Jump to content
  • 0

Primeiros aportes em renda fixa - Tesouro ou CDB?

Matheus Neves Carvalho

Pergunta

Opa, pessoal ! Chegou o dia feliz e vou fazer meus primeiros aportes pra balancear minha carteira (não tenho PN em renda Fixa, provavel que passe os proximos meses só investindo nisso pra chegar na % recomendada)

Dito isto, encontrei algumas opções de IPCA+ para seguir o contrafluxo e gostaria de uma opinião:

- Tesouro 

image.png.e85e6083c57dfc7e01c7cad2af0a687f.png

- CDBs

image.png.1458e618e30c5f4d416ddb1b3b40563a.png

Dado que estou completamente longe de estourar o FGC, de cara posso afirmar que o IPCA + 8.15% do Banco Fibra já é mais vantajoso que o Tesouro IPCA + 7.52%  de 2029?
Ou o ideal seria travar pegar um do Tesouro, que apesar de a rentabilidade não ser tão próxima, eu travo ela por mais tempo (8 anos ou 18 anos) ?

Além disso, eu precisaria me preocupar com o fato do banco Fibra não ser dos mais resilientes (https://bancodata.com.br/relatorio/bco-fibra-sa) ou só quando eu estiver próximo de estourar o FGC que realmente preciso me preocupar com isso ?

O banco fibra foi apenas um exemplo, mas sei que podem aparecer ofertas ainda maiores no mercado secundário

• Brabo 1
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
1 hour ago, Matheus Neves Carvalho disse:

Opa, pessoal ! Chegou o dia feliz e vou fazer meus primeiros aportes pra balancear minha carteira (não tenho PN em renda Fixa, provavel que passe os proximos meses só investindo nisso pra chegar na % recomendada)

Dito isto, encontrei algumas opções de IPCA+ para seguir o contrafluxo e gostaria de uma opinião:

- Tesouro 

image.png.e85e6083c57dfc7e01c7cad2af0a687f.png

- CDBs

image.png.1458e618e30c5f4d416ddb1b3b40563a.png

Dado que estou completamente longe de estourar o FGC, de cara posso afirmar que o IPCA + 8.15% do Banco Fibra já é mais vantajoso que o Tesouro IPCA + 7.52%  de 2029?
Ou o ideal seria travar pegar um do Tesouro, que apesar de a rentabilidade não ser tão próxima, eu travo ela por mais tempo (8 anos ou 18 anos) ?

Além disso, eu precisaria me preocupar com o fato do banco Fibra não ser dos mais resilientes (https://bancodata.com.br/relatorio/bco-fibra-sa) ou só quando eu estiver próximo de estourar o FGC que realmente preciso me preocupar com isso ?

O banco fibra foi apenas um exemplo, mas sei que podem aparecer ofertas ainda maiores no mercado secundário

Boa tarde, @Matheus Neves Carvalho !

Você vai ir percebendo ao longo do tempo conforme investe na renda fixa que não vai ter muito certo ou errado e sim o título que cabe mais com seu perfil. 

Por exemplo, o CDB aí compensa um pouco a rentabilidade ser maior devido ao prazo de vencimento que é muito maior que o tesouro IPCA 2029. É um título mais arriscado por assim dizer mesmo com a proteção do FGC.

Já o tesouro, possibilita uma margem para uma eventual marcação a mercado para antecipar um pouco da rentabilidade reavendo uma boa parte do que se receberia até o vencimento só que antecipadamente. Mas o que seria pago com a marcação ou levando até o vencimento não bateria a rentabilidade do CDB mencionado.

Você poderá pensar no que faz mais sentido para sua carteira neste momento. Ambos não deixam de ser opções viáveis para avaliar.

Falando com um viés mais pessoal, o CDB eu acho o prazo muito longo. Dentro da minha estratégia, eu procuro títulos com média de vencimento para 4 anos, alguns até 5. 

Espero que ajude a pensar!

PS: não é uma recomendação de compra de ativos.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
4 minutes ago, Matheus Neves Carvalho disse:

Ajudou sim, @Eddy Paulini ! Obrigado!

Só uma outra dúvida, por qual outro motivo voce considera ser mais arriscado mesmo com a proteção do FGC?

O tesouro direto praticamente não possui risco de crédito. O governo pode simplesmente imprimir mais dinheiro para honrar com o pagamento.

A proteção do FGC dentro dos limites também garante o ressarcimento, mas é um pouco mais burocrático em comparação ao tesouro. E isso não altera o fato de que em dado momento o emissor do CDB poderia quebrar e ele não pode arcar com as dívidas.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...