Jump to content
  • 0

PRONAMPE - INVESTIR

Floricultura Elaine Theodoro Ltda

Pergunta

Em dezembro, antes de conhecer AUVP, peguei um Pronampe com juros de selic +6% carância 9 meses
Fui convencida por meu gerente de que investiria e após carência conseguiria pagar as parcela com tranquilidade
Porém, os investimentos que fiz, não estão indo nesse sentido.

p.s. Meu caixa é saudável, na realidade eu não precisava do empréstimo

Alguma sugestão de alguém que lide melhor com os números?

• Brabo 2
Link para compartilhar

Recommended Posts

• 0
12 minutes ago, Floricultura Elaine Theodoro Ltda disse:

Em dezembro, antes de conhecer AUVP, peguei um Pronampe com juros de selic +6% carância 9 meses
Fui convencida por meu gerente de que investiria e após carência conseguiria pagar as parcela com tranquilidade

@Floricultura Elaine Theodoro Ltda quando você diz que investiu o dinheiro do Pronampe é investir no seu negócio ou no Mercado Financeiro? Pergunto, pois pegar financiamento para investir no Mercado Financeiro é furada. Os bancos ganham dinheiro pagando barato no dinheiro e emprestando mais caro.

Pelo que entendi você quer saber se mantem ou quita, certo? Se você consegue alavancar o negócio com dinheiro de terceiros, ótimo. Se não consegue, está pagando juros desnecessários.
Vale lembrar que durante o período de carência o valor está sendo corrigido.

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
7 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Floricultura Elaine Theodoro Ltda quando você diz que investiu o dinheiro do Pronampe é investir no seu negócio ou no Mercado Financeiro? Pergunto, pois pegar financiamento para investir no Mercado Financeiro é furada. Os bancos ganham dinheiro pagando barato no dinheiro e emprestando mais caro.

Pelo que entendi você quer saber se mantem ou quita, certo? Se você consegue alavancar o negócio com dinheiro de terceiros, ótimo. Se não consegue, está pagando juros desnecessários.
Vale lembrar que durante o período de carência o valor está sendo corrigido.

Investi em CDB e LCA, não pode ser quitado agora.

"Os bancos ganham dinheiro pagando barato no dinheiro e emprestando mais caro."
Entendi isso agora :(

Sei que ganhar não vou, mas quero pelo menos perder menos
Não preciso do dinheiro para meu negócio.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Floricultura Elaine Theodoro Ltda disse:

Investi em CDB e LCA, não pode ser quitado agora.

"Os bancos ganham dinheiro pagando barato no dinheiro e emprestando mais caro."
Entendi isso agora :(

Sei que ganhar não vou, mas quero pelo menos perder menos
Não preciso do dinheiro para meu negócio.

@Floricultura Elaine Theodoro Ltda provavelmente a rentabilidade que você conseguirá será menor que Selic+6%aa ainda mais com as perspectivas da Selic aumentar. Me parece que se você tiver caixa, quitar o Pronampe para não aumentar o rombo.

Não sou advogado, mas a vontade que dá é entrar com processo contra o gerente e o banco pelo "Negócio da China" oferecido. Pelo que você fala é clara a má intensão do gerente.

Vale lembrar que não é recomendação de fazer ou não. Você precisa analisar como isto impactaria no caixa da sua empresa.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Floricultura Elaine Theodoro Ltda provavelmente a rentabilidade que você conseguirá será menor que Selic+6%aa ainda mais com as perspectivas da Selic aumentar. Me parece que se você tiver caixa, quitar o Pronampe para não aumentar o rombo.

Não sou advogado, mas a vontade que dá é entrar com processo contra o gerente e o banco pelo "Negócio da China" oferecido. Pelo que você fala é clara a má intensão do gerente.

Vale lembrar que não é recomendação de fazer ou não. Você precisa analisar como isto impactaria no caixa da sua empresa.

Depois de estudar um pouquinho, já tinha chegado a essa conclusão.

Quem não estuda antes de tomar uma decisão financeira, é isso que dá

Muito obrigada

Vou ver a melhor forma de sair dessa. 💸

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 16/01/2025 at 18:37, Flavio Prado disse:

@Flavio Prado,

Olha que cabe processo sim! Nem precisa ser advogado para sentir a coisa errada...

