Jump to content

Como aprender a tocar violão ?

Recommended Posts

1 hour ago, Guilherme Rigotti disse:

O título já diz tudo: peguei um violão emprestado e mal sei tocar uma campainha.

Alguém tem dicas para evoluir de um completo iniciante até um cantor amador digno de um bar decadente? 🎸

Boa noite, @Guilherme Rigotti !

Quando eu tocava guitarra (aliás, tentava né 😅) o canal do Cifra Club no youtube é muito bom. Tem exercícios práticos do mais simples aos mais avançados e muita aula com muitas músicas. Pegar uma musiquinha inclusive que você curta até anima mais pra aprender.

Um dos meus afilhados de casório fazia aulinha particular. O cara aprendeu muito rápido também!

• Brabo 2
Link para compartilhar

simples procura musica facil de tocar no violao

vc vai achar uma caralhada de musica com 2 ou 3 acordes.
foca em simplesmente conseguir trocar os dedos de modo satisfatorio, qdo tiver bacaninha pra fazer um cover, vc pega outra musica com os mesmos acordes

fica nesse lenga lenga ate os dedos acostumarem

dpois vai procurando outros acordes

legiao urbana eh uma boa pra comecar

exercicio de c* eh rola, mto chato, ja vai tocando

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

Tem bastante material gratuito na internet. Como os amigos disseram, o Cifra Club é um ótimo ponto de partida, mas eu recomendo mesmo é fazer algumas aulas individuais nesse início. Não demora nada pra tu começares a ter alguma autonomia com os acordes básicos, essa orientação num primeiro momento pode te salvar de alguma tendinite ou machucado e é bem mais divertido tocar com outra pessoa. 

• Brabo 3
Link para compartilhar

15 horas atrás, Guilherme Rigotti disse:

O título já diz tudo: peguei um violão emprestado e mal sei tocar uma campainha.

Alguém tem dicas para evoluir de um completo iniciante até um cantor amador digno de um bar decadente? 🎸

Tenho um violão em casa há mil anos e nunca aprendi (pq não me dediquei), tá aí uma ideia pra 2025 kkkkkk

• Brabo 2
Link para compartilhar

Amigo, sou musicista profissional há mais de 10 anos e, apesar de ter muito material excelente na internet, sugiro fortemente você procurar um professor particular ou até aulas em grupo, pra iniciante costuma ser mais fácil de encontrar algo do tipo. Vai te ajudar a pegar a técnica de tirar som do instrumento na maneira certa e também vai ser uma oportunidade de aprender música de uma forma mais ampla!

• Brabo 4
Link para compartilhar

16 horas atrás, Guilherme Rigotti disse:

toca todo dia religiosamente

Tipo, só toca msm, não precisa se importar muito com o que não.

Aí depois começa a aprender umas cifras e as notas

Ai depois aprende o básico de teoria músical para poder tocar de forma mais livre.

Tipo, eu sei que o tom de C tem C Dm Em F G Am Bdim

Então se eu quiser brincar só por tocar posso tocar todos esses acordes

Em etapas:

1 -> Toca todo dia
2 -> Aprende a ler cifras e os acordes
3 -> Aprende um pouco de teoria músical, principalmente tonalidade.

Além disso sempre ouve o que você ta tocando o ouvido bom ajuda muito depois de um tempo 

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

On 10/02/2025 at 19:37, Guilherme Rigotti disse:

O lance é praticar e ter paciência. Eu não sou músico, mas amo tocar violão. É um dos meus hobby’s favoritos. O pouco que sei, aprendi sozinho. No início, eu comprava aquelas revistinhas com músicas e cifras simples, para aprender e depois, praticava.
Adiciono ainda, pra você pensar, a ideia sobre o motivo de aprendizado: 

Você quer aprender como hobby ou de maneira mais profunda? 

Editado por Marco José Pereira
  • Brabo 1
Link para compartilhar

On 10/02/2025 at 19:37, Guilherme Rigotti disse:

E aí cara blz? existem muitos canais no YT bom para aprendizagem do violão, eu sempre recomendo o do Sidmar Antunes, ele é bem didático, vc pode começar aprender acordes fáceis para mecanizar os movimentos, depois com a pratica recomendo aprender os nomes dos acordes, escala e campo harmonico (teoria é um saco mesmo) mas, tudo é disciplina, em uns dois meses vc ja ta fazendo um som legal. boa sorte!

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 minutes ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Meus amigos já responderam. É sair treinando mesmo, não tem segredo.

Eu tocava em um jogo chamado Rocksmith. É tipo um Guitar Hero, mas você usa um instrumento real 😂 Me ajudou bastante.

Vou deixar aqui a foto do violão que era do meu vô. O violão tem mais de 60 anos.

violao.jpg

joguei muito guitar hero e rock band

• Brabo 2
Link para compartilhar

8 horas atrás, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Eu tocava em um jogo chamado Rocksmith. É tipo um Guitar Hero, mas você usa um instrumento real 😂 Me ajudou bastante.

Vou deixar aqui a foto do violão que era do meu vô. O violão tem mais de 60 anos.

violao.jpg

isso custa mais que um kwid 0 (também, vale mto mais que um kwid zero)

• HAHAHAHA 2
Link para compartilhar

10 horas atrás, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

violao.jpg

eu jogo rocksmith ate hj

ainda sou bem torto, mas consigo fazer bastante coisa

porem apesar de tocar a mais de ano ja, eu ate hj nao decorei os nomes das notas e mto menos dos acordes

so sei q E eh mi, D eh re e C eh sol
as outras ate hj nao decorei
nao sei nem a ordem das notas na hora de afinar

mas foda-se, eu so quero tocar metal ahuahua
eh puramente diversao

• HAHAHAHA 2
Link para compartilhar

• Criar novo...