Jump to content
  • 0

Carteira no Vermelho

Yan Fonseca

Pergunta

Recommended Posts

• 0

Opa bom dia!!!

Os meus FIIs estao com -14,3% de desvalorização e comprei antes de fazer o curso do Raul, comprava sem analisar nada. Agora aprendi a analisar mas meus FIIs estao todos divididos em Fundo de papel e logistica (KNCR11, BTHF11, BRCO11, RBRR11, MXRF11 e HGLG11). Meu objetivo é comprar alguns de shopping e alguns outros pra dar uma equilibrada.

Tenho uns ETFs que compro na nomad desde final de 2023 que estao rendendo bem (+15,4%) e dando uma salvada na minha carteira. Tenho VOO e QQQ que praticamente investem nas mesmas coisas. Sera q vale a pena vender um deles e concentrar tudo em um só? Ou time q ta ganhando nao se mexe? kkkkk

image.png.9091874bd253f7e1b9876f5f68186b48.png

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Yan Fonseca disse:

Não sei como está a carteira de vocês, mas desde o ano passado minha carteira vive no vermelho.

Comecei o rebalanceamento dela em meados de setembro do ano passado quando finalmente criei vergonha na cara e terminei o curso. ela atualmente está assim:

Ações Internacionais(0%), Ações Nacionais(23.29%), Fundos Imobiliários(45.96%), REITs(0%), Criptomoedas(0%),Renda Fixa(30.75%)

Mas já esteve pior, 75% de FII e nenhuma ação nacional, e uns poucos 25% de renda fixa.

Atualmente estou focando no mercado interno primeiro para balancear bonito e ai vou para o internacional, mas estou vendo que talvez esteja fazendo besteira e seja melhor desde já começar a investir internacionalmente.

Ano passado fechei com -1% segundo o status invest. 

Fico me perguntando se realmente fiz boas tomadas de decisões... Eu entendo que atualmente TUDO está em baixa e principalmente TODOS os FIIs caíram no minimo 10%.

Da uma pena ver todo mês no negativo... 

image.png.1fd6cbb519263f8fdc43293f667bea6d.png

Como vocês se sentiram quando algo do genero aconteceu com vocês?

Sou relativamente novo em investimentos, consigo dizer que sei avaliar bem um FII após 1 ano apenas aportando neles. Mas precisei errar parar descobrir como avaliar um saudável. Tanto que tenho o SARE11 nos seus belos -37,92%.

Meu brother, minha carteira está bem vermelha em algumas ações, em outras estou igual grama em tempo de chuva. 
Eu só tenho ações, FII's, e fixa. Meu maior sangramento está em FII's e eu pretendo comprar mais um pouquinho quando arrumar mais dimdim. Achei muito legal sua estratégia de diversificação, vou estudar ela e tentar aprender XD
E sobre dar pena ver ela negativa, pensa de forma alegre que pelo menos você já começou 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
44 minutes ago, Sergio Tanaka disse:

SARE11 eh complicado hein, 48% de vacancia

Fiis em momentos de crise, vc tem q comprar somente os melhores do mercado que estarao descontados

se ta tudo barato, vc deve comprar somente os melhores, pois os meia boca eventualmente vao ficar baratos de tempos em tempos

manda sua carteira ai inteira pra gente te acalmar ou falar q fez asneira

Da os pitacos ai:

Ações: ABEV3, GOAU4, ITSA4, WEGE3
FIIs: ALZR11, BRCR11(outro com rentabilidade péssima na minha carteira), BRHF11(fundiu o BCFF11), KNCR11, MXRF11, SARE11(lixo), XPCI11, XPLG11, XPML11.
Fiagro: VGIA11

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Acredito q todo mun do q tem menos de 4 anos de investimento ta no vermelho.

Quem entrou na epoca da pandemia ta melhor pq pegou tudo em promoção, mas no geral ta tenso.

