Jump to content
  • 0

Carteira em queda - Decisões ruins ou somente reflexo do mercado?

Vanessa Baptista

Pergunta

Recommended Posts

• 0
6 horas atrás, Vanessa Baptista disse:

@Rafael Lopes Novais

Sobre o preço, sempre que a gente vai aportar as porcentagens de aporte são baseadas na pergunta, pensei que se o preço não estiver legal isto diminuiria um pouco a porcentagem que faria de aporte. Mas não sei se neste caso eu só ignoro e não compro mesmo com recomendação do diagrama, ou se uso algo para pesar isto no diagrama ou ainda se aporto estando caro mesmo.

Faz sentido minha dúvida?

Mas o diagrama do cerrado já leva o preço em consideração; ele não distribui o aporte de acordo com a nota. Ele distribui o aporte para manter a proporção que você estabeleceu através das notas e das porcentagens de cada classe na carteira.

Vou tentar explicar de forma simplificada:

Imagine que você tem uma carteira com 50% em RF e 50% em Ações. Dentro da RF você tem Tesouro (Nota 10) e um CRA (Nota 6). Dentro das ações você tem uma empresa X (Nota 7) e uma empresa Y (Nota 3).

Vamos supor que você nunca tenha investido, e vá distribuir 10.000 reais de acordo com o diagrama. Ficaria assim:

RF: 5000 reais

Tesouro: 3.125 / CRA: 1.875

Ações: 5000 reais

Empresa X: 3.500 / Empresa Y: 1.500

Porém no mês seguinte, os valores mudaram, e agora você tem 3160 em Tesouro, 1900 em CRA, 3000 na empresa X e 1440 na empresa Y. Seu patrimônio agora é  de 9.500 reais.

Você vai lançar um aporte de 1500 reais, e o diagrama vai tentar voltar para as proporções estabelecidas.

Então ele dividirá assim: 

277 no tesouro

163 no CRA

850 na empresa X

210 na empresa Y

- Veja que o aporte não foi dividido apenas de acordo com a nota, mas sim de modo a recuperar a proporção entre os ativos, que foi estabelecida pela nota.

Em outras palavras, é o método burro, sendo aplicado. Investir mais, onde caiu mais (ou subiu menos) e investir menos, onde caiu menos (ou subiu mais). Mas sempre com objetivo de voltar às proporções estabelecidas.

@Raul, pelo amor de Deus, se eu falei alguma groselha, me corrige aí por favor hahaha

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
On 09/02/2025 at 16:48, Vanessa Baptista disse:

que bom que são bons ativos! Acho que esta é uma das minhas maiores preocupações. Ainda peno para ler os relatórios das ações e FIIs. Fico na dúvida: "isto é um indicativo que pode estar se tornando um ativo ruim ou não?" acho que é o que eu mais penso quando leio. Isto quando eu entendo o relatório (😅) porque é muita informação.]

Quanto ao diagrama, você está certo. Qual é o ponto de eu fazer ele, estudar, atualizar pra ignorar depois, né? Preciso ter mais confiança nele e nas minhas escolhas e deixar a insegurança de lado. Eu não ligo muito pelo fato de estar caindo os preços e a rentabilidade descer (óbvio que eu não gosto, mas não é isto que me preocupa). Eu fico preocupada se fiz uma boa escolha ou ainda em identificar se o ativo que era uma boa escolha não é mais para longo prazo. Acho que é isso.

Oi Vanessa,

Relaxa que você não está sozinha nesse ponto de "será que estou fazendo h-gada?" kkk

O negócio é realmente aplicar à prática e fazer, fazer, fazer, e fazer mais um pouco. Com o tempo você pega o "esquema"!

E se precisar de dúvidas é só chamar a gente na comunidade, claro!

Vamos que vamos 🚀

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 12/02/2025 at 02:49, Vanessa Baptista disse:

Aproveitando que estamos falando do Diagrama do Cerrado, para Ações eu fiz algumas revisões e estava pensando em incluir algumas perguntas mas queria saber dos "universitários" seus pitacos.