Algum tempo atrás fizeram isso com um cliente e adivinha qual investimento deram a ele? Título de capitalização... 🤦🏻‍♂️

Problema é que o judiciário parece ter uma certa complacência com as instituições financeiras, de modo que precisamos comprovar bem esse tipo de situação...

É o que sempre digo, uma coisa é o Direito em si (isso a @Floricultura Elaine Theodoro Ltda tem) e outra é a prova desse direito. Se vc tiver aí troca de mensagens com o gerente, e-mails etc., aí começa a ficar bastante viável um processo contra o banco. Não hesite procurar um bom advogado da sua confiança se for possível!

@Daniele Vilela, me ajuda aí... Oq acha disso? 😉

• Brabo 2
  • Sad 1
Link para compartilhar

• 0
6 horas atrás, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

@Flavio Prado,

Olha que cabe processo sim! Nem precisa ser advogado para sentir a coisa errada...

Algum tempo atrás fizeram isso com um cliente e adivinha qual investimento deram a ele? Título de capitalização... 🤦🏻‍♂️

Problema é que o judiciário parece ter uma certa complacência com as instituições financeiras, de modo que precisamos comprovar bem esse tipo de situação...

É o que sempre digo, uma coisa é o Direito em si (isso a @Floricultura Elaine Theodoro Ltda tem) e outra é a prova desse direito. Se vc tiver aí troca de mensagens com o gerente, e-mails etc., aí começa a ficar bastante viável um processo contra o banco. Não hesite procurar um bom advogado da sua confiança se for possível!

Link para compartilhar

• 0

Pior que a moior parte da negociação foi por telefone.

Como disse tenho uma pequena empresa e entre todas as demandas do dia , ainda ter que lidar com isso é bem complicado.

Foi burrice minha, mantenho meu caixa saudável há muitos anos.
Se me perguntar como caí nessa, nem sei dizer.

Agora é torcer para selic cair.
Estou pesquisando uma aplicação que possa fazer pela PJ, para que pelo menos eu perca menos.

Pensando pelo lado positivo, tenho 150k no caixa e o parcelamento é de 36 meses.
Quebrar sei que não vou, mas fico pensando naqueles que tenham um caixa muito apertado.

De qualquer forma, muito obrigada pela orientação.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 16/01/2025 at 18:02, Floricultura Elaine Theodoro Ltda disse:

Que situação chata =/ Primeiro de tudo: você não está sozinha. Esse tipo de abordagem, infelizmente, é super comum, e muitos gerentes acabam empurrando produtos ou empréstimos sem avaliar de verdade a necessidade do cliente. Selic + 6% no Pronampe é uma taxa relativamente alta quando a Selic está elevada, então investir pra "bater" isso e ainda pagar as parcelas é realmente complicado, especialmente em cenários de curto prazo. Investimentos com esse tipo de retorno garantido praticamente não existem, e o gerente que sugeriu isso foi, no mínimo, irresponsável (pra não dizer outra coisa...).

Sobre processar o banco, é viável sim, mas como você mesma disse, o judiciário tem uma certa complacência com os bancos, então o ponto chave é a prova. Se você tiver:

- Mensagens do gerente sugerindo isso;

- Alguma proposta formal falando sobre o rendimento "garantido" do investimento;

- Comprovantes dos produtos sugeridos;

Isso fortalece muito o caso! O ideal seria procurar um advogado especializado em direito bancário ou do consumidor pra analisar. Pode ser que você consiga:

- Cancelar ou renegociar o empréstimo;

- Uma compensação por danos (se conseguir provar que houve má-fé ou indução ao erro).

Já que seu caixa tá saudável (ufa!), uma saída pode ser:

- Avaliar se antecipar o pagamento do Pronampe faz sentido, pra evitar mais juros acumulados. Se você tem aplicações líquidas que rendem menos que os juros do Pronampe, pode ser uma boa.

- Se preferir manter o empréstimo, talvez seja interessante rever sua carteira de investimentos e buscar ativos mais conservadores (como o Tesouro Selic ou CDBs com liquidez diária), pelo menos enquanto você estrutura as finanças pra lidar com as parcelas.

