Jump to content
  • 0

PERGUNTAS DIAGRAMA DO CERRADO - AÇÕES

Felipe De Oliveira

Pergunta

Depois de rever as aulas sobre o assunto diversas vezes, cheguei a essas perguntas que para mim fazem sentidos! Queria a opnião de vocês ou sugestões do que eu poderia agregar ou melhorar.

ROE - ROE historicamente maior que 15%? (Considere anos anteriores).

ROE - ROE a cima da média do setor?

TAMANHO - A empresa é uma BLUE CHIP?

DIVIDENDOS - Pagamento de dividendos Superior a 4%, nos últimos 5 anos?

TEMPO DE MERCADO - Tem mais de 30 anos de mercado? (Fundação)

TEMPO DE MERCADO - Empresa com mais de 5 anos de bolsa?

EFICIENCIA - Margem liquida superior a 8% indústria e 20% serviços?

GOVERNANÇA - A empresa tem uma boa gestão? Histórico de corrupção=NÃO

CAGR -Tem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 5% nos últimos 5 anos?

VANTAGENS COMPETITIVAS - É líder nacional ou mundial no setor em que atua?

POUCO ENDIVIDADA - Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos?

TECNOLOGIA E PESQUISA - Investe amplamente em pesquisa e inovação? Setor Obsoleto = SEMPRE NÃO

PERENIDADE - O setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos?

• Brabo 1
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
2 horas atrás, Felipe De Oliveira disse:

Depois de rever as aulas sobre o assunto diversas vezes, cheguei a essas perguntas que para mim fazem sentidos! Queria a opnião de vocês ou sugestões do que eu poderia agregar ou melhorar.

CAGR -Tem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 5% nos últimos 5 anos?

TECNOLOGIA E PESQUISA - Investe amplamente em pesquisa e inovação? Setor Obsoleto = SEMPRE NÃO

@Felipe De Oliveira para mim as perguntas então OK. A base delas são as perguntas padrão do Diagrama. Fiquei em dúvida apenas que você foi bem conservador aumentando o ROE para 15%, mas por outro lado foi arrojado colocando 5 anos de Bolsa, quando o normal é considerarmos que a empresa tenha pelo menos 10 anos de IPO. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Felipe De Oliveira disse:

Boa tarde, @Felipe De Oliveira !

Vou deixar algumas considerações aqui para tentar ajudar de alguma forma, só lembrando que como não sei sua estratégia, se está ainda na fase de acúmulo de patrimônio ou se está já um pouco mais perto da fase de viver de renda, isso influencia aqui nas minhas colocações:

- As duas perguntas para ROE me faz imaginar que você estará investindo e mais de uma empresa do mesmo setor. Talvez uma menor que ainda está buscando sua eficiência e crescimento e outra já mais consolidada. Se for isso, acho interessante;

- A pergunta sobre DY na minha opinião faz mais sentido quando estamos buscando os dividendos mesmo na fase de usufruto. Na fase de acúmulo, eu me preocuparia mais sobre como a empresa está reinvestindo em si mesma do que remunerando seus acionistas. Talvez observar um Payout seja bacana;

- A segunda pergunta do tempo de mercado também parto da ideia colocada pelo @Flavio Prado. Em teoria não investimos em empresas que não tenham pelo menos 10 anos de bolsa. Imagino que no seu caso seja por acreditar em alguma small cap. Se está ainda construindo um patrimônio, vejo como coerente essa pergunta pois você se controla um pouco mais ao aportar em uma empresa mais pimentinha na carteira.

Espero que ajude!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
39 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Felipe De Oliveira para mim as perguntas então OK. A base delas são as perguntas padrão do Diagrama. Fiquei em dúvida apenas que você foi bem conservador aumentando o ROE para 15%, mas por outro lado foi arrojado colocando 5 anos de Bolsa, quando o normal é considerarmos que a empresa tenha pelo menos 10 anos de IPO. 

@Flavio Prado Eu comecei a fazer as analises e utilizando um excel, fui preenchendo o diagrama das empresas que eu estava analisando para entender e comparar. Achei interessante aumentar o ROE para 15%, pois grande maioria das empresas que eu analisei até o momento estão a cima de 10%.

E sobre o tempo de bolsa, acho que realmente não faz sentido filtrar por 5 anos, é muito pouco tempo para ações.

Obrigado pelo feedback.

46 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, @Felipe De Oliveira !

Vou deixar algumas considerações aqui para tentar ajudar de alguma forma, só lembrando que como não sei sua estratégia, se está ainda na fase de acúmulo de patrimônio ou se está já um pouco mais perto da fase de viver de renda, isso influencia aqui nas minhas colocações:

- As duas perguntas para ROE me faz imaginar que você estará investindo e mais de uma empresa do mesmo setor. Talvez uma menor que ainda está buscando sua eficiência e crescimento e outra já mais consolidada. Se for isso, acho interessante;

- A pergunta sobre DY na minha opinião faz mais sentido quando estamos buscando os dividendos mesmo na fase de usufruto. Na fase de acúmulo, eu me preocuparia mais sobre como a empresa está reinvestindo em si mesma do que remunerando seus acionistas. Talvez observar um Payout seja bacana;

- A segunda pergunta do tempo de mercado também parto da ideia colocada pelo @Flavio Prado. Em teoria não investimos em empresas que não tenham pelo menos 10 anos de bolsa. Imagino que no seu caso seja por acreditar em alguma small cap. Se está ainda construindo um patrimônio, vejo como coerente essa pergunta pois você se controla um pouco mais ao aportar em uma empresa mais pimentinha na carteira.

Espero que ajude!

Minha estratégia no momento é de acumulo de patrimônio.

As duas perguntas do ROE não foi totalmente com esse objetivo de investir em mais de uma empresa do mesmo setor, porém estou com algumas empresas do mesmo setor na carteira. Achei interessante essa métrica, pensando em ver se a empresa está com um ROE a cima da média.

Sobre o DY, vou rever isso, pois não é meu objetivo no momento pensar em dividendo e sim em contrução de patrimonio.

Sobre o tempo de bolsa, depois de ler o comentário de vocês, não faz sentido diminuir para 5 anos o tempo de bolsa. Apesar de querer investir em algumas small, prefiro aumentar para 10 anos e ser mais conservador nessa parte.

Obrigado!!! 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...