Jump to content
  • 0

Rentabilidade muito negativa

Edson Arcanjo Pereira

Pergunta

Olá irmãos Sardinhas, me ajudem, tenho 1600 SAPR4, estou comprando mensalmente desde 02/2024, no investidor 10 me informa que a variação no dia de hj é de +0,12%, até aí ok, porém me informa uma rentabilidade ponderada de -89,17%, eu não entendo de onde saiu este número, será que é possível ou apenas um erro do sistema?

Link para compartilhar

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
3 minutes ago, Edson Arcanjo Pereira disse:

Olá irmãos Sardinhas, me ajudem, tenho 1600 SAPR4, estou comprando mensalmente desde 02/2024, no investidor 10 me informa que a variação no dia de hj é de +0,12%, até aí ok, porém me informa uma rentabilidade ponderada de -89,17%, eu não entendo de onde saiu este número, será que é possível ou apenas um erro do sistema?

@Edson Arcanjo Pereira envia uma print da tela, pois não achei onde está esta informação.

Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Edson Arcanjo Pereira disse:

Flávio mais rápido que a subida da selic, segue foto. Obrigado 

20250208_105215.jpg

Curiosidade: qual a diferença que o site faze entre as colunas Variação e a Rentabilidade? Chutaria que um considera dividendo e afins, e o outro não, mas nesse caso a rentabilidade seria sempre maior que a variação

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
6 minutes ago, Edson Arcanjo Pereira disse:

Mandei foto, da pra ver 03 piores ações em rentabilidade, não entendo pq SAPR4 tá tão diferente do restante

@Edson Arcanjo Pereira entendi, é no Investidor10 Carteira. Achei que era na página de informações da Empresa.

Não sei dizer como os cálculos são feitos, pois não uso nenhum agregador de carteira para ver rentabilidade, uma vez que não vejo sentido de ficar olhando isto rsrsrs. De qualquer maneira você pode verificar com o Suporte deles ou no FAQ ou mesmo no ícone da "?" para ver a explicação do número e tentar entender como o cálculo é feito.

Estes agregadores possuem métodos diferentes de calcular a rentabilidade, pois cada aporte feito precisa ser "retirado" do cálculo, pois somente olhando saldo inicial e saldo final, o aporte vai "melhorar" a rentabilidade, pois vai aumentar o saldo final.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

@Edson Arcanjo Pereira

A Rentabilidade leva em consideração o pagamento de proventos do papel. Entretanto todo papel que passa por desdobramento ou grupamento, dá uma bugada nessa questão, se você tiver BBAS que passou por um desdobramento recente, vai perceber o mesmo. Mas sinceramente como o Flávio disse acima, não é uma métrica que vale a pena ficar acompanhando não.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
20 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Edson Arcanjo Pereira entendi, é no Investidor10 Carteira. Achei que era na página de informações da Empresa.

Não sei dizer como os cálculos são feitos, pois não uso nenhum agregador de carteira para ver rentabilidade, uma vez que não vejo sentido de ficar olhando isto rsrsrs. De qualquer maneira você pode verificar com o Suporte deles ou no FAQ ou mesmo no ícone da "?" para ver a explicação do número e tentar entender como o cálculo é feito.

Estes agregadores possuem métodos diferentes de calcular a rentabilidade, pois cada aporte feito precisa ser "retirado" do cálculo, pois somente olhando saldo inicial e saldo final, o aporte vai "melhorar" a rentabilidade, pois vai aumentar o saldo final.

Eu tb não aporto de acordo com a rentabilidade, mas sou muito curioso, gosto de saber "como as coisas funcionam", eu não pretendo trabalhar no mercado financeiro, mas vou estudar para fazer CEA só pelo conhecimento kkk, só perguntei pq essa rentabilidade bugou minha cabeça 

Link para compartilhar

• 0
20 horas atrás, Roberto José Giordano Barra disse:

Curiosidade: qual a diferença que o site faze entre as colunas Variação e a Rentabilidade? Chutaria que um considera dividendo e afins, e o outro não, mas nesse caso a rentabilidade seria sempre maior que a variação

Pois é rapaz, isso é o que eu imagino tb, por isso essa rentabilidade altamente negativa me bugou a cabeça.

Link para compartilhar

• 0

Olá,

sobre o porque o sistema está mostrando essa rentabilidade não consigo ajudar muito.... Até pq não uso essa plataforma para acompanhar minha carteira.

Apesar de dar susto, olhando algo negativo assim, vale dizer, se a empresa apresenta bons fundamentos e faz sentido ter ela na carteira pra vc, com certeza pode ser encarado como uma boa oportunidade.

Espero ter ajudado.

Abraços.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
23 horas atrás, Edson Arcanjo Pereira disse:

Bom dia, @Edson Arcanjo Pereira !

Apenas complementando as respostas dos amigos. Essa métricas de rentabilidades de sites informativos de ativos como investidor 10, status invest, gorilla, etc, como dito tem formas diferentes de se calcular e só vendo com eles mesmo como calculam. A única coisa que vai ter de mais semelhante entre eles é que a base dos valores é o preço. Logo, isso abre margens para interpretações digamos incorretas. Se por algum motivo o preço do ativo cai ou como comentado pelo pessoal, um desdobramento ou alguma bonificação que afeta o preço dos ativos, podem gerar visualizações incorretas da rentabilidade que tem como base o preço.

E aqui, quero chegar no ponto de que os preços na verdade não fazem muito sentido na nossa estratégia de buy and hold. Como mencionado, os fundamentos e resutlados da empresa são informações de fato mais importantes do que a variação do preço do ativo.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...