Jump to content
  • 0

Ações BOMBA: JBSS3, MRFG3, PETR4, VALE3 manter ou liquidar?

Clediston Santos

Pergunta

Olá Sardinhas!

Galera to com uma dúvida cruel.  

Tenho essas ações aí que comprei no passado (antes de fazer o curso da AUVP) e to amargando uma desvalorização. Pior ainda que ao fazer a análise das mesmas, agora tenho certeza que são bombas.

O que fazer?
1. Aceito o preju, liquido aos poucos e reinvisto de acordo com o diagrama do cerrado?

2. Mantenho na carteira até zerar as perdas e depois liquido para investir conforme o diagrama?

3. Aceito o erro e mantenho na carteira até o fim?

Como são empresas que não quero mais ser sócio não vejo sentido de mantê-las, mas gostaria de ouvir a opinião das feras aqui.

• Brabo 2
Link para compartilhar

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

1. Não tem consistencia de lucro nos ultimos anos

2. Mercado não é perene

3. Divida liquida/Ebtida superior a 3 nos ultimos anos

4. PETR4 muita influencia do governo

5. Muita volatilidade em mercados de alimentos e minério

Fez uma pergunta para minha pergunta, com essa resposta já consegue me dar uma luz @Sergio Tanaka?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

@Alikaelli Porciuncula muito obrigado pelo seu comentário!

Realmente já vinha descontente com PETR4 e VALE3 por questões éticas também. JBSS3/MRFG3 são bombas com certeza (em todos os sentidos desde lucratividade, endividamento, perenidade até o mesmo critérios éticos).

Quando projeto uma visão de 15 anos no futuro, não consigo ver vantagem de manter esses papéis. A menos que algum Sardinha possa me mostrar com dados que estou exagerando ou sendo emotivo demais. Pode trocar governo, mas sempre haverá corrupção em qualquer um deles. Empresas estatais estão sempre sujeitas a isso.

Por fim, analisando as ações não vejo compromisso dos seus diretores com a perpetuidade do lucro e da redução do endividamento e isso me preocupa num horizonte de longo prazo.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, Clediston Santos disse:

Olá Sardinhas!

Tenho essas ações aí que comprei no passado (antes de fazer o curso da AUVP) e to amargando uma desvalorização. Pior ainda que ao fazer a análise das mesmas, agora tenho certeza que são bombas.

O que fazer?
1. Aceito o preju, liquido aos poucos e reinvisto de acordo com o diagrama do cerrado?

2. Mantenho na carteira até zerar as perdas e depois liquido para investir conforme o diagrama?

Como são empresas que não quero mais ser sócio não vejo sentido de mantê-las, mas gostaria de ouvir a opinião das feras aqui.

Então, olhando sua lista aí, acho que vale separar o que realmente é bomba e o que pode ser só um momento ruim.

JBSS3 e MRFG3: setor de frigoríficos é cíclico, sofre com dólar, exportação e margem apertada. Se você não quer mais essas dores de cabeça, faz sentido liquidar aos poucos e realocar. Só que o importante em investimento é saber no que está investindo e como essas empresas se comportam em ciclos de mercado.

PETR4: estatal sempre tem aquele risco político, mas é uma empresa lucrativa, paga dividendos e pode fazer sentido dependendo da sua estratégia. Se não quer mais ter Petrobras na carteira, o melhor é sair sem olhar pra trás.

VALE3: apesar das quedas, ainda é uma gigante da mineração. Se seu foco mudou e você não quer mais exposição a commodities, pode fazer sentido vender, mas não dá pra chamar de bomba.

Se você já decidiu que não quer mais ser sócio dessas empresas, a opção mais racional é vender aos poucos e realocar o capital de forma estratégica. Melhor um prejuízo controlado agora do que segurar algo que não faz sentido pra você.

Se a tese da empresa já não te convence mais, não tem por que continuar só pra tentar recuperar o prejuízo. Aprende com o erro, ajusta a estratégia e foca no que realmente tem potencial. No longo prazo, esse movimento pode te colocar em uma posição muito melhor!

O mais racional seria aceitar o erro, aprender com ele e realocar o capital em ativos mais alinhados com sua estratégia atual (Diagrama do Cerrado e teoria).