Marquei as que são padrão (verde) e as que pretendo adicionar (azul).

O que vocês acham, @Eddy Paulini, @Fabio Curvelano, @Antonio De Matos Teixeira Neto, @Rafael Lopes Novais, @Marco José Pereira, @Jaimson Bispo, @Marco Antonio Yamamoto, @Henrique Magalhães, @Matheus P S?

image.png.0063af72418ccf3bf28e41dbaeee14ae.png

Oi Vanessa,

Pessoalmente eu entenderia a pergunta sobre "Potencial" como critério de exclusão prévio e não como parte do Diagrama. Mas isso é para a minha estratégia: se uma empresa não tem potencial, acho que nem vale a pena investir nela, mesmo que ela tenha números "chamativos" no momento.

Já a pergunta sobre "Preço", do jeito que está poderá ser complicado de responder, já que as respostas são "Sim" ou "Não". Por exemplo, se uma empresa tiver P/L de 10., P/VP de 1,5, mas P/SR de 2? (Números só de exemplo, claro.) Como você responderia neste caso, seria "Sim" ou "Não"? Acho que se você quiser efetivamente granularizar desse jeito, seria melhor fazer uma pergunta para cada critério, porque o "Sim" ou "Não" dificilmente consegue captar mais de duas opções. A não ser, é claro, que você queira que todos os itens estejam dentro dos critérios que você estabeleceu, e se algum deles estiver fora dos critérios, aí você automaticamente colocaria "Não".

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 12/02/2025 at 08:19, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Vanessa Baptista !

O primeiro ponto que eu deixaria para você refletir é sobre ter perguntas que eventualmente lhe sejam caráter de eliminação e não de risco para levar uma empresa na carteira. 

Suponha a pergunta (por exemplo) de a empresa ter mais de 30 anos de fundação. Tem investidor que dado sua estratégia e objetivos não vai investir em empresas com menos que isso na bolsa. Logo, nem precisa da pergunta.

Veja se essa lógica por ventura não se aplica a outras perguntas que você possui.

Isso ajudaria no segundo ponto que é se ater na quantidade de perguntas. São 19 perguntas o que abre espaço para nenhum ativo conseguir performar uma nota máxima. Claro que não existe um certo ou errado na quantidade de perguntas, mas quanto mais perguntas, mais chances disso acontecer. Uma 

Você tem duas perguntas que na minha opinião são redundantes. A terceira que pergunta sobre bom histórico de pagamento de dividendos e a última pergunta novamente fala sobre DY.

Espero que agregue ao tema!

@Eddy Paulini - faz sentido. O ideal é que perguntas de eliminação da empresa sejam feitas fora do diagrama para que a gente nem inclua o ativo lá e, para dados de risco que a gente inclua no diagrama. Acho que faz sentido sim manter separado. Para isto eu só preciso manter um "pré-check" antes do diagrama e o que sair deste pre-check eu incluo no diagrama.

Vou repensar as perguntas com isto em mente!

Quanto aos dividendos, acho que entra um pouco na discussão que tive com o @Rafael Lopes Novais. A pergunta padrão foca se existe pagamento constante de dividendos e a nova se este dividendo pago é bom mas sem "comer" a empresa (ela não investe nada em si mesma, só paga), por exemplo. Talvez faria sentido consolidar? Considerando que a idéia do diagrama seria avaliar o risco do ativo para realizar aporte (ou seja, eu entendo que eu preciso atualizar a resposta de todas as perguntas, para todos os ativos antes de aportar todas as vezes) assim garantindo que as sugestões do diagrama reflitam nos ativos e na quantidade destes ativos a serem aportados, faz ou não sentido eu olhar indicadores de preço também?

Porque digamos que a empresa é boa, mas tá com P/VP altíssimo provavelmente eu deveria aportar mas não tanto quanto uma empresa igualmente boa com P/VP decente e consigo balancear ela no próximo aporte com P/VP melhor, por exemplo.

