Jump to content
  • 0

Qual tipo de ação comprar

João Vitor Silva Lima

Pergunta

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
7 minutes ago, João Vitor Silva Lima disse:

Me peguei na dúvida quanto estava fazendo a análise de empresas para investir, e minha questão é: entre os tipo de ações tipo 3 e tipo 4, faz diferença no futuro qual eu comprar ? Se faz alguma diferença quando comprar cada uma ? 

@João Vitor Silva Lima ações tipo 3 (ON) são as ações que os controladores têm, e as ações tipo 4 (PN) são aqueles que em teoria vão te dar algum benefício a mais em comparação com as ações tipo 3 (ON), já que nas ações tipo 4 (PN) você não tem direito a voto. 

É como o Raul fala, se está em dúvida se é melhor ON ou PN, vai na ON, pois é o tipo que o controlador tem em carteira e a chance dele fazer algo que seja ruim para ele é pequena rsrsrs

Os fundamentos são os mesmos nos dois tipos, a diferença de índices será naqueles que levam a cotação para calcular, pois são dois tickers sendo negociados e vão ter os seus preços. Além de toda a análise, olhar a tag along, a liquidez diária e se há algum benefício na PN que justifique a diferença de preço são itens válidos para serem olhados. Uma vez que escolheu se será ON ou PN, aí vai sempre no mesmo tipo.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
25 minutes ago, João Vitor Silva Lima disse:

Me peguei na dúvida quanto estava fazendo a análise de empresas para investir, e minha questão é: entre os tipo de ações tipo 3 e tipo 4, faz diferença no futuro qual eu comprar ? Se faz alguma diferença quando comprar cada uma ? 

Boa tarde, @João Vitor Silva Lima !

Apenas complementando nossos amigos.

Comece avaliando o tag along. Temos muitos casos onde, por exemplo, as ações PN não possui tag along e acaba tendo apenas nas ações ON.

Isto leva a um segundo ponto que é verificar a liquidez dos papeis. No exemplo acima quando a PN não tem tag along e a ON tem, a ON normalmente tem baixíssima liquidez o que pode resultar em grandes oscilações de preço bem como dificultar a entrada e/ou saída do papel devido ao volume negociado.

Por fim, você verificar também o preço de qual está mais em conta.

Para avaliar units além de observar o tag along e a liquidez é importante também avaliar o preço mas avaliamos da seguinte forma:

Quando falamos das units de uma empresa elas representam um conjunto de ações tanto PN como ON a fins de a empresa aumentar a liquidez de alguns papéis que possuem poucas movimentações no mercado.

O fator principal para se observar em ações unit é seu preço. Uma vez que uma unit eu uma composição de ações ON e PN (é necessário olhar no estatuto da empresa como é a composição da unit dela, ou seja, quantas ações PN e quantas ações ON cada unit tem). Assim você poderá comparar os preços e ver se sai mais barato uma ação unit ou comprar as ações separadamente. Um exemplo fictício abaixo para entender a conta:

SARD3 R$10

SARD4 R$5

SARD11 (composta por 1 SARD3  e 3 SARD4) 

Se SARD11 estiver sendo negociada acima de R$ 25, você estaria pagando a mais do que comprar as ações separadamente ;

Agora se SARD11 estiver abaixo dos R$25, você estaria comprando um pacote de ações "com desconto".

Espero que ajude!

• Brabo 4
Link para compartilhar

• Criar novo...