O mais importante é que agora você sabe escolher melhor os ativos.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0

@Daniele Vilela muito obrigado por sua resposta e analisando os fundamentos de VALE3 e PETR4 mudei minha opinião e concordo que não são bombas. Ainda estou incomodado com as questões éticas de ambas, mas como negócio são perenes.

Gostaria de agradecer a todos que contribuíram aqui com uma pitada de seu conhecimento, foi extremamente valioso. As coisas ficaram mais claras e agora consigo tomar uma decisão de forma mais consciente e "sem apegos". 

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
On 10/02/2025 at 19:11, Clediston Santos disse:

O que fazer?

numero3b.jpg.8d74a2106d2619061e0d9a8e158f9dfe.jpg

Editado por Ricardo O
  • HAHAHAHA 3
Link para compartilhar

• 0

vai depender de quanto isso representa da sua carteira, se for pouco deixa lá, congelado para te lembrar que vc erra. com o tempo o percentual que ele representa da sua carteira vai ser menor cada vez. Uma hora pode aparecer uma boa janela de venda.

Termina as aulas, tem um modulo de corrigir cagadas do passado.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Ricardo O disse:

vai depender de quanto isso representa da sua carteira, se for pouco deixa lá, congelado para te lembrar que vc erra. com o tempo o percentual que ele representa da sua carteira vai ser menor cada vez. Uma hora pode aparecer uma boa janela de venda.

Termina as aulas, tem um modulo de corrigir cagadas do passado.

Sem falar que esse lance de vender é um pé no saco pra declarar depois no IR. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Olá Sardinhas!

O que fazer?

Se me incomodasse muito, deixaria elas congeladas e não investiria mais, até resolver fazer outra coisa, dependendo da estratégia adotada. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Clediston Santos disse:

@Daniele Vilela muito obrigado por sua resposta e analisando os fundamentos de VALE3 e PETR4 mudei minha opinião e concordo que não são bombas. Ainda estou incomodado com as questões éticas de ambas, mas como negócio são perenes.

Gostaria de agradecer a todos que contribuíram aqui com uma pitada de seu conhecimento, foi extremamente valioso. As coisas ficaram mais claras e agora consigo tomar uma decisão de forma mais consciente e "sem apegos". 

Boa noite, @Clediston Santos !

Chegando aqui de última hora para mais uns centavinhos de contribuição 😅

Quando buscamos o investimento em ações dentro da nossa filosofia de buy and hold, estamos buscando nos tornar sócios de um negócio. E nos tornamos sócios daquilo que vemos como lucrativo, afinal, é nosso rico e suado dinheirinho que está indo ali, bem como ter tranquilidade em estar sendo sócio de algo que concordemos.

Dando uma opinião bem pessoal. Se questões éticas pesam para você, se por algum motivo isso te gere incômodo, desconforto, etc, repense em levar essas empresas mesmo falando de uma empresa que pode dar rios de dinheiro. Sou do viés que devemos dormir tranquilos com com nossas decisões incluindo as questões éticas.

E por fim, lembre-se que o módulo 8 também dá respostas sobre correções de carteira. Antes de se desfazer de uma empresa, mantenha ela paradinha na carteira, não aporte mais até finalmente tomar uma decisão mais concisa e não gerar algum arrependimento depois seja por aportar em uma empresa que você julgue não faça sentido ou mesmo se desfazer de uma empresa que depois caia a ficha que poderia fazer parte de sua estratégia tranquilamente.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Olá Sardinhas!

O que fazer?

Na sua análise, amargar desvalorização de alguma forma afetou na sua conclusão que as empresas são ruins?

O fato delas terem desvalorizado ou valorizado não deve afetar diretamente na sua tomada de decisão se uma empresa é boa ou ruim, ou se deve manter ou remover da carteira.

Se você realmente considera elas empresas muito ruins, eu venderia. Mas antes, finalize o curso. Nem todos os ativos da sua carteira precisam ter a segurança de um título soberano. Se ainda não chegou nessa parte, verá que tem espaço para empresas mais 'agressivas' também. Talvez venha a ser o caso de alguma dessas.

Na minha carteira tenho algumas empresas que tenho quase certeza que vou classificar como ruins, e vou acabar me desfazendo (ainda não acabei a análise da minha carteira legada...). Não importa se estou no prejuízo ou lucro nelas. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...