Por fim, nada impede de você simultaneamente se organizar financeiramente e buscar justiça pelo que aconteceu.

Espero ter auxiliado em algo =)

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

@Flavio Prado,

Veja se concorda com a resposta acima ;)

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Floricultura Elaine Theodoro Ltda disse:

Pior que a moior parte da negociação foi por telefone.

Como disse tenho uma pequena empresa e entre todas as demandas do dia , ainda ter que lidar com isso é bem complicado.

Foi burrice minha, mantenho meu caixa saudável há muitos anos.
Se me perguntar como caí nessa, nem sei dizer.

Agora é torcer para selic cair.
Estou pesquisando uma aplicação que possa fazer pela PJ, para que pelo menos eu perca menos.

Pensando pelo lado positivo, tenho 150k no caixa e o parcelamento é de 36 meses.
Quebrar sei que não vou, mas fico pensando naqueles que tenham um caixa muito apertado.

De qualquer forma, muito obrigada pela orientação.

A PJ é do simples Nacional? Se for, pode fazer qquer aplicação tributável, pq as isentas não irão afetar a PJ e vc irá de pagará diferença, então não compensa entrar em lci, LCA, cri, dra, debentures incentivadas... 😉👍🏻

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, Floricultura Elaine Theodoro Ltda disse:

Mais uma pergunta que não encontrei no contrato:

Sabe se consigo fazer a amortização e se preciso esperar as parcelas começarem a vencer
Acho que quitae e fazer uma quebra no meu caixa não é razoável.

De fato não seria muito razoável quebrado caixa...
Creio q seja possível antecipar as parcelas do pronamp sim!! Dê uma confirmada com sua agência, pois essa pode ser uma boa alternativa sim! 👍🏻 😉 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 16/01/2025 at 18:02, Floricultura Elaine Theodoro Ltda disse:

A resposta estava mais clara que o SOL, as vezes o conhecimento e um pouco de reflexão antes de tomar uma decisão , evitaria certos problemas !

os amigos já deram ótimos direcionamentos, mas puxe para si, daqui em diante  , o poder de tomar suas decisões sabendo em que está investindo !

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Creio q seja possível antecipar as parcelas do pronamp sim!!

SELIC + 6% é um roubo! Isso está do nível de cartão de crédito. Lembrando que SELIC deve ir pra 15%. Empréstimo vai pra 21%

Se for possível adiantar, daria pra fazer as contas quanto seria para vender o CDB antes. Mesmo perdendo um pouco na venda do CDB, talvez seja mais barato que pagar esses juros. Ou até pegar um emprestimo consignado com taxas muito menores para quitar esse. I

Editado por Waleska Barros
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
17 horas atrás, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

A PJ é do simples Nacional? Se for, pode fazer qquer aplicação tributável, pq as isentas não irão afetar a PJ e vc irá de pagará diferença, então não compensa entrar em lci, LCA, cri, dra, debentures incentivadas... 😉👍🏻

Sim, por hora peguei CDB 108 do CDi, mas peguei uma LCA, sim 89,5 do CDi

Muito obrigada pela atenção.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Floricultura Elaine Theodoro Ltda disse:

Não foi ele que indicou não.

Eu fiz no PagSeguro, pela PJ

Não pode?

Encontrei meu erro:
Vou pagar IR né?
Ainda bem que coloquei a menor parte

Estudando... Preciso me redimir com minha empresa.
Em 20 anos acho que essa foi a maior burrada que já fiz.

Desculpem incomodar tanto.

• Sad 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Floricultura Elaine Theodoro Ltda disse:

Não foi ele que indicou não.

Eu fiz no PagSeguro, pela PJ

Não pode?

Sim @Floricultura Elaine Theodoro Ltda,

eis o problema de investir em LCA com empresas. PJs não possuem isenção de IR para tais investimentos, somente pessoas físicas.

Então do rendimento da LCA (que é menor que um CDB e só se torna atraente às pessoas físicas por serem isentos de IR) você infelizmente irá pagar imposto ainda, o que vai diminuir ainda mais sua rentabilidade nesse ativo.

Link para compartilhar

• Criar novo...