Jump to content
  • 0

setores, como achar e escolher ???

João Vitor Silva Lima

Pergunta

gostaria de uma ajuda em relação aos setores que posso pesquisar para investir, tenho em mente como os primeiro, setores como bancos ou materiais básicos para a indústria, alguém pode me ajudar ??? quantos setores eu devo ter na carteira, tem uma quantidade adequada de empresa para investir, dentro de cada setor devo diversificar entre as empresas de um mesmo setor tantas seguras, medias e ariscadas ? como deve ser a linha de raciocínio a ser seguida ???

No meu conceito pessoal, tenho em mente que umas 20 empresas seria o ideal, nas quais 10 seria de perfil extremamente sólidos, 5 de perfil moderado e mais 5 que seria mais arriscadas.  Estou sendo coerente ou é uma linha de raciocino equivoca ?

Editado por João Vitor Silva Lima
  • Brabo 2
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

@João Vitor Silva Lima acaba sendo contraditório você saber quantas ações quer e não sabe em que setor procurar !

enfim vamos lá , depende de muita coisa :

- sua estratégia

- por quanto tempo pensa em aportar visando crescimento de patrimonio 

- seu perfil 

sobre os segmentos 

- bancos 

- seguradoras 

- energia 

- saneamento 

- comodities (aqui precisa entender os ciclos pra saber quando entrar)

Enfim difícil alguém opiniar em quis setores cada um deveria ter , até por que não é uma receita de bolo simples !

cada um tem uma idade , um horizonte , metas diferentes , aportes diferentes , montante inicial diferente , enfim , defina os setores que você se sinta confortável e comece por eles , o resto vai acontecendo mês a mês 

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, João Vitor Silva Lima disse:

gostaria de uma ajuda em relação aos setores que posso pesquisar para investir, tenho em mente como os primeiro, setores como bancos ou materiais básicos para a indústria, alguém pode me ajudar ??? quantos setores eu devo ter na carteira, tem uma quantidade adequada de empresa para investir, dentro de cada setor devo diversificar entre as empresas de um mesmo setor tantas seguras, medias e ariscadas ? como deve ser a linha de raciocínio a ser seguida ???

No meu conceito pessoal, tenho em mente que umas 20 empresas seria o ideal, nas quais 10 seria de perfil extremamente sólidos, 5 de perfil moderado e mais 5 que seria mais arriscadas.  Estou sendo coerente ou é uma linha de raciocino equivoca ?

Boa tarde, @João Vitor Silva Lima !

Dando uns centavinhos de contribuição ao assunto.

Primeiro, um número necessariamente ideal de ativos na carteira não existe. Quando falamos de quantidade de ativos em carteira, devemos levar em consideração 2 pontos:

1 - A quantidade de ativos que conseguimos acompanhar. E acompanhar sabemos que é ler relatórios, analisar relatórios, interpretar se a empresa mantém seus fundamentos, e não olhar se as cotações estão subindo ou caindo. Dito isto, vale a reflexão: 20 ativos é uma quantidade que você conseguirá acompanhar? Além disso, vamos nos lembrar que podem entrar mais ativos que necessitem de acompanhamento como, por exemplo, FIIs. Se adicionar mais 10 FIIs, são 30 ativos para acompanhar. Dá pra dar conta?

2 - Quanto mais ações temos em carteira, mais aumentam as chances de termos uma exposição maior com mais empresas de um mesmo setor. Isso aumenta nossa exposição ao que chamamos de risco não sistemático que é o risco de uma empresa ou um risco setorial.

Para 10 anos que você comentou que é um prazo bacaninha mas menor do que a média de uns 15 anos que vemos por aqui, eu já pensaria em muito mais empresas de setores perenes com empresas sólidas do que ter muito mais exposição em empresas de crescimento. Logo, empresas de bancos, saneamento, energia, outras vertentes financeiras (seguradoras, corretoras, etc) acredito fazerem mais sentido. Óbvio que você pode colocar outros setores. Mas começar por estes mais convencionais por assim dizer é um bom start.

E por fim falando um pouco mais sobre o risco não sistemático que comentei antes e que se enquadrada com uma de suas dúvidas.

Como dito antes, quando estamos com mais de uma empresa no mesmo setor, estamos nos expondo mais ao que chamamos de risco não sistemático que é o risco relacionado a uma empresa ou setor. Isso significa que estamos mais sujeitos a ter mais pontas da carteira dando uma oscilada em determinados cenários econômicos. Vamos imaginar que eu tenha 3 bancos na carteira. Um cenário onde os bancos sofram, altos índices de inadimplência populacional, etc, faria com que meus três bancos entrassem em maior risco. É possível considerar também que por estarem inseridos no mesmo setor e até mesmo com ênfases diferentes, uma competição pelo mesmo marketshare vai existir. E o que costuma acontecer é que para uma empresa crescer, ela toma o espaço da outra. Em outras palavras, teremos uma empresa crescendo na carteira e outra sofrendo um pouco mais.

Por fim, vamos reforçar também que essa exposição tem ônus e bônus. Um dos bônus que vejo é minar um risco de empresa. Suponhamos um banco que está envolto do agro e outra em PF. Se o agro vai mal, as chances do banco que gosta de agro sofrer mais é maior do que a do banco que gosta de PF.

Espero que agregue ao tema!

Link para compartilhar

• Criar novo...