Jump to content
  • 0

Lucro líquido x Ebit

Andre Cruz#7010

Pergunta

Olá, pessoal, fiquei com uma dúvida sobre a explicação do que seria o lucro liquido. Na aula 6 (parte 3) do módula 4 o Raul explicou que o lucro líquido de uma empresa seria a soma do Ebit (lucro operacional) mais algum lucro financeiro. Inclusive ele deu ali o exemplo da Grendene. Mas eu tenho visto alguns casos onde o Ebit é maior que o lucro liquido. Nesse caso seria certo concluir que essa empresa tem uma carga de impostos alta e gera pouco dinheiro de aplicações financeiras? Ou teriam outras razões para o Ebit ser superior ao lucro líquido?

• Brabo 3
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
19 horas atrás, Ricardo O disse:

Sim, é possível que uma empresa com EBIT superior ao lucro líquido tenha alta carga tributária ou pouca geração de receitas financeiras, mas também podem haver outros fatores, como despesas financeiras elevadas, provisões ou ajustes contábeis. Para uma análise completa, é importante verificar o demonstrativo de resultados (DRE) da empresa e identificar os componentes específicos que estão reduzindo o lucro líquido.

Lucro Líquido = EBIT - Despesas Financeiras - Impostos + Receitas Financeiras

Por que o EBIT pode ser maior que o lucro líquido?

• Alta carga tributária:
  • Despesas financeiras elevadas:
  • Baixas receitas financeiras:
  • Perdas não operacionais: - O EBIT reflete apenas o lucro operacional, mas outras despesas ou perdas não relacionadas à operação podem ser deduzidas posteriormente, como: Perdas com processos judiciais, Multas ou penalidades, Ajustes contábeis (como baixa de ativos).
  • Resultado financeiro negativo (despesas financeiras > receitas financeiras) - Empresas que têm um alto nível de endividamento e pagam muito em juros podem ter um resultado financeiro negativo significativo, o que reduz o lucro líquido.
  • Provisões e ajustes contábeis - Empresas podem criar provisões contábeis (ex.: para devedores duvidosos, contingências jurídicas) que não afetam o EBIT, mas impactam o lucro líquido.

Muito obrigado Ricardo. Entendi perfeitamente.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
21 horas atrás, Andre Cruz#7010 disse:

Olá, pessoal, fiquei com uma dúvida sobre a explicação do que seria o lucro liquido. Na aula 6 (parte 3) do módula 4 o Raul explicou que o lucro líquido de uma empresa seria a soma do Ebit (lucro operacional) mais algum lucro financeiro. Inclusive ele deu ali o exemplo da Grendene. Mas eu tenho visto alguns casos onde o Ebit é maior que o lucro liquido. Nesse caso seria certo concluir que essa empresa tem uma carga de impostos alta e gera pouco dinheiro de aplicações financeiras? Ou teriam outras razões para o Ebit ser superior ao lucro líquido?

Boa tarde, @Andre Cruz#7010 !

Apenas complementando nosso amigo @Ricardo O.

Tem um modelinho aqui que pode ajudar também neste entendimento. Espero que agregue ao tema!

Como chegar da receita bruta até o Lucro líquido no DRE:

+ Receita Bruta 

- Impostos

= Receita Líquida

- CPV (Custo dos produtos vendidos)

= Lucro Bruto

- SG&A (Despesas com vendas e administrativas, como marketing e funcionários)

- Depreciação e Amortização

= EBIT (se não subtair depreciação e amortização você encontra o EBITDA, que indica a capacidade de geração de caixa da empresa)

+- Resultado Financeiro (receitas financeiras - despesas financeiras)

= LAIR (Lucro Antes do Imposto de Renda)

- IR

= Lucro Líquido

• Brabo 4
Link para compartilhar

• Criar novo...