Jump to content
  • 0

Renda Fixa | Good Question

Franklys Barros Guimaraes

Pergunta

Ladies and gentlemen!

Estava analisando agora pela manha 07/02/2024, alguns opções de renda fixa para um novo aporte, encontrei algumas coisas que encheram os olhos, porém deixei a ganância de lado e decidi esperar ter uma boa resposta antes de realizar o aporte!

Situação: Investidor iniciante
Aporte: 5k

Pre-Fixados
Encontrei alguns CDB`s, pagando até 17,90% a.a com vencimento para final do ano de 2025
Encontrei alguns CDB`s, pagando IPCA + 9% com vencimento para o final do ano de 2025

Qual dos dois é uma melhor opção? e o porque? 

• Brabo 2
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Franklys Barros Guimaraes disse:

Ladies and gentlemen!

Estava analisando agora pela manha 07/02/2024, alguns opções de renda fixa para um novo aporte, encontrei algumas coisas que encheram os olhos, porém deixei a ganância de lado e decidi esperar ter uma boa resposta antes de realizar o aporte!

Pre-Fixados
Encontrei alguns CDB`s, pagando até 17,90% a.a com vencimento para final do ano de 2025
Encontrei alguns CDB`s, pagando IPCA + 9% com vencimento para o final do ano de 2025

Oi Franklys,

Vou te responder fazendo algumas perguntas:

- Já terminou o curso?

- Já tem reserva de emergência?

Se você não terminou o curso, não seria recomendável fazer nenhum aporte, porque isso pode desbalancear a estratégia que você montará ao terminá-lo.

Se você já terminou o curso mas não tem reserva de emergência, talvez não seja interessante fazer investimentos enquanto não tiver a reserva (ainda que você possa, claro, fazer um escalonamento no sentido de ir montando a reserva e investindo ao mesmo tempo).

Dito isso, e se você já terminou o curso e já tem a reserva, aí minha resposta seria "nenhum dos dois", pelos motivos que o Eddy já explicou. Na minha visão, estes títulos não compensam por causa da tabela regressiva do imposto de renda (IR).

Você encontra títulos tão deliciosos quanto esses em prazos iguais ou acima de 2 anos, já que aí você pegaria a alíquota mais baixa do IR.

Agora, se você precisa do dinheiro ao final deste ano, aí de duas uma: ou você procura LCAs/LCIs com prazo menor, ou você deixa no Tesouro Selic ou em um CDB de liquidez diária - até porque os títulos que você indicou sofrem marcação a mercado e, ainda que a expectativa seja de lucros, pode acontecer de dar problema e você perder dinheiro.

Espero ter ajudado!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Complementando em relação ao @Eddy Paulini e ao @Matheus P S

Primeira questão é analisar de dentro pra fora. Se terminou o curso e se possui reserva de emergência. Aqui é o início de tudo, não fugiria dessas ideias caso a resposta for não.

Segunda questão é ver o limite FGC. Você comentou ser investidor iniciante então provavelmente esteja tranquilo nesse quesito, mas vale reforçar para observar

Terceira questão é ver o Banco de cada título e confirmar o índice de basileia de cada um deles. Segurança é o ponto de partida nas minhas decisões e com essas três breves análises você evita grande parte de possíveis dores de cabeça no futuro 

Quarta e última questão é que, com o valor de R$ 5000,00, você pode escolher tanto CDBs Prefixados e IPCA+. Não vejo porque ser um ou outro sendo que grande parte dos títulos é R$ 1000,00 de valor mínimo

Para finalizar, eu também escolheria nenhum dos títulos justamente pela questão IR que Matheus e Eddy comentaram. Pensando em Investimento eu olharia títulos de, no mínimo, 2 anos. Olharia títulos de 4/5 anos para Indexador IPCA+ pois IPCA tende a ser um juro de futuro, ano após ano. No prefixado, já acho um pouco arriscado pegar tão longo dependendo da sua composição de carteira, mas ainda assim não pegaria para final de 2025. Títulos de renda fixa tem IR automático no resgate e, provavelmente, você vai aportar novamente na Renda Fixa assim que tiver dinheiro disponível em conta; logo, terá parte do seu rendimento reduzido em opções de curto prazo enquanto pegando títulos mais longos o rendimento fará um acréscimo no valor e contribuindo para uma futura bola de neve. Além disso, a alíquota baixa para 15% em títulos de 2 anos+, lembre-se da fórmula dos juros compostos, evite "comer" parte do rendimento. Se for para um objetivo de curto prazo para o fim de 2025, penso que título Prefixado e parte em Tesouro Selic pode ser uma boa opção. Não é uma recomendação de compra ou venda, mas análises a se fazer na jornada de investidor

Editado por Joel Attilio Frcasso
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Franklys Barros Guimaraes !

Tanto prefixados como IPCA+ no momento em que estamos de mercado são atrativos. Não tem certo ou errado. A depender poderia ser até ambos Haha

Precisa avaliar os emissores, limites do FGC e se o prazo lhe é coerente. Uma opinião mais pessoal e de acordo com minha estratégia, títulos assim com vencimento para o final do não valem a pena. Prefiro prazos maiores para fazer os títulos surfarem em outros ciclos de mercado e também diminuir a alíquota do IR.

PS: Não é recomendação de compra ou venda de ativos.

Boa @Eddy Paulini, é isso ai! você foi cirúrgico! já finalizei o curso a tempos e também já tenho reserva de emergencia! Agora estou aportando para construir um capital! não irei precisar desse dinheiro antes do vencimento do titulo, então obrigado pelo esclarecimento!

Irei optar por títulos com prazos maiores, para ter a oportunidade de marcação a mercado! vlw

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Franklys Barros Guimaraes disse:

Ladies and gentlemen!

Pre-Fixados

Neste caso especifico, penso que seja mais atrativo o titulo de 17,90% ... 

Pois como estamos falando de um horizonte bastante curto, é possível "prever" com certa margem de segurança que o IPCA não vai chegar em 8,90% ... a meta do BC é 3% ... boletim focus fala em 5,5% ...

Veja que superar 8,90% tem que ser muito pessimista... por isso penso que o pré de 17,90% vai superar com certa vantagem o IPCA+9%

Como esta todo mundo com "medo" da inflação, pode-se oferecer um premio menor no IPCA+

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...