Jump to content

Não sei qual investimento fazer, me ajudem por favor

Recommended Posts

Sou morador de Itapema - SC, tenho comercio aqui na região, como toda temporada nós conseguimos juntar uma graninha...
ano passado comprei 2 lotes de 300m2 cada um por 110.000,00R$
esse ano fiz outra temporada, juntei mais uma grana e pensei em investir, procurei um amigo meu corretor para achar uma oportunidade..
ai ele me apareceu com um apartamento na planta de 2 suites 70m2, uma localização "OK"
o apartamento em tabela está 900.000,00R$ (ainda nao começou a construir, e vai ser entregue em 2031)
ai no negócio  do apartamento coloquei um dos meus terrenos de 300m2 avaliados em 250,000,00R$
e mais uma quantia de dinheiro de 225,00.00R$
ao total daria 475 mil reais
só que tenho medo desse mercado imobiliario, caso depois eu nao consiga repassar ele no valor que eu espero (mais de 1 milhão) por conta da especulação maluca que tem aqui nessa região
Ai quero saber de vocês, preferem deixar esse dinheiro investido e deixar o terreno valorizando, ou faria esse acordo?
o contrato está montado mas estou ainda pensando se devo ou nao assinar e concretiza-lo ..

Editado por Gabriel Guzzi
  • Brabo 2
Link para compartilhar

2 minutes ago, Marcelo R disse:

É uma opinião muito particular de cada um...

Mas eu não faria de forma nenhuma !

Risco extremamente alto, não faz muito sentido tomar um risco tão grande assim

A menos que já tenha uma carteira equilibrada, um patrimônio investido bem alto, e esse risco exagerado seja apenas "uma diversificação" e se perder não tem muito problema, vai ser uma fração do seu patrimônio.

Se não for esse o caso, pule fora ! 

Mas como eu disse no inicio, é somente minha visão 

Além do risco... nem matematicamente parece ser muito boa ideia...

Supondo que invista hoje os R$ 475k em RF ... numa taxa de 17% ... por 6 anos ...

Em 2031 vai ter R$ 1.218.450,00

E olha que nem isso eu acho também que vale a pena fazer... o que vale a pena é montar uma carteira equilibrada com todos tipos de ativos... RF , Ações BR, FIIs, Exterior, Cripto

Distribuía os percentuais conforme seu perfil, e manda bala !

Concordo com tudo que foi dito.

É algo muito particular, mas eu não faria, ficaria com meu terreno e investiria todo o restante com diversificação ou a depender da localização do terreno venderia tbm e investiria tudo.

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

Fala Gabriel, tudo certo? Tenho imobiliária em Curitiba e tenho alguns negócios no litoral de SC. Vivo diariamente o mercado imobiliário, sou um entusiasta do mercado, porém acredito que no mercado de Itapema você precisa analisar alguns fatores antes de aproveitar uma ''oportunidade'' dessas:

1º - Solidez da construtora, hoje em SC existem muitas construtoras com CNPJ's recentes, não é um problema até porque todos tivemos um começo, mas é um ponto de atenção. Quantos projetos essa construtora já entregou? Quais os bens dessa construtora? 

2º - Um produto em uma localização como você disse ''ok'' é facilmente replicado, até porque existem várias localizações ''ok''. Fator esse que diminui a sua liquidez na saída do investimento, haja visto que você terá uma infinidade de outras opções, o seu imóvel pode até estar valendo o R$1.000.000,00 a questão é, o mercado estará disposto a pagar? Analise os valores de imóveis prontos na mesma região e com as mesmas especificações do que pretende investir, veja se de fato está comprando com deságio. 

3º - Analise a estrutura jurídica do empreendimento que você quer fazer a aquisição, o projeto já tem alvará? A matrícula do lote está no nome da Incorporadora que está executando o projeto? Quais as suas garantias legais após fazer o aporte de capital? Haja visto que o projeto será entregue somente em 2031. 

Em resumo Gabriel, Itapema tem hoje mais de 300 CNPJ's de construtoras ativos, analise bem esse contrato e os demais critérios que citei para você, outra questão, caso o investimento fosse de maneira parcelada e os pagamentos diluídos o risco seria menor e o ROI faria mais sentido, agora com pagamentos a vista e esse valor lá imobilizado por 6 anos já não é muito interessante, analisando o custo de oportunidade do seu dinheiro comparando com uma renda fixa atual que te fornece rentabilidade e liquidez, é de se colocar na planilha e analisar com mais calma, caso queira conversar com mais detalhes do mercado de Itapema, do projeto e essa parte jurídica da construtora pode me chamar no WhatsApp (34)99271-6171. 

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

On 16/02/2025 at 12:29, Gabriel Guzzi disse:

Sou morador de Itapema - SC, tenho comercio aqui na região, como toda temporada nós conseguimos juntar uma graninha...
ano passado comprei 2 lotes de 300m2 cada um por 110.000,00R$
esse ano fiz outra temporada, juntei mais uma grana e pensei em investir, procurei um amigo meu corretor para achar uma oportunidade..
ai ele me apareceu com um apartamento na planta de 2 suites 70m2, uma localização "OK"
o apartamento em tabela está 900.000,00R$ (ainda nao começou a construir, e vai ser entregue em 2031)
ai no negócio  do apartamento coloquei um dos meus terrenos de 300m2 avaliados em 250,000,00R$
e mais uma quantia de dinheiro de 225,00.00R$
ao total daria 475 mil reais
só que tenho medo desse mercado imobiliario, caso depois eu nao consiga repassar ele no valor que eu espero (mais de 1 milhão) por conta da especulação maluca que tem aqui nessa região
Ai quero saber de vocês, preferem deixar esse dinheiro investido e deixar o terreno valorizando, ou faria esse acordo?
o contrato está montado mas estou ainda pensando se devo ou nao assinar e concretiza-lo ..

O dinheiro tá sobrando? É lucro ou capital de giro do negocio? 

Sinceramente, momento Brasil eu deixaria esse dinheiro bem aplicado e rendendo, não tomaria risco.

Vc tem o terreno já, segura e espera a oportunidade de vender ou beneficiar o mesmo e conseguir levantar uma grana maior.

Se ainda vai construir, vai tomar risco Brasil, risco da construtora e  imóvel em regra valoriza, mas até lá pode acontecer tanta coisa, particularmente se eu tivesse nesse mesmo cenário, fazia bons investimento em LCI/LCA, compraria alguns fiis e ações e ficaria em paz. 

Só que é na minha humilde opinião. 

Editado por Antonio De Matos Teixeira Neto
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...