Jump to content

Manutenção dos estudos

Recommended Posts

Bom dia, gente :)

Sou da turma 30, já finalizei o curso e iniciei o ano bem desestimulada para continuar estudando sobre investimentos - principalmente sobre renda variável. Gostaria de saber como vocês mantém o ritmo de estudos ao longo do tempo: reassistem às aulas? Indicação de livros? Vídeos no youtbe! 

Abraços! 

• Sad 1
Link para compartilhar

38 minutes ago, Vitória Siqueira disse:

Sou da turma 30, já finalizei o curso e iniciei o ano bem desestimulada para continuar estudando sobre investimentos - principalmente sobre renda variável. Gostaria de saber como vocês mantém o ritmo de estudos ao longo do tempo: reassistem às aulas? Indicação de livros? Vídeos no youtbe! 

Abraços! 

Estimulo pra algo é uma coisa bem complicada na verdade, depende muito de como o seu dia a dia está correndo.
Eu uso Pomodoro e me obrigo a seguir ele a risca durante meu dia, coloco pomo de trampo, pausa pra levantar, tem um pomo de 22h a 23h que é focado intensamente em estudo, seja sobre a área que atuo ou outra coisa.

Ultimamente estou lendo vários artigos gringos sobre como os guerreiros de GameDev lidavam com o processamento dos jogos no tempo do Nintendo 64 e Playstation 1 antigamente...

Acredito que você vai curtir de organizar a rotina com pomodoro ainda mais se você der a si mesma alguma recompensa em concluir da forma certa.

*Sempre me dou o luxo de um chocolatim só 1 quando finalizo o pomodoro sem nenhuma falha kkkkkk 
*Sim as vezes não consigo é osso, lidar com a vida não é moleza kkkk

• Brabo 2
Link para compartilhar

36 minutes ago, Vitória Siqueira disse:

Abraços! 

Bom dia, @Vitória Siqueira !

Dando uns centavinhos aqui de contribuição.

Como dito pelos amigos, importante saber a fonte dessa desanimada aí. A depender do motivo, podemos tentar caminhos melhores para tentar contornar.

O aprendizado é constante. Até hoje, mesmo os alunos mais antigos seguem aprendendo um pouquinho mais sempre. Sempre vai ter algum questionamento novo, sempre vai ter um novo caso para colocar a cabeça para pensar e assim por diante. O uso da comunidade como citado é talvez um dos melhores caminhos na minha opinião assim como reassistir as aulas. Mas eu ainda ficaria com a comunidade pois é muito mais dinâmico e está repleto de gente solícita para ajudar.

Você comenta sobre o módulo 4 que é de longe o módulo mais denso. É mais punk mesmo, não tem como negar. Mas não é impossível. Entendo que o ponto chave é respeitar nosso processo, nossa curva de aprendizado. Cada um tem um ritmo e facilidade certas coisas e dificuldades com outras. Mas é natural e nada fora do comum.

• Brabo 2
Link para compartilhar

Eu quando terminei o curso fiquei um pouco saturado de falar de investimentos, me dei um mês de férias (nem via mais os vídeos do Raul na internet, não queria nem ver alguém falando "Então vamos lá").

Como já tinha feito (e pago) o curso, e achado a proposta do Raul interessante, entendi que o próximo passo era usar o diagrama, e isso acabou gerando um certo esforço (definir perguntas, colocar os ativos que já tinha no diagrama, analisar a carteira,...) que aos poucos me ajudou a voltar as aulas, se acostumar a olhar os relatórios das empresas, ...

Então minha sugestão é busque aplicar o que foi ensinado no curso, o caminho não é fácil (principalmente para quem não é ligado nesta área), mas depois de um tempo a gente meio que se acostuma (não vamos fazer a melhor análise do mundo, mas pelo menos não estaremos mais reféns de diquinhas de youtubers, e conseguimos explicar o porque das nossas escolhas).

Ler uns livros da área (tem um tópico sobre isso) também ajuda a abrir a cabeça.

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

17 minutes ago, Sebastian Bevilaqua disse:

Estimulo pra algo é uma coisa bem complicada na verdade, depende muito de como o seu dia a dia está correndo.
Eu uso Pomodoro e me obrigo a seguir ele a risca durante meu dia, coloco pomo de trampo, pausa pra levantar, tem um pomo de 22h a 23h que é focado intensamente em estudo, seja sobre a área que atuo ou outra coisa.

Ultimamente estou lendo vários artigos gringos sobre como os guerreiros de GameDev lidavam com o processamento dos jogos no tempo do Nintendo 64 e Playstation 1 antigamente...

Acredito que você vai curtir de organizar a rotina com pomodoro ainda mais se você der a si mesma alguma recompensa em concluir da forma certa.

*Sempre me dou o luxo de um chocolatim só 1 quando finalizo o pomodoro sem nenhuma falha kkkkkk 
*Sim as vezes não consigo é osso, lidar com a vida não é moleza kkkk

Obrigada pelas dicas, Sebastian. 

