Jump to content
  • 0

Besteiras Na Carteira

Convidado Anônimo

Pergunta

Bom vou me apresentar primeiro para vocês me conhecerem...
Recentemente fiz 20 anos, trabalho na área de TI e atualmente estou no último ano da faculdade (me formo antes dos 21).
Desde os 18 anos estou construindo minha carteira de investimentos, porém nunca estudei tanto como deveria investir e consequentemente tenho algumas cagadas para corrigir na minha carteira.
Hoje no total acumulo cerca de 40K de patrimônio estando dividido em:
7-8K como reserva de Emergência (ainda preciso colocar em um Bancão)
Cerca de 2-3K em Bitcoin como reserva de Valor
Os demais 27-28K investidos na Bolsa e titulo de Renda Fixa

A minha primeira grande cagada é:

Dos 28K investidos, apenas 1K está em um único título de Renda Fixa os demais estão investidos em Renda Variável.

Sei que preciso corrigir isso, porém a minha dúvida é: Como balancear a carteira de uma maneira que eu não feche meus olhos para Renda variável?  Visto que posso perder oportunidades de investimento na bolsa, ou não tem jeito e vou ter que desfazer essa cagada de uma forma "dolorosa"?

Seguindo os valores que invisto mensalmente (de acordo com minha renda mensal atual) eu demoraria cerca de 3 anos para conseguir balancear minha carteira se eu fechasse meus olhos para Renda variável e somente investisse em Renda Fixa:
Cálculo: 26.000 (para balancear)/ 700 reais mensais.

Um ponto que ainda preciso aprender no módulo da Renda Variável é que em minha carteira, tenho ativos (FIIs) que hoje não desempenham bem e a médio/longo prazo a recuperação parece ser difícil e improvável (Alguns FIIs de Papel e alguns de Tijolo).

A minha segunda dúvida é:
Compensa eu analisar esses ativos e em caso de uma análise que indique que eles não se adequam a minha carteira mais, eu venda eles e balanceie a carteira?

Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 1

Boa noite, Anônimo!

2 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Sei que preciso corrigir isso, porém a minha dúvida é: Como balancear a carteira de uma maneira que eu não feche meus olhos para Renda variável?  Visto que posso perder oportunidades de investimento na bolsa, ou não tem jeito e vou ter que desfazer essa cagada de uma forma "dolorosa"?

Primeiro de tudo, o melhor a se fazer é não aportar. Você pelo seu relato ainda está fazendo o curso e não chegou no módulo 8 que tem aula que aborda sobre nossas cagadas em carteira. Por mais que pareça tentador as oportunidades de hoje, com certeza serão apenas algumas das muitas que você terá pela frente. Você é jovem e ainda vai investir por longos anos e vai conseguir surfar em muitas outras oportunidades. O mercado é feito de ciclos, lembre-se disso.

E outro ponto é que investir agora sem estudos é só pedir para fazer mais besteira igual quando feito antes os investimentos sem estudar. Segura a mãozinha!

Seguindo os valores que invisto mensalmente (de acordo com minha renda mensal atual) eu demoraria cerca de 3 anos para conseguir balancear minha carteira se eu fechasse meus olhos para Renda variável e somente investisse em Renda Fixa:
Cálculo: 26.000 (para balancear)/ 700 reais mensais.

Aqui você cita um ponto interessante. Seu cálculo é com base no seu aporte atual. Mas dentro desse período de 3 anos, as chances de você aumentar o valor do seu aporte ainda mais considerando a área em que você atua, são grandes. Ou seja, o rebalanceamento pode acontecer bem antes do previsto.

Um ponto que ainda preciso aprender no módulo da Renda Variável é que em minha carteira, tenho ativos (FIIs) que hoje não desempenham bem e a médio/longo prazo a recuperação parece ser difícil e improvável (Alguns FIIs de Papel e alguns de Tijolo).

Em qual módulo você está no curso hoje?

Já concluiu o módulo 4 e estudou seus FIIs?

A minha segunda dúvida é:
Compensa eu analisar esses ativos e em caso de uma análise que indique que eles não se adequam a minha carteira mais, eu venda eles e balanceie a carteira?

Novamente, uma dúvida de módulo 8.

Dando um spoiler, com certeza compensa você estudar seus ativos em carteira. É um exercício necessário e de suma importância para você identificar o que tem de tranqueira bem como ver que eventualmente começou bem com bons ativos que farão sentido na sua estratégia.

O jeito é segurar mesmo a ansiedade e seguir com parcimônia nos estudos!

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...