Jump to content
  • 0

O que o Luiz Barsi pensa sobre o aluguel de ações!

Mirella Fonseca

Pergunta

Bom dia comunidade, muito tem se falado por aqui sobre o aluguel de ações. Vocês sabem o que o Barsi pensa sobre isso?

Luiz Barsi, um dos maiores investidores da B3, tem uma visão critica sobre o aluguel de ações. Ele acredita que essa prática pode causar distorções nos preços das ações e não refletir adequadamente o resultado das empresas. Barsi compara o aluguel de ações como uma forma de "estelion@to" e critica a falta de regulação suficiente por parte dos órgãos fiscalizadores, como a CVM e a B3.

Essa visão é controversa e não é compartilhada por todos os analistas e investidores. Alguns argumentam que o aluguel de ações é uma prática legal e pode ser uma forma de renda extra para investidores que seguem a estratégia buy and hold.

Quais os riscos envolvidos nessa prática para o pequeno investidos?

1- Risco da não devolução: o principal risco é que o tomador pode não devolver as ações no prazo, ou até mesmo declarar falência, resultando na perda das ações.

2- Implicações fiscais: os dividendos recebidos durante o período de aluguel são considerados renda ordinária e podem estar sujeitos a uma taxa de imposto mais alta.

3- Custos adicionais: pode haver custos associados ao aluguel de ações, como taxa de corretagem e taxa de administração.

4- Risco de mercado: o tomador tem um risco maior, pois ele aluga um ativo que ele não sabe até que valor pode chegar.

• Brabo 2
Link para compartilhar

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
11 minutes ago, Mirella Fonseca disse:

Alguns argumentam que o aluguel de ações é uma prática legal e pode ser uma forma de renda extra para investidores que seguem a estratégia buy and hold.

Quais os riscos envolvidos nessa prática para o pequeno investidos?

1- Risco da não devolução: o principal risco é que o tomador pode não devolver as ações no prazo, ou até mesmo declarar falência, resultando na perda das ações.

2- Implicações fiscais: os dividendos recebidos durante o período de aluguel são considerados renda ordinária e podem estar sujeitos a uma taxa de imposto mais alta.

3- Custos adicionais: pode haver custos associados ao aluguel de ações, como taxa de corretagem e taxa de administração.

4- Risco de mercado: o tomador tem um risco maior, pois ele aluga um ativo que ele não sabe até que valor pode chegar.

bons pontos!

eu acho que o benefício não justifica o risco, mas confesso que não entendo bem as proteções (se é que existem) o que foi mais um motivo para optar por não entrar nesse barco...

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
10 minutes ago, Marco Antonio Yamamoto disse:

Eu deixei a opção de aluguel ativada, mas não sabia do risco de perder as ações em caso de falência do locatário.

Alguém poderia explicar melhor os riscos para quem aluga?

Sim, existe o risco de não devolução das ações alugadas pela corretora na Bolsa de Valores do Brasil. Embora existam medidas para mitigar esse risco, como o recálculo diário das necessidades de garantia e a execução de garantias do tomador quando necessário, ainda há a possibilidade de que o tomador não devolva as ações ao final do contrato. Nesse caso, a corretora pode emitir uma ordem de compra para que os ativos devidos ao doador sejam comprados no mercado, mas isso pode não garantir a devolução imediata das ações.

Além disso, o tomador pode ser responsável por remunerar o doador com o dobro da taxa originalmente contratada até a data da efetiva devolução dos ativos. É importante estar ciente desses riscos e considerá-los ao decidir se deve ou não participar do aluguel de ações.

• Brabo 1
  • Me ajudou 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Pessoal, dando um ponto de vista aqui sobre o aluguel.

Como colocado pelo @Sergio Tanaka, atualmente os alugueis de ações são mais consolidados por assim dizer, tanto no quesito regulamentação como na facilidade para declaração em IR. Há poucos anos atrás era muito mais obscuro.

Hoje a B3 garante ressarcimentos para o doador em diversas situações previstas;

A prática não é considerada ilegal. Isso advém de quem argumenta contra;

Existem  sim taxas cobradas por este tipo de operação. Mas em algumas corretoras podemos ter um lucro maior. Na AUVP Capital ficamos com 70% dos valores da operação.

Na minha opinião, não riscos altos a se correr e não enxergo como uma prática ilegal.

Link para compartilhar

• 0

@Sergio Tanaka e @Eddy Paulini, quando vocês falam que a B3 garante o ressarcimento para o doador. Quais seriam essas garantias além das medidas para mitigar o risco que cite como: 

"o recálculo diário das necessidades de garantia e a execução de garantias do tomador quando necessário"

Deixando claro que hora nenhum eu disse que o aluguel de ações é uma pratica ilegal, até porque é regulada pela B3.

Os riscos existem! É importante que cada investidor pesquise sobre o assunto antes de definir se realmente compensa alugar suas ações.

Sou do time que acredita que a prática da venda a descoberto, principalmente em grandes volumes podem criar uma pressão artificial sobre o preço das ações, levando a uma queda acentuada. O que considero uma forma de manipulação de mercado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Mirella Fonseca disse:

@Sergio Tanaka e @Eddy Paulini, quando vocês falam que a B3 garante o ressarcimento para o doador. Quais seriam essas garantias além das medidas para mitigar o risco que cite como: 

"o recálculo diário das necessidades de garantia e a execução de garantias do tomador quando necessário"

Deixando claro que hora nenhum eu disse que o aluguel de ações é uma pratica ilegal, até porque é regulada pela B3.

Os riscos existem! É importante que cada investidor pesquise sobre o assunto antes de definir se realmente compensa alugar suas ações.

Sou do time que acredita que a prática da venda a descoberto, principalmente em grandes volumes podem criar uma pressão artificial sobre o preço das ações, levando a uma queda acentuada. O que considero uma forma de manipulação de mercado.

Não digo que os riscos não existem. Na verdade reforço que os mesmos existem, assim como investir na renda variável por si contém riscos, investir em renda fixa também tem riscos mesmo que em menores escalas. Na verdade acho de suma importância dizer que sim, existem os riscos!

Dando uma visão mais pessoal, apesar dos riscos existentes com o aluguel, ainda acho válido o risco X retorno ainda mais em consideração com a filosofia de investimentos que seguimos do buy and hold. Novamente, opinião pessoal.

A B3 informa o seguinte sobre este ponto:

O doador corre o risco de não receber os ativos de volta no vencimento?

A B3 toma uma série de medidas para mitigar esse risco, no entanto em casos extremos que não houver a devolução no vencimento, o tomador será responsável por remunerar o doador com o dobro da taxa originalmente contratada até a data da emissão do direito recompra ao doador, que possibilita o doador executar uma recompra conforme regras do manual de procedimentos operacionais da B3.

Entendo então que de alguma forma, a B3 consegue ressarcir o investidor mesmo em algum tipo de caso mais complexo. Dizer no detalhe como ela faz isso, acredito que somente em contato com a B3. O que inclusive acho válido até mesmo para um maior entendimento com informações direto da fonte de quem exerce as garantias sobre a operação em questão.

Link para compartilhar

• Criar novo...