Faz sentido isto?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 12/02/2025 at 09:50, Antonio Victor Costa disse:

Olá,

colocando um pouco de pitaco junto com a turma....

Como foi dito anteriormente a sensação de medo ao ver uma carteira negativa é comum. 

Mas seu grande foco pode ser em estudar seus ativos, ver os fundamentos, faz sentido pra vc? Se sim, na verdade você pode estar diante de uma oportunidade.

Quanto a divisão e percentual de cada ativo, isso é algo muito pessoal e a árvore de distribuição, PIAR pode te ajudar nesse sentido.

Passou pelo diagrama, faz sentido pra vc, tem bons fundamentos, pode não ser motivo de desespero.

O mercado confunde muito valor com preço. Sai uma notícia o preço sobe, sai outra o preço cai. Veja por exemplo, não desmerecendo, mas a meme coin do Trump.

Então, cuidado com as emoções para elas não atrapalharem suas decisões. Siga seu diagrama, faça seus aportes regulares, e busque os ativos q vc estuda e fazx sentido pra vc.

Se puder dar uma dica é sobre o investimento internacional, vale a pena diversisficar.

Abraços

Opa @Antonio Victor Costa, entendo que para aplicar a árvore de distribuição PIAR, eu preciso refletir ela no Diagrama do Cerrado, certo? Porque é ele que me diz o quanto investir em cada ativo no momento de simulação de aporte com base nas notas recebidas pelas respostas do diagrama.

Quanto ao investimento internacional, eu preciso finalizar este módulo ainda 😅Mas sim, eu quero fazer com certeza. Tô de olho nas ETFs mas ainda preciso entender pra me organizar, já que só comecei a investir mesmo em renda variável recentemente (Dezembro 2024) e não quero sair fazendo merda 🤣

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 13/02/2025 at 06:25, Rafael Lopes Novais disse:

Mas o diagrama do cerrado já leva o preço em consideração; ele não distribui o aporte de acordo com a nota. Ele distribui o aporte para manter a proporção que você estabeleceu através das notas e das porcentagens de cada classe na carteira.

Vou tentar explicar de forma simplificada:

Imagine que você tem uma carteira com 50% em RF e 50% em Ações. Dentro da RF você tem Tesouro (Nota 10) e um CRA (Nota 6). Dentro das ações você tem uma empresa X (Nota 7) e uma empresa Y (Nota 3).

Vamos supor que você nunca tenha investido, e vá distribuir 10.000 reais de acordo com o diagrama. Ficaria assim:

RF: 5000 reais

Tesouro: 3.125 / CRA: 1.875

Ações: 5000 reais

Empresa X: 3.500 / Empresa Y: 1.500

Porém no mês seguinte, os valores mudaram, e agora você tem 3160 em Tesouro, 1900 em CRA, 3000 na empresa X e 1440 na empresa Y. Seu patrimônio agora é  de 9.500 reais.

Você vai lançar um aporte de 1500 reais, e o diagrama vai tentar voltar para as proporções estabelecidas.

Então ele dividirá assim: 

277 no tesouro

163 no CRA

850 na empresa X

210 na empresa Y

- Veja que o aporte não foi dividido apenas de acordo com a nota, mas sim de modo a recuperar a proporção entre os ativos, que foi estabelecida pela nota.

Em outras palavras, é o método burro, sendo aplicado. Investir mais, onde caiu mais (ou subiu menos) e investir menos, onde caiu menos (ou subiu mais). Mas sempre com objetivo de voltar às proporções estabelecidas.

@Raul, pelo amor de Deus, se eu falei alguma groselha, me corrige aí por favor hahaha

@Rafael Lopes Novais, que top! Não tinha pensado assim. Se ele já leva o preço em consideração, isto é bem legal! Tudo bem que ele não pega o preço que paguei e sim uma média porque não conseguimos editar como num Gorila, por exemplo (que é o que eu uso pra ver a carteira e PM). Mas ainda assim é bem top! Se for assim, realmente não faz sentido eu colocar indicadores de preço no diagrama, só de risco mesmo.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 14/02/2025 at 03:20, Matheus P S disse:

Oi Vanessa,

Pessoalmente eu entenderia a pergunta sobre "Potencial" como critério de exclusão prévio e não como parte do Diagrama. Mas isso é para a minha estratégia: se uma empresa não tem potencial, acho que nem vale a pena investir nela, mesmo que ela tenha números "chamativos" no momento.

Já a pergunta sobre "Preço", do jeito que está poderá ser complicado de responder, já que as respostas são "Sim" ou "Não". Por exemplo, se uma empresa tiver P/L de 10., P/VP de 1,5, mas P/SR de 2? (Números só de exemplo, claro.) Como você responderia neste caso, seria "Sim" ou "Não"? Acho que se você quiser efetivamente granularizar desse jeito, seria melhor fazer uma pergunta para cada critério, porque o "Sim" ou "Não" dificilmente consegue captar mais de duas opções. A não ser, é claro, que você queira que todos os itens estejam dentro dos critérios que você estabeleceu, e se algum deles estiver fora dos critérios, aí você automaticamente colocaria "Não".

Espero ter ajudado!

@Matheus P S - então, só agora que eu me toquei com o que o @Rafael Lopes Novais disse sobre preço. Não preciso me preocupar porque o diagrama já olha preço pra balancear. Então se estiver mais caro, ele vai sugerir comprar menos pra ficar dentro do range definido no diagrama mas ainda assim irá sugerir a compra (o que não é um problema, afinal se a empresa é boa eu quero comprar só não quero comprar um monte com ela caríssima mas um pouco não é problema porque com o tempo o PM vai ser diluído de qualquer forma).

O negócio é pensar mais em risco mesmo e atualizar as notas toda vez antes do aporte (se eu entendi direito 😅).

Vou repensar mais uma vez as perguntas do diagrama!

E também deixar separada a pré-avaliação do ativo com as perguntas e eu aviso vocês o que eu fiz 😊

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Vanessa Baptista disse:

@Eddy Paulini - faz sentido. O ideal é que perguntas de eliminação da empresa sejam feitas fora do diagrama para que a gente nem inclua o ativo lá e, para dados de risco que a gente inclua no diagrama. Acho que faz sentido sim manter separado. Para isto eu só preciso manter um "pré-check" antes do diagrama e o que sair deste pre-check eu incluo no diagrama.

Vou repensar as perguntas com isto em mente!

Quanto aos dividendos, acho que entra um pouco na discussão que tive com o @Rafael Lopes Novais. A pergunta padrão foca se existe pagamento constante de dividendos e a nova se este dividendo pago é bom mas sem "comer" a empresa (ela não investe nada em si mesma, só paga), por exemplo. Talvez faria sentido consolidar? Considerando que a idéia do diagrama seria avaliar o risco do ativo para realizar aporte (ou seja, eu entendo que eu preciso atualizar a resposta de todas as perguntas, para todos os ativos antes de aportar todas as vezes) assim garantindo que as sugestões do diagrama reflitam nos ativos e na quantidade destes ativos a serem aportados, faz ou não sentido eu olhar indicadores de preço também?

Porque digamos que a empresa é boa, mas tá com P/VP altíssimo provavelmente eu deveria aportar mas não tanto quanto uma empresa igualmente boa com P/VP decente e consigo balancear ela no próximo aporte com P/VP melhor, por exemplo.

Faz sentido isto?

@Vanessa Baptista na minha visão ainda acho redundante. Particularmente eu prefiro focar mais no payout (claro que não de maneira isolada) do que no DY em si. Até porque o DY por si só pode ser muito distorcido pois ele é um cálculo simplificado que envolve o preço e oscilações no preço podem fazer este DY subir muito ou cair.

Este final de semana, um dos meninos daqui da consultoria, o @Douglas Ribeiro (carinha brabo demais) soltou um vídeo no canal dele que fala sobre DY. Achei muito bacana e creio que pode agregar neste tema!

Vou deixar o link abaixo:

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...