Jump to content
  • 0

Bradesco Cancelamento de ações!

Lucas Foscarini

Pergunta

Bom dia!

Bradesco...

Fiquei pensando aqui como pode impactar os preços das ações depois da divulgação onde mostra que administração deliberou cancelar as 50.158.200 ações, nominativas-escriturais, sem valor nominal, de emissão da Companhia, sendo 26.433.900 ordinárias e 23.724.300 preferenciais, mantidas em tesouraria, as quais foram adquiridas por meio do programa de recompra vigente desde 7.11.2023.

Ao meu ver parece bom para os acionistas alguém pode agregar alguma analise sobre isso?

• Brabo 1
Link para compartilhar

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
8 minutes ago, Lucas Batista Do Amaral disse:

Fala sir, 
Sim é uma forma de remunerar os acionistas, Diminuindo a diluição, Logo vc tem maior percentagem da empresa com as mesmas ações, Recebendo mais dividendos e tendendo a valorização da cota inclusive, já q reduz a oferta

oi @Lucas Batista Do Amaral, muito boa resposta, mas me permita contribuir com um pequeno detalhe: a oferta reduz, mas devido à diminuição da base acionária.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
56 minutes ago, Lucas Foscarini disse:

Bom dia!

Bradesco...

Fiquei pensando aqui como pode impactar os preços das ações depois da divulgação onde mostra que administração deliberou cancelar as 50.158.200 ações, nominativas-escriturais, sem valor nominal, de emissão da Companhia, sendo 26.433.900 ordinárias e 23.724.300 preferenciais, mantidas em tesouraria, as quais foram adquiridas por meio do programa de recompra vigente desde 7.11.2023.

Ao meu ver parece bom para os acionistas alguém pode agregar alguma analise sobre isso?

Bom dia, @Lucas Foscarini !

Apenas complementando nossos amigos.

O intuito de um cancelamento normalmente é fazer com que as ações em circulação diminuam e isso tende a gerar alguns benefícios. Um deles e eu diria o principal é gerar mais valor as ações em circulação (se tem menos ações em circulação, o preço pode subir semelhante a lei de oferta e demanda). Em segundo lugar e também com relevância é que quanto menos ações disponíveis no mercado, maior é participação do acionista dentro da empresa. Por exemplo: Imagine que a empresa SARD3 tenha em circulação 10.000 ações e você tenha 1000. Isso significa que você possui 10% de participação na empresa. Imaginando que SARD3 recompre 2000 ações e as cancele fazendo com que sobre 8000 mas você ainda tem 1000. Logo, seu percentual de participação é de 12,5%. Isso pode refletir em maior valorização de mercado bem como um aumento de DY (analisando este indicador de maneira mais isolada).

É comum também ter a visão de que a empresa está com visão de futuro pois ela está acreditando em seu potencial de valorização. 

E por fim, é comum também essa manobra ser feita quando a empresa acha que o mercado não está precificando muito corretamente suas ações. Se ela enxerga que está precificada muito abaixo por exemplo, ela podem fazer a recompra em um preço barato por assim dizer e em dado momento caso ocorra uma valorização (como comentado anteriormente) ela pode reemitir essas ações caso as mesmas tenham sido mantidas em tesouraria e isso gera mais dinheiro no caixa.

Esses são alguns do fatores mais comuns que temos quando falamos do programa de recompra.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
49 minutes ago, Lucas Foscarini disse:

Bom dia!

Bradesco...

@Lucas Foscarini complementando os colegas, esta prática não é comum no Brasil, pois os dividendos são isentos de IR. É mais comum em países onde há tributação dos dividendos. Nestes países a empresa usa o dinheiro que iria distribuir para recomprar as suas ações. Por exemplo, uma empresa tem USD1 Bilhão para distribuir e pagaria 30% de IR, então os acionistas receberiam USD700 Milhões. Com a recompra a empresa vai usar USD1 Bilhão para recomprar suas ações. Isto faz com quê os lucros futuros sejam divididos por menos ações. Isto gera confiança no Mercado que vai precificar (possivelmente) com um aumento na cotação.

Mas há um lado negativo, o Mercado pode avaliar que a empresa está querendo valorizar sua cotação, mas poderia usar o dinheiro para novos investimentos e crescimento.

Espero ter ajudado.

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
6 minutes ago, Lucas Foscarini disse:

Pois é hoje as ações estão caindo 3% será que o mercado esta precificando que a empresa esta querendo valorizar a ação?

aí, no caso, é o senhor mercado sendo nonsense mesmo

Receita sobe, recompra de ações, mas não esta dentro das espectativas dos analistas então pune a ação.

Fica dica ler a metafora do sr mercado do  graham quando isso acontece  

image.png

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...