acordos fiscais entre a Irlanda e os EUA que permitem uma retenção de apenas 15% na origem. Isso faz com que o rendimento líquido seja maior para investidores internacionais. Bom dia! Matheus, aproveitando o assunto... eu estava lendo esse tópico na "Base de Conhecimento" e fiquei com dúvida nessa parte da retenção de 15% nos ETFs Irlandeses. Lendo o post fiquei com a impressão que no caso dos irlandeses essa retenção não serve para abater no IR (do Brasil) ? No post faz a comparação de tributação considerando que os ETFs americanos sofrem cobrança de 30% e isso compensa na cobrança de IR (zerando o IR sobre os dividendos), já os irlandeses são cobrados em 15%, e depois + 15% (na nova legislação) aqui no brasil (15% de 85%). É isso mesmo? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Passos Silva Postado Quinta-feira às 15:49 Compartilhar Postado Quinta-feira às 15:49 2 horas atrás, Kenner Gonçalves Viana disse: Temos essa opção na conta internacional do B T G? Oi Kenner, Temos a opção dos ETFs americanos. Os irlandeses ainda não estão disponíveis por lá. Então se você quiser comprá-los terá de ser por uma corretora internacional - sugiro a Interactive Brokers mesmo. Espero ter ajudado! 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Passos Silva Postado Quinta-feira às 15:50 Compartilhar Postado Quinta-feira às 15:50 2 horas atrás, Eli Sousa disse: Bom dia! Matheus, aproveitando o assunto... eu estava lendo esse tópico na "Base de Conhecimento" e fiquei com dúvida nessa parte da retenção de 15% nos ETFs Irlandeses. Lendo o post fiquei com a impressão que no caso dos irlandeses essa retenção não serve para abater no IR (do Brasil) ? No post faz a comparação de tributação considerando que os ETFs americanos sofrem cobrança de 30% e isso compensa na cobrança de IR (zerando o IR sobre os dividendos), já os irlandeses são cobrados em 15%, e depois + 15% (na nova legislação) aqui no brasil (15% de 85%). É isso mesmo? Oi Eli, Agora tu me apertou sem me abraçar kkkkk Confesso que nesta parte eu dou uma viajada. Talvez o @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia ou a @Daniele Vilela possam te dar uma luz hehehe. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eli Sousa Postado Quinta-feira às 17:13 Compartilhar Postado Quinta-feira às 17:13 1 hour ago, Matheus Passos Silva disse: Oi Eli, Agora tu me apertou sem me abraçar kkkkk Confesso que nesta parte eu dou uma viajada. Talvez o @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia ou a @Daniele Vilela possam te dar uma luz hehehe. Pior que o autor do Post que me referi é Matheus também... kkkk Estava falando deste post aqui: 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jonas Pires Filho Postado Quinta-feira às 17:39 Author Compartilhar Postado Quinta-feira às 17:39 4 horas atrás, Matheus Passos Silva disse: Oi Jonas, Sua análise está correta e bem embasada. Vou detalhar alguns pontos relevantes para confirmar o raciocínio e acrescentar informações: Imposto sobre dividendos (taxa reduzida em ETFs irlandeses) ETFs americanos: Investidores estrangeiros estão sujeitos a uma taxa de 30% de imposto retido na fonte sobre dividendos. ETFs irlandeses: Não sofrem essa retenção de 30% sobre dividendos, pois há acordos fiscais entre a Irlanda e os EUA que permitem uma retenção de apenas 15% na origem. Isso faz com que o rendimento líquido seja maior para investidores internacionais. Momento da venda (horários e liquidez) Horários de negociação: ETFs irlandeses seguem o horário europeu. Já os ETFs americanos seguem o horário de Nova York. Liquidez: ETFs americanos tendem a ter maior liquidez que seus correspondentes irlandeses, mas a maioria dos ETFs irlandeses populares (como os que seguem índices como o S&P500) também possui boa liquidez. A liquidez deve ser analisada caso a caso. Taxas e custos Além do imposto sobre dividendos, é importante comparar a taxa de administração dos ETFs irlandeses com os americanos. ETFs americanos costumam ter taxas de administração mais baixas devido ao tamanho do mercado, mas isso nem sempre compensa o impacto fiscal. Outro detalhe é o spread bid/ask (diferença entre preço de compra e venda), que pode ser ligeiramente maior nos ETFs irlandeses devido ao menor volume negociado, mas deve ser aceitável para os ETFs mais líquidos. Diversificação cambial Moeda base: ETFs irlandeses costumam ser precificados em euros ou libras, enquanto os americanos são em dólares. Isso pode influenciar dependendo da moeda em que você quer manter seu patrimônio e das taxas de câmbio no momento da conversão. Em síntese, na fase de acúmulo, faz mais sentido priorizar ETFs irlandeses quando disponíveis e equivalentes, devido à tributação mais vantajosa, especialmente sobre dividendos. O "problema" na venda seria basicamente o horário de negociação e a menor liquidez em alguns casos, mas nada que inviabilize a estratégia. Além disso, fatores como taxa de administração, custos cambiais e imposto sobre herança também devem ser considerados para uma análise completa. Espero ter ajudado! Olá. Sim sim! Ajudou bastante.. deu mais segurança. Muito obrigado!! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eddy Paulini Postado Quinta-feira às 21:10 Compartilhar Postado Quinta-feira às 21:10 7 horas atrás, Kenner Gonçalves Viana disse: Temos essa opção na conta internacional do B T G? Boa noite, @Kenner Gonçalves Viana ! Apenas confirmando sobre isso. Hoje no BTG não é possível. O BTG tem acesso por ora somente ao mercado americano mesmo como citado. Soubemos aqui que o BTG está em negociação para ter acesso a outras bolsas incluindo a irlandesa. Mas não tem uma previsão de data para que isso aconteça ainda. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia Postado ontem às 03:03 Compartilhar Postado ontem às 03:03 (edited) On 16/01/2025 at 12:50, Matheus Passos Silva disse: Oi Eli, Agora tu me apertou sem me abraçar kkkkk Confesso que nesta parte eu dou uma viajada. Talvez o @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia ou a @Daniele Vilela possam te dar uma luz hehehe. Olà @Jonas Pires Filho, @Matheus Passos Silva, será q dá pra ajudar mais? Vc já deu aula aí meu caro... Mas vou tentar um mero complemento aqui, bem singelo... Rsss Os etfs irlandeses são negociados, via de regra, na bolsa de Londres que, por sua vez, só conseguimos avesso via interactive brokers. Infelizmente o betegê atualmente não concede acesso ao mercado europeu. Os etfs sequem a regra de tributação do país sede e, entre irlanda e EUA existe um tratado internacional que concede benefício fiscal da ordem de 50%. Ou seja, se vc tem um desconto de 30% sobre os rendimentos auferidos sobre a distribuição de lucros relacionados às ações e etfs americanos, já na irlanda essa mesma retenção é de apenas 15%. Ademais, a irlanda possui etfs praticamente idênticos aos do mercado americano (com menos liquidez, mas para investidores pequenos não faz tanta diferença), além de existirem as modalidades de "distribuição" ou "acumulação". Logo, se vc adquire um etf de "acumulação" equivalente a algum etf americano, esse etf alocará os rendimentos adquirindo mais cotas desses mesmo etf americano. Resultado disso é q vc não recebe dividendos e, por consequência, não precisará pagar absolutamente nada ao governo brasileiro enquanto não vender esse etf, podendo acumular esses lucros ao longo de todo período sem o pgto de impostos. Assim haverá um acréscimo patrimonial que não haveria com o mesmo investimento no mercado americano... Essa é a grande vantagem! No Brasil, vc pagará 15% sobre o ganho de capital somente no momento da venda, que é a diferença entre o preço de compra e o de venda... Não sei se me fiz claro na explicação e pude ajudar, mas qualquer dúvida estou a disposição... 😉 Editado 17 horas atrás por Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia Ortografia 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia Postado ontem às 03:07 Compartilhar Postado ontem às 03:07 5 horas atrás, Eddy Paulini disse: Boa noite, @Kenner Gonçalves Viana ! Apenas confirmando sobre isso. Hoje no B T G não é possível. O B T G tem acesso por ora somente ao mercado americano mesmo como citado. Soubemos aqui que o B T G está em negociação para ter acesso a outras bolsas incluindo a irlandesa. Mas não tem uma previsão de data para que isso aconteça ainda. @Eddy Paulini, De fato existem rumores disso, mas não existe nada concreto e, dentro da realidade brasileira, acho difícil de acontecer efetivamente, ao menos falando em curto prazo... Hodiernamente, só a interactive brokers mesmo meu amigo..... 🤷🏻♂️ 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Passos Silva Postado ontem às 07:10 Compartilhar Postado ontem às 07:10 4 horas atrás, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse: Olà @Jonas Pires Filho, @Matheus Passos Silva, será q dá pra ajudar mais? Vc já deu aula aí meu caro... Oi Arthur, Sou um mero estudante, e suas contribuições sempre são ótimas! Um abraço meu amigo! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eli Sousa Postado 22 horas atrás Compartilhar Postado 22 horas atrás 7 horas atrás, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse: Logo, se vc adquire um etf de "acumulação" equivalente a algum etf americano, esse etf alocará os rendimentos adquirindo mais cotas desses mesmo etf americano. Resultado disso é q vc não recebe dividendos e, por consequência, não precisará pagar absolutamente nada ao governo brasileiro enquanto não vender esse etf, podendo acumular esses lucros ao longo de todo período sem o pgto de impostos. Assim haverá um acréscimo patrimonial que não haveria com o mesmo investimento no mercado americano... Essa é a grande vantagem! No Brasil, vc pagará 15% sobre o ganho de capital somente no momento da venda, que é a diferença entre o preço de compra e o de venda... Opa... agora ficou claríssimo, totalmente límpido... hehehe... Obrigado Arthur! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts