Jump to content
  • 0

Carteira em queda - Decisões ruins ou somente reflexo do mercado?

Vanessa Baptista

Pergunta

Recommended Posts

• 0

Acredito que seja só insegurança mesmo, porque em suas escolhas não vi nenhuma que possa ser considerada perigosa ou ruim, na minha opinião, vc tá com uma ótima seleção, agora em tão pouco tempo de investimento não tem como já querer resultados rápidos....fique em paz, siga o diagrama e aproveite esse momento de boas ofertas no mercado.

O único ponto de alerta que deixo é que duas ações estão ocupando 51% da carteira de ações, acredito que seja interessante diminuir essa concentração.

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
20 horas atrás, Vanessa Baptista disse:

Pessoal, este ano minha carteira está sofrendo 😅 Queria saber de vocês se acham que estou fazendo decisões ruins ou se é realmente porque o mercado está sofrendo como um todo. 

Sou relativamente nova em investimentos, então busco validação de que não estou fazendo merda. Ou orientação porque estou fazendo merda. 🤣

Em 2022 tinha algumas cotas de MXRF11 que compramos para teste de sistema (😅) e no final de 2022, quando comecei a ter algum valor para investir, coloquei em cripto (BTC) e até o meio de 2023 era tudo que eu tinha de investimento (não considero o valor de reserva de emergência, que são 6 meses de gastos, investimento).

Em Agosto 2023 comprei um CDB pré-fixado de 12.4% para Agosto/2028 e em Julho 2024 comprei um Tesouro IPCA + 6,15% para Maio/2035.

Minha carteira estava obviamente desbalanceada e, quando comecei as aulas da AUVP, finalmente comecei a perceber isto e entender que é um problema.

Então em Dezembro/2024 eu comecei a comprar Ações Nacionais e Fundos Imobiliários.

As Ações Nacionais estão distribuídas desta forma:

image.png.eff0a1d7f5d31c79db9b7e0dea427961.png

E os Fundos Imobiliários desta forma:

image.png.4188d8ac6084eca6ed893f115614493d.png

Não tenho muitos fundos nem ações porque fica difícil me manter atualizada se tenho ativos demais mas tentei balancear escolhendo, na medida do possível, setores diferentes.

Com isto, balanceou um pouco minha carteira mas ainda me falta investimento internacional. Pretendo fazer em ETFs assim que entender melhor como funcionam:

image.png.3f7e9b00df9e3d586df9c056b68b5db9.png

No geral, a carteira não está ruim em rentabilidade considerando todo o período:

image.png.9640a32552fdc714e4c4cc5c384d083a.png

Mas se eu considerar estes últimos investimentos em Ações Nacionais e FIIs, a carteira está sofrendo:

image.png.53b0017414d95289f6085cc10df91e8d.png

As minhas decisões de Ações Nacionais e FIIs foram erradas?

Tem alguma oportunidade que eu estou perdendo e não estou vendo ou ativo bomba que eu não deveria ter investido/não deveria manter?

O que acham?

Ahh e só para adicionar uma coisa, seus investimentos são MEGA clássicos, eu acho que se as empresas que você tem em carteira quebrarem o Brasil precisa fechar as portas.

E a china Fica sem minério de ferro, insumo para diversas coisas e nem limpar a bunda eles vão conseguir AHHAHHAHAH

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
21 horas atrás, Vanessa Baptista disse:

Pessoal, este ano minha carteira está sofrendo 😅 Queria saber de vocês se acham que estou fazendo decisões ruins ou se é realmente porque o mercado está sofrendo como um todo. 

Sou relativamente nova em investimentos, então busco validação de que não estou fazendo merda. Ou orientação porque estou fazendo merda. 🤣

Em 2022 tinha algumas cotas de MXRF11 que compramos para teste de sistema (😅) e no final de 2022, quando comecei a ter algum valor para investir, coloquei em cripto (BTC) e até o meio de 2023 era tudo que eu tinha de investimento (não considero o valor de reserva de emergência, que são 6 meses de gastos, investimento).

Em Agosto 2023 comprei um CDB pré-fixado de 12.4% para Agosto/2028 e em Julho 2024 comprei um Tesouro IPCA + 6,15% para Maio/2035.

Minha carteira estava obviamente desbalanceada e, quando comecei as aulas da AUVP, finalmente comecei a perceber isto e entender que é um problema.

Então em Dezembro/2024 eu comecei a comprar Ações Nacionais e Fundos Imobiliários.

As Ações Nacionais estão distribuídas desta forma:

image.png.eff0a1d7f5d31c79db9b7e0dea427961.png

E os Fundos Imobiliários desta forma:

image.png.4188d8ac6084eca6ed893f115614493d.png

Não tenho muitos fundos nem ações porque fica difícil me manter atualizada se tenho ativos demais mas tentei balancear escolhendo, na medida do possível, setores diferentes.

Com isto, balanceou um pouco minha carteira mas ainda me falta investimento internacional. Pretendo fazer em ETFs assim que entender melhor como funcionam:

image.png.3f7e9b00df9e3d586df9c056b68b5db9.png

No geral, a carteira não está ruim em rentabilidade considerando todo o período:

image.png.9640a32552fdc714e4c4cc5c384d083a.png

Mas se eu considerar estes últimos investimentos em Ações Nacionais e FIIs, a carteira está sofrendo:

image.png.53b0017414d95289f6085cc10df91e8d.png

As minhas decisões de Ações Nacionais e FIIs foram erradas?

Tem alguma oportunidade que eu estou perdendo e não estou vendo ou ativo bomba que eu não deveria ter investido/não deveria manter?

O que acham?

Oi Vanessa,

Só mais um aqui na fila do pão pra dizer que isso é "normal".

Veja, não disse que é o desejável rsrsrs, mas é o normal dada a situação atual.

Ao olhar seus ativos, não vi nenhum que eu diria "oh meu Deus, que h-gada que ela fez!" ou algo do tipo. Pelo contrário, está balanceadinho, ações mais "clássicas", então não tem nada pra dar o puxão de orelha.

A única ressalva é sua tentativa de burlar o Diagrama rsrsrs. Não faça isso não, por mais que possa parecer "tentador".

Como disseram, se você avaliou esses ativos e eles continuam a fazer sentido pra você, fique tranquila. É a renda variável variando rsrsrs.

A minha também está dando aquela sangradinha, mas estou vendo isso como oportunidade pra comprar mais em vez de desesperar. Só deixo de investir em um ativo se ele começar a dar ruim na minha avaliação.

Espero ter ajudado!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
On 06/02/2025 at 15:56, Antonio De Matos Teixeira Neto disse:

O mercado em geral está em queda, mas não é motivo para desespero. Então, bem-vinda ao clube! Quem não estiver sofrendo um pouco, está de parabéns.

Olhando rapidamente para as ações e FIIs, não são ativos ruins. Quando olho para minha carteira nos últimos 12 meses, ela está negativa. Mas, quando avalio desde o início dos meus investimentos, está positiva.

Esse é o momento de tirar lições. Agora tudo parece atrativo: renda fixa, ações e FIIs. O segredo é seguir seu planejamento de investimentos (PIAR) à risca — ou não, se for o caso. RAZÃO x EMOÇÃO

Se está sofrendo, é pelo momento mesmo. Eu encaro como uma oportunidade. Mesmo que tudo pareça bom, é importante seguir as proporções determinadas e continuar aportando. O mercado está nos dando a chance de comprar a preços mais justos. Então, é hora de aproveitar. Já vi momentos como este passarem pela minha porta várias vezes. Invisto desde 2017 e, por vezes, me faltava dinheiro. Confesso que a sensação é a mesma: não ter dinheiro suficiente para aproveitar tantas oportunidades. E tá tudo bem! O importante é seguir o racional e aportar onde o planejamento manda, PENSAR NO LONGO PRAZO.

Sinceramente, a gente sempre quer estar ganhando, mas infelizmente nem sempre é possível. Mesmo que tivéssemos ativos descorrelacionados, sentiríamos a queda. É aquela questão: com quanto do patrimônio vale a pena ter reserva em ouro, por exemplo? Ou em criptomoedas, esperando o temido dia de um problema sistêmico, um cisne negro ou algo do tipo.

O importante é manter a estratégia e lembrar que o mercado é cíclico. As oportunidades estão aí para quem sabe aproveitar.

@Antonio De Matos Teixeira Neto que bom que os ativos não são ruins! É aquela coisa, eu analisei várias vezes mas como é minha "primeira compra" dá aquela insegurança mesmo fazendo todo o processo 😅

Vou continuar seguindo as sugestões do diagrama do cerrado para manter o planejamento de balanceamento para os ativos e manter a calma!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 06/02/2025 at 16:00, Rafael Lopes Novais disse:

Olha @Vanessa Baptista, vou repassar o conselho que ja vi o Raul falar mais de uma vez nas aulas: "O diagrama foi feito pra substituir seu cérebro na hora de fazer os aportes."

Investir tem tudo a ver com seus objetivos e aquilo que você acredita.

On 06/02/2025 at 16:10, Marco José Pereira disse:

Concordo com o @Fabio Curvelano. Se você já fez a análise e classificou os ativos que comprou como “bons”, está tudo certo. Obviamente que o fato dos ativos valorizarem ou não depende de uma série de fatores. Mas, pensando a longo prazo, se você fez boas escolhas, a carteira irá subir em termos de rentabilidade, ainda mais dependendo do tempo que você já está investindo. Fique tranquila e não fique preocupada olhando toda a hora para o quesito rentabilidade… 

@Rafael Lopes Novais e @Marco José Pereira realmente. Eu não comprei pensando em curto prazo mas por ser a "primeira compra" dá uma certa insegurança se eu estou fazendo as escolhas de forma correta ou se estou deixando algo passar, sabe?

Eu vou revisar as respostas do diagrama, me acalmar e confiar. E, com o tempo, ir deixando ele gordinho conforme ganho experiência 😊

Editado por Vanessa Baptista
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 07/02/2025 at 10:35, Henrique Magalhães disse:

@Vanessa Baptista minha carteira de FII e Acoes tem a mesmas datas de formação que  a sua, e eu optei por empresas mais perenes e maiores, nao inclui pimentinhas na parte de acoes, e sim FII e acoes estao sofrendo, algumas acoes se destacam e compensam, mas FII ta judiado.

Vamos pensar assim, 2022 tínhamos uma expectativa de 2023 e 2024 decolando, e isso nao aconteceu, e estamos andando de lado e ate caindo, mas se tiver bons ativos, pense que estava comprando eles numa janela de anos a precos baratos.

No meu caso comprei uma quantia razoavel de BTC em 2022 e iniciao de 2023, e este ativo faz a carteira como um todo ter um desempenho otimo, no meu caso o BTC esta ocupando 20% da carteira hoje (nao aportei nem 6%)

outro ponto 2022 a jan/2025, estamos falando de uma janela de 3 anos praticamente, é um periodo curto e temos muitas coisas acontecendo, eu creio que uma avaliacao de rentabilidade deve ser melhor examinada em 5 a 8 anos de carteira, passar por outra mudança de governo, passar de uma crise pra outra, enfim, somos nenens ainda.... da uma sensação estranha sim, ver o dinheiro investido caindo em uma classe, mas sabiamos que era renda variavel, e sabemos mais ainda, que os ativos estao baratos... comprem ao som dos canhoes... e tem muito canhao fazendo som

@Henrique Magalhães realmente, está uma boa época de compra. Talvez eu só precise confirmar o quão perene e grande são as empresas que investi, considerando o mercado nacional, e garantir o peso no diagrama de acordo com esta proporção. E só vou ver realmente se as escolhas foram boas à longo prazo.

On 07/02/2025 at 11:55, Matheus P S disse:

Oi Vanessa,

Só mais um aqui na fila do pão pra dizer que isso é "normal".

Veja, não disse que é o desejável rsrsrs, mas é o normal dada a situação atual.

Ao olhar seus ativos, não vi nenhum que eu diria "oh meu Deus, que h-gada que ela fez!" ou algo do tipo. Pelo contrário, está balanceadinho, ações mais "clássicas", então não tem nada pra dar o puxão de orelha.

A única ressalva é sua tentativa de burlar o Diagrama rsrsrs. Não faça isso não, por mais que possa parecer "tentador".

Como disseram, se você avaliou esses ativos e eles continuam a fazer sentido pra você, fique tranquila. É a renda variável variando rsrsrs.

A minha também está dando aquela sangradinha, mas estou vendo isso como oportunidade pra comprar mais em vez de desesperar. Só deixo de investir em um ativo se ele começar a dar ruim na minha avaliação.

Espero ter ajudado!

@Matheus P S - que bom que são bons ativos! Acho que esta é uma das minhas maiores preocupações. Ainda peno para ler os relatórios das ações e FIIs. Fico na dúvida: "isto é um indicativo que pode estar se tornando um ativo ruim ou não?" acho que é o que eu mais penso quando leio. Isto quando eu entendo o relatório (😅) porque é muita informação.]

Quanto ao diagrama, você está certo. Qual é o ponto de eu fazer ele, estudar, atualizar pra ignorar depois, né? Preciso ter mais confiança nele e nas minhas escolhas e deixar a insegurança de lado. Eu não ligo muito pelo fato de estar caindo os preços e a rentabilidade descer (óbvio que eu não gosto, mas não é isto que me preocupa). Eu fico preocupada se fiz uma boa escolha ou ainda em identificar se o ativo que era uma boa escolha não é mais para longo prazo. Acho que é isso.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
On 06/02/2025 at 16:35, Eddy Paulini disse:

Primeiro ponto que acho legal frisar é o diagrama. Não tem problema nenhum em usar o diagrama padrão. Claro que ele tem um viés, mas é um padrão funcional. Logo, começar usando aquele diagrama já te coloca na frente de muitos investidores (os fora da AUVP, claro).

Aproveitando que estamos falando do Diagrama do Cerrado, para Ações eu fiz algumas revisões e estava pensando em incluir algumas perguntas mas queria saber dos "universitários" seus pitacos.

Marquei as que são padrão (verde) e as que pretendo adicionar (azul).

O que vocês acham, @Eddy Paulini, @Fabio Curvelano, @Antonio De Matos Teixeira Neto, @Rafael Lopes Novais, @Marco José Pereira, @Jaimson Bispo, @Marco Antonio Yamamoto, @Henrique Magalhães, @Matheus P S?

image.png.0063af72418ccf3bf28e41dbaeee14ae.png

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

Bom dia @Vanessa Baptista!!

Muito interessante as suas perguntas! Análises qualitativas são mais difíceis de fazer, e exigem mais tempo do investidor, mas também tendem a trazer bons resultados. Parabéns!

Dito isso, quero deixar uma reflexão sobre 2 perguntas:

Sobre a questão da eficiência, eu também havia feito uma pergunta baseada no que o Raul falou na aula, no entanto, essa classificação Indústria/serviço não se apresenta muito clara na diversidade de modelos de negócio que existem; pelo que vi, as margens variam muito, mesmo dentro de um mesmo setor. Por exemplo: as margens das empresas que fazem distribuição de energia geralmente são bem menores do que as que trabalham com transmissão. Então eu passei a fazer uma análise mais comparativa com as outras empresas concorrentes. No entanto, eu acho que esses valores de 8% e 20% funcionam bem na maioria dos casos, só quis dar uma outra opinião.

E sobre a questão do preço, na minha visão, isso não mede a resiliência da empresa, que é o objetivo do diagrama do cerrado. O fato de uma empresa estar "barata" não quer dizer que ela tem mais chances de sobreviver ao tempo. Eu diria inclusive, que toda empresa que quebrou, estava muito barata antes de quebrar hahahaha.

Até acho que você pode fazer o valuation antes de escolher a empresa, e pegar talvez algum distorção do mercado. Mas na minha humilde opinião, critérios de preço não deveriam entrar no diagrama.

Espero ter ajudado!

Editado por Rafael Lopes Novais
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Vanessa Baptista disse:

Aproveitando que estamos falando do Diagrama do Cerrado, para Ações eu fiz algumas revisões e estava pensando em incluir algumas perguntas mas queria saber dos "universitários" seus pitacos.

Marquei as que são padrão (verde) e as que pretendo adicionar (azul).

O que vocês acham, @Eddy Paulini, @Fabio Curvelano, @Antonio De Matos Teixeira Neto, @Rafael Lopes Novais, @Marco José Pereira, @Jaimson Bispo, @Marco Antonio Yamamoto, @Henrique Magalhães, @Matheus P S?

image.png.0063af72418ccf3bf28e41dbaeee14ae.png

Bom dia, @Vanessa Baptista !

