Jump to content
  • 0

Dividendos X Crescimento

Wesley Navarro Silveira

Pergunta

Prezados Sardinhas,

Contexto: meu objetivo é juntar patrimônio para que no futuro possa usufruir dos rendimentos que serão gerados. Pretendo investir por uns 20 anos sem retirar nada para uso.

Sei que além de fazer os aportes mensais devo reinvestir os dividendos para fazer dos juros compostos meu aliado.

Porém existem boas empresas que não pagam dividendos. Ai nesse caso como os juros compostos vão trabalhar? E como acompanho o crescimento do capital? Através da cotação?

Pergunto porque 'já' percebi que a cotação oscila de mais, será que existe uma forma melhor de acompanhar o crescimento do patrimônio?

Agradeço desde já pela atenção.

• Brabo 2
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Wesley Navarro Silveira disse:

Prezados Sardinhas,

Contexto: meu objetivo é juntar patrimônio para que no futuro possa usufruir dos rendimentos que serão gerados. Pretendo investir por uns 20 anos sem retirar nada para uso.

Sei que além de fazer os aportes mensais devo reinvestir os dividendos para fazer dos juros compostos meu aliado.

Porém existem boas empresas que não pagam dividendos. Ai nesse caso como os juros compostos vão trabalhar? E como acompanho o crescimento do capital? Através da cotação?

Pergunto porque 'já' percebi que a cotação oscila de mais, será que existe uma forma melhor de acompanhar o crescimento do patrimônio?

Uma empresa de crescimento, não necessariamente pagam dividendos, porém em algum momento irá, certamente ela está fazendo reinvestimentos na empresa, para que em algum momento, pague. 

Preço (a cotação) é diferente de VALOR, então é ler os relatórios, entender o que a empresa faz, o que ela tem ativo e passivo, saber como ela faz dinheiro, o diferencial da no mercado, qual a vantagem competitiva perante aos pares.

E o crescimento patrimonial no início, vai se dar pela força do aporte, tempo e juros compostos, acredito que os primeiros 50k, depois os 100k, são verdadeiros marcos depois dos 100k, se torna muito mais fácil de ver o patrimônio crescer.

Esse é apenas meu ponto vista.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 1
5 horas atrás, Wesley Navarro Silveira disse:

Prezados Sardinhas,

Oi Wesley,

A sua estratégia de investimento para o longo prazo é excelente, e entender como os juros compostos atuam nesse contexto é fundamental.

Os juros compostos funcionam de duas formas principais:

1. Reinvestindo dividendos: Quando uma empresa distribui dividendos, você pode reinvesti-los comprando mais ações, aumentando sua base de ativos e, consequentemente, o potencial de crescimento dos rendimentos no futuro.
  2. Crescimento do preço da ação: Empresas que não pagam dividendos geralmente reinvestem seus lucros no próprio negócio, buscando crescimento. Se a empresa cresce, suas receitas e lucros aumentam, e isso tende a se refletir na valorização da cotação da ação ao longo do tempo. Nesse caso, o efeito dos juros compostos acontece através da valorização do ativo, que pode ser monetizado no futuro com a venda parcial das ações.

Como você mencionou, a cotação oscila bastante no curto prazo, então usá-la isoladamente pode gerar ansiedade desnecessária. Algumas formas melhores de acompanhar o crescimento do seu patrimônio são:

• Evolução do número de ações: Para quem reinveste dividendos, acompanhar quantas ações você tem ao longo do tempo pode ser mais relevante do que olhar apenas a cotação.
  • Crescimento do lucro da empresa: Se a empresa está aumentando seus lucros de forma consistente, mesmo sem pagar dividendos, isso é um bom indicativo de que seu investimento está se valorizando no longo prazo. Além disso, para uma análise mais completa, é recomendável acompanhar os indicadores financeiros da empresa, como o Retorno sobre o Ativo (ROA), o Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) e a Margem Líquida. Esses indicadores ajudam a avaliar a eficiência da empresa na geração de lucros e a saúde financeira do negócio, oferecendo uma visão mais robusta para o seu acompanhamento.
  • Valor total da carteira a cada período longo (ex.: anual): Em vez de olhar diariamente ou mensalmente, avaliar a evolução do patrimônio ao longo de anos ajuda a visualizar melhor a tendência de crescimento.

Ou seja, o conceito de juros compostos não depende exclusivamente de dividendos, mas sim do reinvestimento dos rendimentos - seja por meio de dividendos ou da valorização das ações ao longo do tempo.

O mais importante é manter a disciplina nos aportes e não se deixar levar pelas oscilações de curto prazo. No longo prazo, os bons ativos tendem a refletir seu valor real.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 1
13 horas atrás, Wesley Navarro Silveira disse:

Prezados Sardinhas,

Bom dia, @Wesley Navarro Silveira !

Apenas complementando nossos amigos.

Existem diversas forma de uma empresa recompensar seus acionistas que não deixam de ser sócios.

Além da remuneração na forma de proventos (dividendos, JCP), existe também a bonificação de ações. As bonificações nada mais é do que um aumento de sua participação como sócio da empresa. Como sabemos, cada ação que temos de uma empresa, representa uma pequena fatia da qual somos "donos" da mesma. Quando existe uma bonificação, nosso percentual de participação na empresa aumenta e consequentemente nosso percentual na participação dos lucros, nosso patrimônio referente a empresa também aumenta.

Como citado também, uma tendência no longo prazo para boas empresas é que as cotações cresçam junto com os lucros. Em outras palavras, uma empresa lucrativa e sólida, tende a se valorizar no mercado. Fazendo uma alusão bem simples, é como se eu comprasse um carro hoje por R$10.000 e daqui a 5 anos o meu carro se valoriza e agora vale R$50.000. Com as empresas inseridas no mercado ocorre algo semelhante.

Ainda sobre as cotações, vamos nos ater também ao fato de que as boas empresas apesar de oscilarem e ter momentos de queda, elas "sobem caindo". E isso é algo natural no mercado de renda variável.

Veja um exemplo abaixo da Weg:

image.png.f48e6f0e5abb6dd949cd456dae09b7a3.png

Em linhas gerais, podemos perceber que ao longo do tempo ganhamos mais valor e não estamos necessariamente falando de preço. Existe aquela linha tênue entre preço e valor.

Além disso, no longo prazo podemos nos deparar com diversas situações. Como também citado pelos amigos, mudanças de estratégias podem ocorrer nas empresas.

Por exemplo, uma empresa hoje que foca totalmente em crescimento reinvestindo o máximo possível nela mesma, pode chegar a um momento que ela veja que atingiu seu máximo e/ou seus objetivos o que faz com que ela pare de reinvestir tanto em si e comece a remunerar mais seus acionistas. Os investimentos que ela fara em si será manter sua fase de mercado que estaria um nível estável de maturidade (maturidade aqui é referenciado as quatro fase de uma empresa que seriam introdução, crescimento, maturidade e declínio).

E pro fim, quando estamos chegando próximos na fase de usufruto do nosso patrimônio e ter uma renda passiva, mudanças em nossa carteira podem ocorrer. Por exemplo, trocar uma empresa que ainda foca no crescimento por uma que tem um histórico sólido e de bons pagamentos de proventos aos seus acionistas.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...