Jump to content
  • 0

BOVA11 e DIVIDENDOS


Wesley Santos

Pergunta

Fala pessoal! Eu estava dando uma estudada nos ETFS e dando uma lida no regulamento do BOVA11 e como ele funciona e diante de alguns dados fiquei com uma dúvida em relação ao reinvestimento dos dividendos:
- Existe um estudo que mostra a diferença entre o rendimento do IBOV nos últimos anos SEM reinvestir os dividendos e REINVESTINDO os dividendos (diferença de 812\% para 2965\%); - Lendo o regulamento do BOVA11 vi que eles não distribuem dividendos (como todo ETF do Brasil), mas sim recompram cotas do fundo, como uma forma de repassar esse benefício ao cotista;
Só que nesse momento pinta a seguinte dúvida: Se ele reinveste em cotas, para que as mesmas se valorizem e beneficiem os cotistas, ao mesmo tempo, a cotação desse fundo tem que replicar a cotação do IBOV, não podendo valorizar acima do que esse índice é em sí.
Alguem poderia me explicar como funciona essa dinamica da utilização dos dos ETFs?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Wesley Santos Existem uma série de critérios para que um papel faça parte do índice IBOVESPA em determinado percentual. Papéis entram e saem e as porcentagens mudam. Essa avaliação é feita de quatro em quatro meses.
Assim, o ETF BOVA11 vai fazer o rebalanceamento para seguir o índice e o reinvestimento em cotas segue essa dinâmica. Por ser obrigado a seguir o índice e pelo rebalanceamento ser quadrimestral, algumas vezes vai ser necessário vender papel no prejuízo e comprar outro que já está caro.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Em tempo, pelo que eu li em algumas matérias, nem sempre o BOVA11 vai estar 100\% igual ao IBOVESPA, os gestores fazem acompanhamento diário vendendo e comprando aqui e ali para tentarem fazer com que o fundo tenha o rendimento mais parecido possível com o índice. Então o índice é revisto quadrimestralmente, mas o fundo é ajustado diariamente.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Wesley Santos se o IBOVA11 segue a carteira teórica e a mesma está sujeita aos preços das ações que estão nesta carteira, então quando as empresas distribuem dividendos e seus preços são corrigidos, automaticamente isto refletirá no ETF. Quando pensamos na nossa carteira de ações e recebemos os dividendos e fazemos o reinvestimento deles, não percebemos a influência que a distribuição dos dividendos faz no preço, pois o mercado é muito dinâmico, e nós achamos que no ETF é diferente, porém a dinâmica é a mesma, pois os gestores usarão os dividendos para que o ETF não “fuja” do índice que segue. Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
  • Time AUVP (Admin)
Wesley Santos seu raciocínio acaba não fazendo sentido, o ETF recebe os dividendos e reinveste eles, você é cotista do ETF como um todo, você foi beneficiado DIRETAMENTE pelo reinvestimento dos dividendos.

A única questão é que o ETF sempre vai buscar manter a proporção na carteira e você faria desproporcionalmente, não muda absolutamente nada, é peanuts.
Continua tendo sim o reinvestimento de dividendos e o crescimento :)
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Raul Sena Renzo Nogueira Margotto Acho que eu não consegui ser muito claro na minha dúvida. Creio que com números eu consiga passar melhor o meu questionamento, inclusive continuando o exemplo do Renzo: Um exemplo de um fundo xxx11 que replica o índice y que tem 1 ação de A, B, C, cada uma valendo 1.00. Ele faz a captação inicial de 30 e compra 10A, 10B e 10c. Nesse momento, vamos supor que, cada uma das cotas desse fundo esteja valendo R$ 3,00 (tendo em vista que ele acompanha o índice que é A+B+C), ou seja, ele possui 10 cotas. Determinado dia, cada ação resolve pagar R$0,20 de dividendo, então teremos: A = Valia R$ 1,00 -> Paga R$0,20 e passa a ter cotação de R$0,80; B = Valia R$ 1,00 -> Paga R$0,20 e passa a ter cotação de R$0,80; C = Valia R$ 1,00 -> Paga R$0,20 e passa a ter cotação de R$0,80; Nesse momento, o “índice” passa a valer R$ 2,40 (A+B+C). O ETF tem o mesmo patrimônio, a diferença é que agora ele tem caixa dos dividendos (0,20 x 30 = R$6,00). Nesse momento o ETF pode até reinvestir o caixa dele, recomprando as ações A, B e C na mesma propoção, MAS a cota dele não poderá passar os R$2,40, já que esse ETF replica o índice. Ou seja, na prática o patrimonio do fundo se manteve, mas para que ele continue acompanhando o índice o valor da cota que o investidor possui caiu, não vejo uma forma disso ser repassado no preço da cota do ETF, já que le é obrigado a acompanhar um índice que, após a distribuição dos dividendos, existe uma correção no valor da ação.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Wesley Santos Só para complementar, mas essa parte eu até imagino que você já tenha entendido, quando as empresas A, B e C distribuem dividendos, o valor de face dessas ações sofre redução do valor distribuído em dividendos, mas o valor da cota do ETF XXX11 não. Então, após o reinvestimento dos dividendos pelo gestor, você que era cotista de um fundo com 30 ações de A, B e C, na proporção 10-10-10, passou a ser cotista de um fundo com 36.5 ações na proporção 12.5-12.5-12.5.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Não fica não, porque o que o índice busca replicar é a variação do índice, seja ela para cima ou para baixo. E ele consegue isso mantendo a proporção de ações da cesta.
Vou dar outro exemplo. Peguemos o índice Z, que possui 1 ação de A, 5 de B e 4 de C. Cada ação vale 100 reais. Logo esse índice vale hoje 1000 pontos. De hoje para amanhã, as três ações valorizam 10\%, passando a valer 110. Logo, o índice passa para os 1100 pontos.
Você é gestor de um ETF, SARD11, que possui 5 ações de A. Quantas ações de B e C você precisaria ter para manter a proporção do índice? Como o índice tem proporção A-B-C de 1-5-4, por regra de três, A está para 1, como B está para 5 e C para 4. Logo, com 5 ações de A, você precisaria de 25 (5*5) de B e 20 (5*4) de C. Assim, teu ETF teria 50 ações em carteira e valeria 5000. Com a valorização de 10\% das ações, teu ETF também valorizaria 10\% e iria para 5500.
Suponha agora que foram distribuídos 1000 de dividendos. Como o gestor distribui? Mantendo a proporção 1-5-4 do índice que ele replica, ou seja, ele investe $100 em A, $500 em B e $400 em C. Então após esse reinvestimento dos dividendos, você teve um aumento do número de ações de A, B e C mantendo a proporção do índice, o que fará com que o SARD11 continue variando de acordo com ele.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...