Paulo Henrique Cavalcante da Silva Postado 11 de Fevereiro Compartilhar Postado 11 de Fevereiro Boa tarde, pessoal! Queria saber como eu posso minimizar a correlação entre bancos? O que eu devo analisar para escolher os bancos? 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Sergio Tanaka Postado 11 de Fevereiro Compartilhar Postado 11 de Fevereiro explica melhor, c ta preocupado com a possibilidade de um banco ser dono de uma empresa listada na b3? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Paulo Henrique Cavalcante da Silva Postado 11 de Fevereiro Author Compartilhar Postado 11 de Fevereiro Não, estou preocupado com o fato de bancos estarem no mesmo setor e sofrerem com as mesmas variáveis econômicas. Por exemplo, se eu comprar Itaú e Bradesco, eles poderão ter a mesma oscilação no mercado. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Eduardo P Santos Postado 11 de Fevereiro Compartilhar Postado 11 de Fevereiro 7 minutes ago, Paulo Henrique Cavalcante da Silva disse: Não, estou preocupado com o fato de bancos estarem no mesmo setor e sofrerem com as mesmas variáveis econômicas. Por exemplo, se eu comprar Itaú e Bradesco, eles poderão ter a mesma oscilação no mercado. Boa tarde meu amigo, acredito que depende de como vai montar sua carteira. Exemplo: se for montar uma carteira diversificada por setores e colocar uma de cada, eu estudaria os bancos e pegaria oque mais teria a ver com os fundamentos que acredito, assim evitando ter dois bancos pois teria uma exposição maior. O fato de ter dois bancos ou mais em carteira, isso no geral não é um problema dependendo de como ela estaria montada. Tem gente que pega uma empresa de cada setor e ja esta satisfeita, porem tem quem coloque mais de uma do mesmo setor, sempre visando balancear pra não pesar somente um setor, isso faz com que sua carteira flua melhor e numa possível queda ela não sangre tanto. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Eddy Paulini Postado 11 de Fevereiro Compartilhar Postado 11 de Fevereiro 1 hour ago, Paulo Henrique Cavalcante da Silva disse: Boa tarde, pessoal! Queria saber como eu posso minimizar a correlação entre bancos? O que eu devo analisar para escolher os bancos? Boa tarde, @Paulo Henrique Cavalcante da Silva ! O ponto X da questão é entender que essa correlação não tem como ser nula. Dentro do mercado financeiro existem dois tipos de riscos que podemos considerar. O risco sistemático e o não sistemático. O sistemático é um risco que afeta toda a economia em todos os setores sem exceções não podendo ser mitigado pela diversificação. Por exemplo, o estouro da pandemia da Covid-19 foi um evento de risco sistemático. Afetou todo o sistema global de alguma maneira. Mas aqui, vamos nos ater ao risco não sistemático que é o risco inerente a uma empresa ou ao setor. É o risco que conseguimos mitigar com a diversificação mas tem uns por menores que talvez passem despercebidos. Vamos imaginar que eu queira diversificar em um banco que tem uma carteira forte de cliente PF e um outro banco que tenha uma carteira mais forte para empresas/PJ. A princípio podemos dizer que elas não são correlacionadas, certo? Mas não tem como alterar o fato que ambas estão sujeitas aos mesmos riscos setoriais. Em outras palavras, qualquer efeito que afete o setor bancário, não importa se um banco é voltado pra PF e o outro pra PJ. Ambos vão dar uma sangrada. Imagine um aumento excessivo de taxa de juros que impacta nos empréstimos causando uma diminuição na procura dos mesmos. Mesmo que em maior ou menos escala, observe que é um evento que vai afetar ambos impreterivelmente. O risco não sistemático é um risco que conseguimos minar com a diversificação. Mas a diversificação é mais fácil e efetiva quando diversificamos entre outras empresas de outros setores. Ou seja, diversificar dentro de um mesmo setor, até pode reduzir um risco de uma empresa específica, mas ela não consegue escapar de eventos que estejam envoltos do setor delas. Espero que agregue ao tema! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Alikaelli Porciuncula Postado 11 de Fevereiro Compartilhar Postado 11 de Fevereiro 2 horas atrás, Paulo Henrique Cavalcante da Silva disse: Boa tarde, pessoal! Queria saber como eu posso minimizar a correlação entre bancos? O que eu devo analisar para escolher os bancos? Boa tarde, @Paulo Henrique Cavalcante da Silva. Bancos são correlacionados naturalmente, então, tendo mais de um banco na carteira você vai considerar eles dentro do setor, ou seja, na estratégia de diversificação você considera essa correlação e limita a exposição ao dentro de uma % da carteira. Por exemplo, eu tenho BBAS, BBDC, ITSA, no entanto, busco não ultrapassar uma exposição maior que 30% no setor, salvo em algumas situações que analiso como aceitavél o risco. Além disso, a resposta de @Eddy Pauliniesta bem completa sobre. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Ricardo Ochoa Pachas Postado 11 de Fevereiro Compartilhar Postado 11 de Fevereiro 2 horas atrás, Paulo Henrique Cavalcante da Silva disse: Boa tarde, pessoal! Queria saber como eu posso minimizar a correlação entre bancos? O que eu devo analisar para escolher os bancos? escolhendo apenas um 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Sergio Tanaka Postado 11 de Fevereiro Compartilhar Postado 11 de Fevereiro 1 hora atrás, Paulo Henrique Cavalcante da Silva disse: Não, estou preocupado com o fato de bancos estarem no mesmo setor e sofrerem com as mesmas variáveis econômicas. Por exemplo, se eu comprar Itaú e Bradesco, eles poderão ter a mesma oscilação no mercado. ja responderam tudo o que vc precisava saber, eu acabei perguntando pq parecia mto obvio a resposta se vc tem 2 bancos, obviamente eles sao do mesmo setor porem temos uma coisa importante pra relevar, temos bancos fortes no agronegocio, outros em emprestimos pessoais, outros em imoveis etc entao se vc tem banco do brasil e bradesco por ex, nao necessariamente uma crise vai bater nos 2 de modo igual. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Paulo Henrique Cavalcante da Silva
Boa tarde, pessoal!
Queria saber como eu posso minimizar a correlação entre bancos? O que eu devo analisar para escolher os bancos?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
2
1
1
DIAS POPULARES
11/Fev
8
Top Posters For This Question
Paulo Henrique Cavalcante da Silva 2 posts
Sergio Tanaka 2 posts
Eddy Paulini 1 post
Eduardo P Santos 1 post
DIAS POPULARES
11/Fev 2025
8 posts
Os mais famosos desse tópico
Paulo Henrique Cavalcante da Silva
Boa tarde, pessoal! Queria saber como eu posso minimizar a correlação entre bancos? O que eu devo analisar para escolher os bancos?
Eddy Paulini
Boa tarde, @Paulo Henrique Cavalcante da Silva ! O ponto X da questão é entender que essa correlação não tem como ser nula. Dentro do mercado financeiro existem dois tipos de riscos que pode
Sergio Tanaka
explica melhor, c ta preocupado com a possibilidade de um banco ser dono de uma empresa listada na b3?
7 respostas para essa pergunta
Recommended Posts