Jump to content
  • 0

RF para familiares idosos

Convidado Anônimo

Pergunta

Olá sardinhas, 

Descobri há pouco que meus avós, juntos, possuem cerca de 450k na combalida poupança do banco Santander. Eles já estão com seus 80+ e não possuem tempo pra consertar a cagada de ter deixado o dinheiro lá por tanto tempo, mas, conversei com eles, mostrei meus rendimentos na Selic, expliquei como funciona e eles aceitaram tirar uma boa parte dessa quantia e colocar na Selic, mantendo um pouco na poupança pra reserva de emergência. 

A ajuda que eu preciso de vocês é: qual o melhor meio de fazer esse investimento? Direto no site do tesouro? Abro uma conta no BTG pra eles? Consigo investir direto pelo Santander? 

Obs: eles sempre tiveram conta conjunta, todo dinheiro deles é meio bagunçado, mas a poupança é dividida e a maior parte está numa carteira em nome do meu avô, que é o que tem a saúde mais debilitada e recebe a menor aposentadoria. Existe alguma forma de protegê-los no caso de falecimento de um deles, permitindo que o outro tenha acesso ao patrimônio investido? 

Obrigado :) 

Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

é algo bem complexo... o filhos dos do seus avos estão ciente que voce irá mexer? pois voce pode ter uma dor de cabeça boa se algo der errado...

pela idade, não sei quais são as regras, mas pode ter regras mais especificas, não conheço essa parte...

com esse valor, voce tem a isenção total no santander, não vejo muito sentido investir no betege só na renda fixa pela idade deles é a melhor aposta...

na selic diaria, voce tem a liquidez boa e fica seguro... mas com muita cautela, pois o tesouro só funciona em dias uteis...

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
11 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Descobri há pouco que meus avós, juntos, possuem cerca de 450k na combalida poupança do banco Santander. Eles já estão com seus 80+ e não possuem tempo pra consertar a cagada de ter deixado o dinheiro lá por tanto tempo,

Anônimo primeiramente , não julgue ou considere “cagada” deles , eles fizeram algo com o que conheciam , isso já é positivo !  A grande maioria do idosos na idade deles está só c aposentadoria de 1 salário mínimo !

12 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

expliquei como funciona e eles aceitaram tirar uma boa parte dessa quantia e colocar na Selic, mantendo um pouco na poupança pra reserva de emergência. 

Cuidado você está querendo ser salvador e pode ser um complicador !

eu particularmente levaria eles no bancao deles , e veria primeiramente se existe cdb de liquidez diária atrelado ao cdi , exemplo Bradesco tem um que é 100% cdi, Santander tem de 99% , ambos você atrela a conta corrente , o que simplifica a vida de quem utiliza a conta !

quanto ao tesouro , tem que ter uma corretora vinculada a conta do tesouro e se você está perguntando isso é por que ainda nem você tem tesouro , logo mal faz sentido você querer migrar valores de terceiros sendo que você nunca fez (posso estar errado ao afirmar isso mas é o que parece )

devemos ser cautelosos quando vamos ajudar , e principalmente quando nós achamos que sabemos mais , neste caos você está querendo orientar mas você ainda está aprendendo ! Tome cuidado com isso!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Olá sardinhas, 

Descobri há pouco que meus avós, juntos, possuem cerca de 450k na combalida poupança do banco Santander. Eles já estão com seus 80+ e não possuem tempo pra consertar a cagada de ter deixado o dinheiro lá por tanto tempo, mas, conversei com eles, mostrei meus rendimentos na Selic, expliquei como funciona e eles aceitaram tirar uma boa parte dessa quantia e colocar na Selic, mantendo um pouco na poupança pra reserva de emergência. 

A ajuda que eu preciso de vocês é: qual o melhor meio de fazer esse investimento? Direto no site do tesouro? Abro uma conta no BTG pra eles? Consigo investir direto pelo Santander? 

