Em uma das lives que tivemos, eu ouvi o Raul comentando sobre o "ajuste gráfico" que ocorre depois que uma ação distribui dividendos. Eu sei que a filosofia de investimento do Buy and hold e do Value Investing não se importa com gráficos, mas eu fiquei curioso para saber como funciona esse mecanismo. Vou deixar abaixo o link de uma matéria que achei bem didática, mas vou resumir o que entendi: Imagina que em uma sexta feira uma ação esteja valendo R$ 50,00 e distribua R$5,00 de dividendos. Na segunda-feira, quando abrir o pregão, essa mesma ação passará a valer R$45. O patrimonio do investidor continuará o mesmo (45+5 = 50). Entretanto, o que eu não sabia, e que ocorre é uma correção de todo o histócio do valor dessa ação na mesma proporção. Ou seja, como o dividendo foi de 10\% (5/50) os valores históricos tmb terão uma correção de 10\%. Então supondo que em 14/03/2012 a ação fosse R$25,00 ela passará a ser considerada como R$ 22,50. Eu confesso que não fazia IDEIA disso. E vocês, sabiam desse mecanismo da bolsa? https://valorinveste.globo.com/blogs/andre-rocha/post/2019/06/por-que-o-preco-das-acoes-fica-ex-apos-dividendos-e-outras-duvidas.ghtml
Pergunta
Wesley Santos
Vou deixar abaixo o link de uma matéria que achei bem didática, mas vou resumir o que entendi:
Imagina que em uma sexta feira uma ação esteja valendo R$ 50,00 e distribua R$5,00 de dividendos. Na segunda-feira, quando abrir o pregão, essa mesma ação passará a valer R$45. O patrimonio do investidor continuará o mesmo (45+5 = 50).
Entretanto, o que eu não sabia, e que ocorre é uma correção de todo o histócio do valor dessa ação na mesma proporção.
Ou seja, como o dividendo foi de 10\% (5/50) os valores históricos tmb terão uma correção de 10\%.
Então supondo que em 14/03/2012 a ação fosse R$25,00 ela passará a ser considerada como R$ 22,50.
Eu confesso que não fazia IDEIA disso. E vocês, sabiam desse mecanismo da bolsa?
https://valorinveste.globo.com/blogs/andre-rocha/post/2019/06/por-que-o-preco-das-acoes-fica-ex-apos-dividendos-e-outras-duvidas.ghtml
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
1
1
DIAS POPULARES
25/Mai
2
23/Mai
1
21/Mai
1