Jump to content
  • 0

Dúvidas sobre ETFs de ações brasileiras

Daniel Felix Ferber

Pergunta

Olá! Gostaria de tirar algumas dúvidas bem primárias sobre ETF, mas que não ficaram claras para mim na aula.

*As dúvidas são específicas para ETFs brasileiros, que são uma cesta de ações da B3.*

1) Suponho que liquidez não seja um assunto para ETFs. Para comprar um ETF, eu não precisaria depender da disponibilidade de alguém desejar vender um ETF, tal como é nos FIIS.

2) Ou seja, o "PVP" do ETF seria sempre 1. O valor do ETF seria sempre o rateio ponderado dos valores das ações que compõem o ETF.

3) Ao comprar e vender ETFs, seria como se novas cotas fosse criadas ou destruídas. Pois se o número de cotas fosse fixo, haveria o 'preço' de mercado tal como nos FIIS, que seria diferente do preço das ações em si.

É correto meu entendimento?

Além disso, entendi que o gestor possuirá uma regra passiva para decidir a % de cada ação que compõe o fundo. Ele poderá comprar ou vender ações para equilibrar a % conforme uma regra estabelecida.

4) Onde eu encontro esta regra? Confesso que até encontrei as % nos sites como investidor10, mas não as regras que guiariam a recomposição.

Muito obrigado e grande abraço para todos/as!

Link para compartilhar

• Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
15 horas atrás, Daniel Felix Ferber disse:

Olá! Gostaria de tirar algumas dúvidas bem primárias sobre ETF, mas que não ficaram claras para mim na aula.

*As dúvidas são específicas para ETFs brasileiros, que são uma cesta de ações da B3.*

1) Suponho que liquidez não seja um assunto para ETFs. Para comprar um ETF, eu não precisaria depender da disponibilidade de alguém desejar vender um ETF, tal como é nos FIIS.

2) Ou seja, o "PVP" do ETF seria sempre 1. O valor do ETF seria sempre o rateio ponderado dos valores das ações que compõem o ETF.

3) Ao comprar e vender ETFs, seria como se novas cotas fosse criadas ou destruídas. Pois se o número de cotas fosse fixo, haveria o 'preço' de mercado tal como nos FIIS, que seria diferente do preço das ações em si.

É correto meu entendimento?

Além disso, entendi que o gestor possuirá uma regra passiva para decidir a % de cada ação que compõe o fundo. Ele poderá comprar ou vender ações para equilibrar a % conforme uma regra estabelecida.

4) Onde eu encontro esta regra? Confesso que até encontrei as % nos sites como investidor10, mas não as regras que guiariam a recomposição.

Muito obrigado e grande abraço para todos/as!

@Daniel Felix Ferber a primeira questão a se entender é que os ETFs são iguais às Ações e FIIs no quesito negociação. Um investidor tem cotas de um ETF e coloca à venda e outro investidor vai comprá-las.

Outra questão que precisa ser levada em conta são as regras que regem o ETF. Por exemplo, o BOVA11 é um ETF que segue o Índice Bovespa. Ele é composto pelas ações que compõem o índice, então é uma gestão passiva, pois a carteira do BOVA11 conterá as mesmas ações e as mesmas proporções que a carteira do Índice Bovespa. Se não me engano o BOVA11 tem em carteira 85% da carteira que compõe o Índice Bovespa.

Cada ETF tem as suas regras. Basta buscar no Google por RI + ticker do ETF que voc~e contra o site do Gestor e/ou Administrador.

Respondendo as suas dúvidas, como disse, os ETFs são negociados igual uma Ação ou FII. É venda/compra entre investidores. Se um ETF quiser aumentar seu patrimônio vai precisar fazer um follow on para capitar mais dinheiro e aumentar a sua posição e sempre seguindo as regras do ETF.

Espero ter ajudado.

Link para compartilhar

• 0

Olá @Flavio Prado. Obrigado pelo esclarecimentos. Vou procurar essas informações das regras no RI.

Na sua resposta, não me ficou claro se liquidez seria ou não uma preocupação para quem adquire ETFs (de ações brasileiras) com objetivo de investir numa cesta de ações.

Em outros materiais li que existe o "formador de mercado", que ele atua para manter o ETF no preço justo, gerando ou cancelando cotas reativamente. Que podem surgir pressões de alta ou baixa no preço da cota caso uma parcela dos cotistas decida comprar ou vender o ETF. Mas que essas flutuações seriam compensadas com o formador de mercado responsável pelo ETF.

Esta informação é correta? E se sim, o quanto poderei confiar na atuação do formador de mercado?
 - até que ponto ele consegue compensar pressões de compra ou venda?
 - até que ponto ele está comprometido em manter o preço do ativo?

Muito obrigado e abraços!

Link para compartilhar

• Criar novo...