Jump to content
  • 0

Viver de Renda passiva

Eduardo P Santos

Pergunta

Bom dia galera.
Me surgiu uma duvida sobre viver da renda.
Vou colocar valores fictício só pra ficar mais fácil. 

Carteira com empresas que não pagam dividendos.
Vamos lá, cheguei no meu 1 milhão.
E quero viver de renda, a carteira ta rendendo 120k anual. ( 10k mensal )

Tendo que os ativos não pagam dividendos, como faço a projeção pra utilizar a rentabilidade.

Sei que posso começar a migrar para empresas com dividendos e alguns fiis também, mas a questão não é essa, a duvida é se eu não quiser fazer isso, como eu faria a projeção, retirada dos valores pra utilizar. Tendo também que reinvestiria pelo menos 25% da rentabilidade.

• Brabo 3
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
40 minutes ago, Eduardo P Santos disse:

Bom dia galera.

Tendo que os ativos não pagam dividendos, como faço a projeção pra utilizar a rentabilidade.

Sei que posso começar a migrar para empresas com dividendos e alguns fiis também, mas a questão não é essa, a duvida é se eu não quiser fazer isso, como eu faria a projeção, retirada dos valores pra utilizar. Tendo também que reinvestiria pelo menos 25% da rentabilidade.

@Eduardo P Santos hipoteticamente se esta carteira tem somente ações que não pagam dividendos nunca, e você não tem renda fixa, então não tem muito como fazer, vai precisar ir vendendo aos poucos para ter a renda passiva mensalmente e poder pagar as contas.

No mundo real (rsrsrs) a sua carteira vai ter pagamento de dividendos, vai ter renda fica vencendo ao longo do ano. Normalmente fazemos uma programação antecipada, ou seja, você vai pegar os próximos 6 meses ou 12 meses de gastos e vai alocar este valor em renda fixa de liquidez diária e vai usar este valor para os gastos mensais, e vai fazendo isto conforme o tempo vai passando.

O que pode ocorrer é que os dividendos gerados e a renda fixa vencendo não sejam suficientes para isto, e/ou você pode fazer uma realocação da renda variável para ativos que pagam dividendos mais regulares para você fazer esta alocação, e a sugestão é que 25% da rentabilidade seja reinvestida para fazer uma "gordura" contra a inflação e para não consumir o patrimônio.

Espero ter ajudado.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Eduardo P Santos disse:

Reveja o modulo 8, lá ta explicado.

Você vai fazer uma previsão de gastos anual, e colocar em RF, com vencimentos específicos.

O que precisa na fase de construção de patrimônio é atingir um valor de patrimônio para poder converter em rendimento, se as empresas pagam ou não dividendos, é irrelevante nesta fase, mas vai ter uma preparação e uma migração gradual de ativos.

O 25%  de reinvestimento é necessário para evitar derreter o patrimônio, o que também é opcional, pois pode escolher torrar tudo ou uma boa parte antes de partir, tudo com planejamento.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Eduardo P Santos hipoteticamente se esta carteira tem somente ações que não pagam dividendos nunca, e você não tem renda fixa, então não tem muito como fazer, vai precisar ir vendendo aos poucos para ter a renda passiva mensalmente e poder pagar as contas.

No mundo real (rsrsrs) a sua carteira vai ter pagamento de dividendos, vai ter renda fica vencendo ao longo do ano. Normalmente fazemos uma programação antecipada, ou seja, você vai pegar os próximos 6 meses ou 12 meses de gastos e vai alocar este valor em renda fixa de liquidez diária e vai usar este valor para os gastos mensais, e vai fazendo isto conforme o tempo vai passando.

O que pode ocorrer é que os dividendos gerados e a renda fixa vencendo não sejam suficientes para isto, e/ou você pode fazer uma realocação da renda variável para ativos que pagam dividendos mais regulares para você fazer esta alocação, e a sugestão é que 25% da rentabilidade seja reinvestida para fazer uma "gordura" contra a inflação e para não consumir o patrimônio.

Espero ter ajudado.

Imaginei que não seria possivel, porem essa semana conversando com uma amigo ele levantou essa questão e fiquei com essa duvida desde então. 
Obrigado ajudou sim 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Ricardo O disse:

Reveja o modulo 8, lá ta explicado.

Você vai fazer uma previsão de gastos anual, e colocar em RF, com vencimentos específicos.

O que precisa na fase de construção de patrimônio é atingir um valor de patrimônio para poder converter em rendimento, se as empresas pagam ou não dividendos, é irrelevante nesta fase, mas vai ter uma preparação e uma migração gradual de ativos.

O 25%  de reinvestimento é necessário para evitar derreter o patrimônio, o que também é opcional, pois pode escolher torrar tudo ou uma boa parte antes de partir, tudo com planejamento.

Obrigado Ricardo. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Eduardo P Santos disse:

Bom dia galera.

Boa tarde, @Eduardo P Santos !

Apenas dando uns centavinhos de contribuição para complementar o tema.

Como dito pelos amigos, no mundo ideal não teríamos uma carteira 100% da forma que comentou (entendi que é um exemplo hipotético). Mesmo que se tivesse sido feito algo nessa linha, sabemos que idealmente outros tipos de ativos farão parte da fase de usufruto. Só que essa fase começa já a ser preparada antes. Ou seja, antes de se atingir o patrimônio desejado que pdoerá gerar a renda almejada, coisa de meses, até um ou dois anos antes, começamos já a dar uma remanejada na carteira, vendendo um pouco de ações de crescimento para alocar em ações pagadoras de dividendos, aumentar a classe de renda fixa, focar mais em uns bons FIIs de tijolo, etc.

Entre ontem e hoje um aluno aqui na comunidade teve dúvidas sobre este tema. Vou deixar o tópico abaixo como sugestão de leitura pois pode agregar mais alguns pontos.

Espero que ajude!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Existem diversas estratégias para o período de usufruto...

Pesquise sobre a vanguard dynamic spending depois, é uma das que mais gosto!

Basicamente você decidiu que vai viver de usufruto a partir de um patrimônio X.

Então você vai aplicar um percentual inicial anual de, sei lá, 3,4,5% de retirada e deixar a sua carteira estruturada em, também conforme seu perfil, 60% renda variável e 40% renda fixa.

Primeiro ano, vamos supor, você retirou 4%.

Segundo ano você vai fazendo correções conforme inflação e resultado anual da sua carteira. Por exemplo, se pegou um ano bom, ano seguinte você terá uma retirada maior, pq a sua carteira mesmo com a retirada vai ter se valorizado, então, ela comportará essa retirada maior. Se pegou um ano ruim de investimento, sua retirada terá que ser menor, pq sua carteira caiu mais que o esperado da simples retirada, caso contrário a sua carteira não vai aguentar o longo prazo de retiradas (gosto de fazer as contas como se fosse necessário ter rendimentos até 100 anos de idade).

Enfim, existem diversas estratégias estatisticamente avaliadas, etc. A cada ano você vai fazer a retirada do seu valor  anual via vendas de ativos, vencimentos de títulos ou dividendos que caíram durante o ano e reajustar a sua carteira restante para voltar aos % definidos (no exemplo, 60%RV e 40%RF).

o site https://ficalc.app/ é excelente para calcular as probabilidades de diversas estratégias conforme as regras que você estabelece no site (% de retirada, % de investimento em stocks, em bonds, em caixa, etc.).

Link para compartilhar

• Criar novo...