Obs: eles sempre tiveram conta conjunta, todo dinheiro deles é meio bagunçado, mas a poupança é dividida e a maior parte está numa carteira em nome do meu avô, que é o que tem a saúde mais debilitada e recebe a menor aposentadoria. Existe alguma forma de protegê-los no caso de falecimento de um deles, permitindo que o outro tenha acesso ao patrimônio investido? 

Boa jogada tirar seus avós da poupança, ainda mais com essa grana parada.

1. Melhor meio de investir:

Direto no Tesouro: dá pra investir pelo site do Tesouro Direto, mas pode ser meio complicado pros seus avós lidarem, especialmente pela idade e pela burocracia inicial. Não acho a melhor opção pra eles.

Abrir conta no Betegê (ou outra corretora): mais fácil de gerenciar, e geralmente as corretoras têm uma interface intuitiva. Além disso, algumas oferecem suporte que pode ser útil nesse caso.

Investir pelo Santander: sim, dá pra investir no Tesouro Direto pelo Santander mesmo, mas geralmente os bancos cobram taxas mais altas e nem sempre são transparentes nas opções de investimento. Fique de olho nas taxas, porque podem comer boa parte do rendimento.

Minha dica: corretora. Melhor custo-benefício e mais flexibilidade. E pelo valor indicaria procurar um consultor de investimento.

2. Proteção no caso de falecimento:

Aqui entra uma questão importante, porque grana em nome de quem falece entra em inventário e fica bloqueada até resolverem tudo. Algumas dicas:

Conta conjunta com solidariedade ativa: se eles já têm essa conta conjunta, vale checar no banco se é do tipo em que o outro titular pode movimentar os recursos mesmo após o falecimento de um deles.

Previdência privada (VGBL): uma parte desse dinheiro pode ser colocada em um VGBL. Ele não entra no inventário, e os beneficiários recebem direto. Mas cuidado: pesquise antes, porque não é o melhor investimento em termos de rentabilidade, mas ajuda na sucessão (vale como estratégia para uma sucessão mais rápida_.

Divisão dos investimentos: se for pelo Tesouro ou corretora, deixe claro na plataforma quem são os herdeiros para facilitar a transferência futura.

3. Reserva de emergência:

Manter um pouco na poupança ou em conta corrente é válido, mas dá pra deixar parte em um CDB de liquidez diária, que rende mais do que a poupança e dá acesso imediato.

Resumo do plano:

Abre conta em uma corretora confiável. Analise a possibilidade de conversar com um consultor.

Transfere a grana pra lá, mantendo uns 30-50k como reserva de emergência em poupança ou CDB de liquidez diária.

Investe o restante no Tesouro Selic pela corretora.

Pra proteger o acesso ao dinheiro no caso de falecimento, avalia previdência privada ou veja com um advogado se tem alguma solução legal que faça sentido.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
21 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Olá sardinhas, 

Anônimo, complementando os colegas. Se a conta deles é no Santander, basta habilitar o cadastro deles na Corretora do Santander e habilitar o Tesouro Direto, e fazer o investimento. Se for como no Bradesco com a Àgora, o investimento é debitado diretamente da conta. Precisa ver se debita a conta poupança.

Vale olhar a data de aniversário dos depósitos na poupança para ir aportando no Tesouro Selic 2029 conforme o aniversário do depósito. Vai que faltam 2 dias para completar os 30 dias para receber o rendimento rsrsrs

O Santander, assim como quase todos os Bancões, é taxa zero para o Tesouro Direto, mas é sempre bom verificar . No link https://www.tesourodireto.com.br//conheca/bancos-e-corretoras.htm você consegue consultar.

E vale lembrar que o dinheiro é deles e o primeiro passo foi dado, que eles concordam com a realocação, mas é sempre bom falar com os filhos, mesmo que o dinheiro não seja deles rsrs 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...