Eu já uso o método Pomodoro e minha questão principal não é relacionada ao foco em si, e sim com a motivação de estudar o tema... me sinto meio perdida e acredito que isso seja uma das causas do meu desestímulo, principalmente porque os frutos dessa dedicação são a longo prazo, né? Então é algo mais difícil, para mim, de manter o entusiasmo.

• Brabo 3
Link para compartilhar

19 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Vitória Siqueira !

Dando uns centavinhos aqui de contribuição.

Como dito pelos amigos, importante saber a fonte dessa desanimada aí. A depender do motivo, podemos tentar caminhos melhores para tentar contornar.

O aprendizado é constante. Até hoje, mesmo os alunos mais antigos seguem aprendendo um pouquinho mais sempre. Sempre vai ter algum questionamento novo, sempre vai ter um novo caso para colocar a cabeça para pensar e assim por diante. O uso da comunidade como citado é talvez um dos melhores caminhos na minha opinião assim como reassistir as aulas. Mas eu ainda ficaria com a comunidade pois é muito mais dinâmico e está repleto de gente solícita para ajudar.

Você comenta sobre o módulo 4 que é de longe o módulo mais denso. É mais punk mesmo, não tem como negar. Mas não é impossível. Entendo que o ponto chave é respeitar nosso processo, nossa curva de aprendizado. Cada um tem um ritmo e facilidade certas coisas e dificuldades com outras. Mas é natural e nada fora do comum.

Obrigada pelas dicas, @Eddy Paulini!

Como comentei acima, acho que o principal fator de desestímulo é o fato de eu me sentir meio perdida e sozinha nesse processo rs Acho que a maioria dos processos de aprendizado da nossa vida, como colégio, graduação e pós-graducação, são mais coletivos e com trocas mais constantes, e acho que isso é um grande estímulo pra mim. Na minha rede de amizades/familiares, ninguém estuda ou se interessa pelo tema. 

Então acho que, para mim, a comunidade pode ser bem valiosa nesse processo pelas trocas constantes que podemos ter por aqui!

• Brabo 3
Link para compartilhar

Just now, Vitória Siqueira disse:

Obrigada pelas dicas, Sebastian. 

Eu já uso o método Pomodoro e minha questão principal não é relacionada ao foco em si, e sim com a motivação de estudar o tema... me sinto meio perdida e acredito que isso seja uma das causas do meu desestímulo, principalmente porque os frutos dessa dedicação são a longo prazo, né? Então é algo mais difícil, para mim, de manter o entusiasmo.

putz... é complicado, entendi melhor o ponto. ❤️

• Brabo 2
Link para compartilhar

Just now, Vitória Siqueira disse:

Como comentei acima, acho que o principal fator de desestímulo é o fato de eu me sentir meio perdida e sozinha nesse processo rs Acho que a maioria dos processos de aprendizado da nossa vida, como colégio, graduação e pós-graducação, são mais coletivos e com trocas mais constantes, e acho que isso é um grande estímulo pra mim. Na minha rede de amizades/familiares, ninguém estuda ou se interessa pelo tema. 

Então acho que, para mim, a comunidade pode ser bem valiosa nesse processo pelas trocas constantes que podemos ter por aqui!

Nossa isso é total aqui na minha rede de familiares/amizades... Eu sou total contra mão kkkkk

• Brabo 2
Link para compartilhar

1 hour ago, Henrique Magalhães disse:

@Vitória Siqueira primeiramente seria interessante por que esta desestimulada. Investir é igual ver a grama crescer, não traz emoções... é escolher ativos, definir metas/classes , porcentagens que vai encaixar em sua estratégia, e ir aportando mês a mês...

Acredito que se voce começar ler muito livro e ver mais videos em youtube vai acabar dispersando, o melhor caminho seria voce "realizar", "Fazer" na sua carteira, pequenos aportes, com os ativos que vc escolheu, ai voce pode sim pesquisar mais sobre eles, visitar RI da empresas, comecar entender o valor da empresas que voce escolheu e com esta o funcionamento/venda/ganhos destas . . . 

Reassistir as aulas é um caminho mais inteligente, principalmente rever modulo 04, este modulo nao da pra passar somente 1 vez . . . 

Mas se ainda sim quiser ver videos, os proprios videos do Investidor Sardinha, com Giro da Bolsa aos domingos, o soco matinal da AUVP Capital, e se estiver na AUVp Sempre, tornar as Lives ao Vivo uma regra e assistir sempre ao vivo, vai se sentir mais conectada . . .

Obrigada @Henrique Magalhães!

Gostaria da sua dica de assistir as Lives sempre - já assino a AUVP pra sempre. Pode ser uma forma de manter uma constância mesmo!

Realmente, essa parte de estudar sobre empresas, ler relatórios etc. é um sufoco pra mim, acho extremamente chato rs Minha área de trabalho é completamente diferente da área de finanças. Então, diante disso, estou buscando formas de me estimular e manter disciplina para me manter interessada em um conteúdo que me desperta tanto interesse espontaneamente. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

1 minute ago, Vitória Siqueira disse:

Obrigada @Henrique Magalhães!

Gostaria da sua dica de assistir as Lives sempre - já assino a AUVP pra sempre. Pode ser uma forma de manter uma constância mesmo!