E outra, dificilmente não vai ta no vermelho se o o objetivo é buy and hold. O foco é comprar enquanto esta afundando.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

da sua lista, enqto a crise continuar, eu colocaria aportes somente no XPML11 e XPLG11

KNCR eh o melhor de papel na minha opiniao, mas o p/vp ja ta entre 1 e 1.01 entao nao vale a pena colocar mais grana nele

o xplg11 eu nao conheco mto pq nao tenho ele...ja o xpml11 eh aquilo, nao eh uma recomendacao, mas da pra aportar facil de olhos fechados nele... p/vp 0.84, ta de graca
cada relatorio que sai eh um orgasmo atras do outro, ta tudo redondinho, liso, receita aumentando, vacancia diminuindo, so shopping filé

pra ver a diferenca q ativo bom faz na carteira, se vc tivesse 100% somente xpml11 e se tivesse acompanhando ele, vc estaria tranquilasso

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

@Yan Fonseca blz cara. 

Então, de um ano para cá realmente está caindo muita coisa, a minha carteira TB está no vermelho, em ações cerca de -10% e FIIs chegou a ter -28%, hj em -23%, pra mim pode ser duas coisas, comprei quando estava tudo em alta OU agora está tudo descontado, ótima oportunidade para fazer o preço médio. Vale lembrar que eu não estou mencionando os dividendos. 

Mercado de ações é assim mesmo, terá momentos que vão te assustar e outros que vão te empolgar, mas nós aqui do curso buy and hold temos que pensar a longo prazo, talvez com uma carteira de três a cinco anos da pra vc saber se está fazendo bons negócios ou não.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
7 minutes ago, Sergio Tanaka disse:

da sua lista, enqto a crise continuar, eu colocaria aportes somente no XPML11 e XPLG11

KNCR eh o melhor de papel na minha opiniao, mas o p/vp ja ta entre 1 e 1.01 entao nao vale a pena colocar mais grana nele

o xplg11 eu nao conheco mto pq nao tenho ele...ja o xpml11 eh aquilo, nao eh uma recomendacao, mas da pra aportar facil de olhos fechados nele... p/vp 0.84, ta de graca
cada relatorio que sai eh um orgasmo atras do outro, ta tudo redondinho, liso, receita aumentando, vacancia diminuindo, so shopping filé

pra ver a diferenca q ativo bom faz na carteira, se vc tivesse 100% somente xpml11 e se tivesse acompanhando ele, vc estaria tranquilasso

Sim, o XMPL peguei "recentemente" pois tava querendo diversificar os ramos dos FIIs que tenho em carteira. ele está com uma nota alta pra mim. só mesmo o rebalanceamento que estou fazendo que não estou aportando em FII, mas pensando em mudar e dedicar 10% dos aportes neles.

XPLG é de logística, tenho visto que todos os de logísticas estão indo bem ultimamente.

Mas preciso me atualizar nos relatórios de cada um para alteração de notas. Estou desde setembro sem aportes neles.

8 minutes ago, Diego Ribeiro Chaves disse:

@Yan Fonseca blz cara. 

Então, de um ano para cá realmente está caindo muita coisa, a minha carteira TB está no vermelho, em ações cerca de -10% e FIIs chegou a ter -28%, hj em -23%, pra mim pode ser duas coisas, comprei quando estava tudo em alta OU agora está tudo descontado, ótima oportunidade para fazer o preço médio. Vale lembrar que eu não estou mencionando os dividendos. 

Mercado de ações é assim mesmo, terá momentos que vão te assustar e outros que vão te empolgar, mas nós aqui do curso buy and hold temos que pensar a longo prazo, talvez com uma carteira de três a cinco anos da pra vc saber se está fazendo bons negócios ou não.

Blz mano.

Sim! Eu queria mais desabafar a tristeza que tenho passado, mas como minhas quedas estão sendo "pequenas" de apenas 1% a 2% por mês, da pra recuperar rápido quando voltar a subir(assim espero).

Eu vejo que tudo está sendo descontado, levando em consideração apenas os FIIs, todos quando eu comprei estavam levemente descontados, P/VP 0,96 ou P/VP 0,99.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Cara, é isso mesmo. O mercado tem seus ciclos e agora estamos em um ciclo de baixa na renda variável. O importante é escolher bem os ativos e ter constância nos aportes. No longo prazo é ganho na certa.

No fim do ano até criei um post aqui na comunidade também em relação a estar tudo caindo. Promoção pra gente que acredita no buy and hold.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Yan Fonseca disse:

Blz mano.

Sim! Eu queria mais desabafar a tristeza que tenho passado, mas como minhas quedas estão sendo "pequenas" de apenas 1% a 2% por mês, da pra recuperar rápido quando voltar a subir(assim espero).

