Jump to content
  • 0

Poison Pill do SHPH11

Gianluca De Souza Folgueral

Pergunta

Boa noite a todos, estou terminando a aula 17 parte 2 do módulo 4 e me deparei com a notícia que o FII Higienopolis aprovou a emissão de R$ 500 milhões e um "Poison Pill". Link da notícia-> https://braziljournal.com/fii-higienopolis-aprova-emissao-de-r-500-milhoes-e-poison

Gostaria de entender o que seria esse "Poison Pill" e o quão impactante é isso para o fundo.

Outro ponto que gostaria de deixar aqui é que não achei esse fundo super espetacular, mas gostaria de saber se eu minha opinião está errada ou não (essa parte pode ser ignorada, caso não queiram responder).

Obrigado pelo tempo e atenção de todos que leram até aqui.

• Brabo 1
Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
12 horas atrás, Gianluca De Souza Folgueral disse:

Boa noite a todos, estou terminando a aula 17 parte 2 do módulo 4 e me deparei com a notícia que o FII Higienopolis aprovou a emissão de R$ 500 milhões e um "Poison Pill". Link da notícia-> https://braziljournal.com/fii-higienopolis-aprova-emissao-de-r-500-milhoes-e-poison

Gostaria de entender o que seria esse "Poison Pill" e o quão impactante é isso para o fundo.

Outro ponto que gostaria de deixar aqui é que não achei esse fundo super espetacular, mas gostaria de saber se eu minha opinião está errada ou não (essa parte pode ser ignorada, caso não queiram responder).

Obrigado pelo tempo e atenção de todos que leram até aqui.

Bom dia, @Gianluca De Souza Folgueral !

Poision pills são referentes a uma cláusula no estatuto do fundo que visa a proteção contra aquisições de cotas que acabam por dar mais poder de controle ao fundo. Por exemplo, imagine que a cláusula diz que nenhum investidor pode ter mais do 15% das cotas do fundo. Quando isso acontece, para o investidor ultrapassar essa marca o fundo começa a cobrar juros na aquisição de cotas o que pode desestimular a compra. Isso impede que outros investidores comecem a ter maior poder de controle, voto, etc que eventualmente venham mudar os fundamentos do ativo no quesito gestão do mesmo. 

Falando sobre este fundo em específico, na minha opinião isso visa muito o monopólio. Além do fundo ter apenas um ativo (o que aqui já considero um péssimo investimento), a ideia aparentemente está sendo impedir novos controladores na gestão. 

Espero que ajude!

Link para compartilhar

• Criar novo...