Jump to content
  • 0

DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS e REAJUSTE APÓS DATA EX


Wesley Santos

Pergunta

Em uma das lives que tivemos, eu ouvi o Raul comentando sobre o "ajuste gráfico" que ocorre depois que uma ação distribui dividendos. Eu sei que a filosofia de investimento do Buy and hold e do Value Investing não se importa com gráficos, mas eu fiquei curioso para saber como funciona esse mecanismo.
Vou deixar abaixo o link de uma matéria que achei bem didática, mas vou resumir o que entendi:
Imagina que em uma sexta feira uma ação esteja valendo R$ 50,00 e distribua R$5,00 de dividendos. Na segunda-feira, quando abrir o pregão, essa mesma ação passará a valer R$45. O patrimonio do investidor continuará o mesmo (45+5 = 50).
Entretanto, o que eu não sabia, e que ocorre é uma correção de todo o histócio do valor dessa ação na mesma proporção.
Ou seja, como o dividendo foi de 10\% (5/50) os valores históricos tmb terão uma correção de 10\%.
Então supondo que em 14/03/2012 a ação fosse R$25,00 ela passará a ser considerada como R$ 22,50.
Eu confesso que não fazia IDEIA disso. E vocês, sabiam desse mecanismo da bolsa?
https://valorinveste.globo.com/blogs/andre-rocha/post/2019/06/por-que-o-preco-das-acoes-fica-ex-apos-dividendos-e-outras-duvidas.ghtml
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Wesley Santos Então... Essa para mim é uma questão um pouco non sense, até porque eu não tenho muito conhecimento e prática na área de contabilidade...
Imagina uma empresa hipotética boa, mas tão boa que todos acionistas são buy and hold, ou seja, zero liquidez. O que aconteceria se ela distribuísse dividendos regularmente todos os anos? O preço seria descontado até chegar a zero? E depois teria preço negativo? Mas continuaria com o mesmo patrimônio, mesmo VPA, ou seja, me parece que para o acionista buy and hold isso não tem a menor importância...
Se fosse num fundo imobiliário então seria ainda mais non sense... É como se você tivesse um imóvel de 100mil, alugasse ele por 1000/mês e toda vez que recebesse o aluguel descontasse mil do valor do imóvel até ele não valer nada...
O valor "real" base do papel é o VPA...
Acredito que isso seja um ajuste meramente contábil na cotação...
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Wesley Santos e Renzo Nogueira Margotto o ajuste gráfico da cotação de uma empresa que distribui dividendos/JCP é feito percentualmente e não pelo valor em Reais distribuído. Se fosse pelo valor em Reais a cotação histórica poderia ficar negativa.
A mecânica é: - o valor do dividendo/JCP é subtraído do valor do dia anterior; - o resultado é dividido pelo preço do dia anterior; - os preços históricos são multiplicados por este fator.
Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...