Eu vejo que tudo está sendo descontado, levando em consideração apenas os FIIs, todos quando eu comprei estavam levemente descontados, P/VP 0,96 ou P/VP 0,99.

Fica tranquilo vc não esta sozinho nesse barco. Vi que não citou investimentos em Tesouro, talvez seria interessante dar uma olhada e fazer uns aportes, se proteger da inflação e dessas quedas no mercado. Outro olhar com carinho seria os ETFs internacionais.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
18 minutes ago, Diego Ribeiro Chaves disse:

Fica tranquilo vc não esta sozinho nesse barco. Vi que não citou investimentos em Tesouro, talvez seria interessante dar uma olhada e fazer uns aportes, se proteger da inflação e dessas quedas no mercado. Outro olhar com carinho seria os ETFs internacionais.

Tenho um pouco em tesouro e renda fixa. Consegui pegar uns títulos interessantes de 16%~18% aa.

21 minutes ago, Sergio Tanaka disse:

o charme eh nesses momentos conseguir separar o q eh desconto e o que eh bomba
pq mta bomba fica mascarada devido a tudo estar de graca

Pra isso vou continuar nos que já conheço e fiz analise. Tenho uns 2 engatilhados pra terminar a analise pra aumentar diversificação e ser feliz.

17 minutes ago, Raul disse:

O mercado está em baixa, você começou a investir recentemente, normal estar em queda. Isso está te deixando ansioso? Se estiver, pare de consolidar em ferramentas que te permitam ver percentuais específicos.

O que "segurou" a rentabilidade dos que estão positivos foi a RF pagando muito, investimentos em dólar e quem tem posição em cripto.

Ansiedade já passou, no momento que vi que todos os meus FIIs caíram imaginei que ia ficar com a carteira no vermelho.

Vou continuar aportando e esperar que estou fazendo boas decisões. Só fico relutante pois ainda não vi uma valorização, apenas queda. Mas é isso, crise na bolsa e quem não tem mais RF, dolar ou cripto senta e espera.

Se fosse parar só por estar vermelho estaria comprado 80% em RF com os títulos secundários que tem na plataforma.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Yan Fonseca disse:

Não sei como está a carteira de vocês, mas desde o ano passado minha carteira vive no vermelho.

Comecei o rebalanceamento dela em meados de setembro do ano passado quando finalmente criei vergonha na cara e terminei o curso. ela atualmente está assim:

Ações Internacionais(0%), Ações Nacionais(23.29%), Fundos Imobiliários(45.96%), REITs(0%), Criptomoedas(0%),Renda Fixa(30.75%)

Mas já esteve pior, 75% de FII e nenhuma ação nacional, e uns poucos 25% de renda fixa.

Atualmente estou focando no mercado interno primeiro para balancear bonito e ai vou para o internacional, mas estou vendo que talvez esteja fazendo besteira e seja melhor desde já começar a investir internacionalmente.

Ano passado fechei com -1% segundo o status invest. 

Fico me perguntando se realmente fiz boas tomadas de decisões... Eu entendo que atualmente TUDO está em baixa e principalmente TODOS os FIIs caíram no minimo 10%.

Da uma pena ver todo mês no negativo... 

image.png.1fd6cbb519263f8fdc43293f667bea6d.png

Como vocês se sentiram quando algo do genero aconteceu com vocês?

Sou relativamente novo em investimentos, consigo dizer que sei avaliar bem um FII após 1 ano apenas aportando neles. Mas precisei errar parar descobrir como avaliar um saudável. Tanto que tenho o SARE11 nos seus belos -37,92%.

Faz parte da vida do investidor kkkk

image.png.a61704287fbb2f77952f490be8bd8da4.png

To tomando -37,00% no SARE11... (também carregado do passado negro kkkk)

Minha carteira esta +22,85% últimos 24 meses ( equivale a +10,83%a.a. )

• Brabo 1
  • Sad 2
Link para compartilhar

• 0

Acabei de iniciar o curso, então minha opinião ainda vale tanto quanto um pote vazio (só o custo do pote 🤣)... Contudo, se você se dedicou aos estudos e selecionou bons ativos, por que se preocupar? Mesmo que sua carteira tenha registrado uma queda, os rendimentos permanecem estáveis ou até aumentaram?

Editado por Eduardo Luiz Da Silveira
Link para compartilhar

• Criar novo...