O primeiro ponto que eu deixaria para você refletir é sobre ter perguntas que eventualmente lhe sejam caráter de eliminação e não de risco para levar uma empresa na carteira. 

Suponha a pergunta (por exemplo) de a empresa ter mais de 30 anos de fundação. Tem investidor que dado sua estratégia e objetivos não vai investir em empresas com menos que isso na bolsa. Logo, nem precisa da pergunta.

Veja se essa lógica por ventura não se aplica a outras perguntas que você possui.

Isso ajudaria no segundo ponto que é se ater na quantidade de perguntas. São 19 perguntas o que abre espaço para nenhum ativo conseguir performar uma nota máxima. Claro que não existe um certo ou errado na quantidade de perguntas, mas quanto mais perguntas, mais chances disso acontecer. Uma 

Você tem duas perguntas que na minha opinião são redundantes. A terceira que pergunta sobre bom histórico de pagamento de dividendos e a última pergunta novamente fala sobre DY.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Olá,

colocando um pouco de pitaco junto com a turma....

Como foi dito anteriormente a sensação de medo ao ver uma carteira negativa é comum. 

Mas seu grande foco pode ser em estudar seus ativos, ver os fundamentos, faz sentido pra vc? Se sim, na verdade você pode estar diante de uma oportunidade.

Quanto a divisão e percentual de cada ativo, isso é algo muito pessoal e a árvore de distribuição, PIAR pode te ajudar nesse sentido.

Passou pelo diagrama, faz sentido pra vc, tem bons fundamentos, pode não ser motivo de desespero.

O mercado confunde muito valor com preço. Sai uma notícia o preço sobe, sai outra o preço cai. Veja por exemplo, não desmerecendo, mas a meme coin do Trump.

Então, cuidado com as emoções para elas não atrapalharem suas decisões. Siga seu diagrama, faça seus aportes regulares, e busque os ativos q vc estuda e fazx sentido pra vc.

Se puder dar uma dica é sobre o investimento internacional, vale a pena diversisficar.

Abraços

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, Rafael Lopes Novais disse:

Bom dia @Vanessa Baptista!!

Muito interessante as suas perguntas! Análises qualitativas são mais difíceis de fazer, e exigem mais tempo do investidor, mas também tendem a trazer bons resultados. Parabéns!

Dito isso, quero deixar uma reflexão sobre 2 perguntas:

Sobre a questão da eficiência, eu também havia feito uma pergunta baseada no que o Raul falou na aula, no entanto, essa classificação Indústria/serviço não se apresenta muito clara na diversidade de modelos de negócio que existem; pelo que vi, as margens variam muito, mesmo dentro de um mesmo setor. Por exemplo: as margens das empresas que fazem distribuição de energia geralmente são bem menores do que as que trabalham com transmissão. Então eu passei a fazer uma análise mais comparativa com as outras empresas concorrentes. No entanto, eu acho que esses valores de 8% e 20% funcionam bem na maioria dos casos, só quis dar uma outra opinião.

E sobre a questão do preço, na minha visão, isso não mede a resiliência da empresa, que é o objetivo do diagrama do cerrado. O fato de uma empresa estar "barata" não quer dizer que ela tem mais chances de sobreviver ao tempo. Eu diria inclusive, que toda empresa que quebrou, estava muito barata antes de quebrar hahahaha.

Até acho que você pode fazer o valuation antes de escolher a empresa, e pegar talvez algum distorção do mercado. Mas na minha humilde opinião, critérios de preço não deveriam entrar no diagrama.

Espero ter ajudado!

Excelentes pontos! Não sei dizer se mantenho como uma media as porcentagens ou não,  @Rafael Lopes Novais. Vou pensar mais!

Sobre o preço, sempre que a gente vai aportar as porcentagens de aporte são baseadas na pergunta, pensei que se o preço não estiver legal isto diminuiria um pouco a porcentagem que faria de aporte. Mas não sei se neste caso eu só ignoro e não compro mesmo com recomendação do diagrama, ou se uso algo para pesar isto no diagrama ou ainda se aporto estando caro mesmo.

Faz sentido minha dúvida?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...