Realmente, essa parte de estudar sobre empresas, ler relatórios etc. é um sufoco pra mim, acho extremamente chato rs Minha área de trabalho é completamente diferente da área de finanças. Então, diante disso, estou buscando formas de me estimular e manter disciplina para me manter interessada em um conteúdo que me desperta tanto interesse espontaneamente. 

entao @Vitória Siqueira apesar de eu ser de exatas, eu também nao gosto muito de ficar me debruçando em RI, confesso. Mas algo que me chama atencao no Módulo 04, e adoro rever ele, é a forma como o Raul fala de empresa e negocios, e isso me faz entender por que estou investindo. as Lives trazem um gás a mais pois voce vê varias realiddae, varias duvidas, e muitos temas interessantes. Claro sempre tem mais do mesmo, mas voce vai incorporando algumas coisas que te fazem gastar menos energia pensando e decidindo.

Outro ponto é que eu tenho na minha cabeça (apos rever 4 a 5x o modulo 04, os indicadores fundamentalistas, e a ideia de empresas lucrativa em mais de 10 anos, empresa com divida controlada, empresa em setores perenes, ai vou olhando so depois o p/vp, p/l, e com estes 5 pontos vc filtra muita, mas muita coisa boa, alias na analitica, apenas filtrando os azulim e verder, vc ja consegue ficar so com as melhores empresas pra estudar.

te entendo, o tema é massante, mas nao precisa ser, temos que olhar da forma que fica mais facil para vc entender e aplicar no seu dia a dia e principalmente no dia de seus aportes

• Brabo 3
Link para compartilhar

55 minutes ago, Vitória Siqueira disse:

Abraços! 

Invisto muito antes de fazer o curso, desde 2017. O que me fez iniciar o processo de organização financeira foi o fato de sempre faltar dinheiro em momentos críticos e de ter dívidas, mesmo com um salário legal na época. Começou assim: meu primeiro investimento foi feito sem saber absolutamente nada. Comprei um FII, o ABCP11, pagando corretagem, e a primeira renda gerada foi de R$ 0,62. Cheguei a chamar amigos para aprender junto, mas acabei seguindo a jornada sozinho.

Hoje, o propósito é outro: alcançar a liberdade financeira ou o mais próximo possível dela. Entrei na AUVP muito mais pelo conteúdo gratuito que o Raul oferece no YouTube e pela curiosidade de saber o que havia no curso. Os conteúdos que mais me chamaram atenção foram os de renda fixa, a parte de declaração de imposto de renda também. A parte de renda variável não foi tão grandiosa, talvez porque eu já tivesse me aprofundado bastante em ações e FIIs. Ainda assim, o curso me colocou em outro nível, permitindo que eu me tornasse mais detalhista nas escolhas.

Voltando à sua pergunta, continuo lendo livros relacionados e acredito que reassistir os conteúdos é muito válido. O conhecimento vai se expandindo à medida que você percebe coisas que não havia notado antes. Pretendo reassistir também. Acompanho o canal do Raul, Investidor Sincero, e alguns perfis no Instagram, como o do Gustavo Cerbasi.

Meu maior estímulo hoje é perceber que, quase diariamente, algum rendimento pinga dos meus investimentos. Isso me dá a sensação de que o dinheiro começou a trabalhar para mim e de que, a cada dia, estou mais próximo de um objetivo — não necessariamente a independência financeira, mas talvez quitar uma dívida, acumular dinheiro para uma viagem ou avançar no meu plano de aposentadoria. Além disso, ter um controle financeiro cada vez melhor é muito gratificante.

E, se você não se preocupar consigo mesmo, quem fará isso? O governo? Não espere muito dele.

Se não lhe falta renda ativa, talvez o que falte seja um plano mínimo para começar. Uma das coisas que o curso me incentivou bastante foi pensar e colocar no papel o tamanho do meu sonho. É algo realmente desafiador. Você quer 1 milhão, 2 milhões? Quer ter uma casa, um apartamento ou morar de aluguel? Viajar uma, duas ou três vezes por ano? Construir uma empresa ou trabalhar para alguém? Ter carro, moto ou andar de bicicleta? Ter saúde é essencial. Enfim, essas são perguntas que te ajudam a planejar e estruturar seus objetivos de vida, pq não é apenas uma plano financeiro, é estruturar a vida como um todo.

• Brabo 3
Link para compartilhar

17 minutes ago, Vitória Siqueira disse:

Vai ser normal esse sentimento de solidão, certamente não tem amigos, primos ou pessoas próximas a vc com mesmo Interesse, mas vc tem a COMUNIDADE AQUI, seja vc a pessoa a influenciar outras, faz parte.

• Brabo 3
Link para compartilhar

3 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

eu evito falar de investimentos fora daqui, nao funciona mto bem no meu circulo

entao vcs que me aguentem aqui

é o jeito mesmo @Sergio Tanaka aqui é ajuda, zueira, aquelas tretas de familia, mas é o ambiente que conseguimos aprender bem, e ver situacoes bem adversas.... alias as vezes ate adversas demais, a ultima Live mesmo deu pra assistir comendo pipoca de tao inusitada

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...